567 episodes

Entrevistas relevantes sobre os temas que impactam o dia-a-dia do Espírito Santo, sob o comando da jornalista Fernanda Queiroz

CBN Vitória - Entrevista‪s‬ Rádio CBN Vitória

    • News

Entrevistas relevantes sobre os temas que impactam o dia-a-dia do Espírito Santo, sob o comando da jornalista Fernanda Queiroz

    Idosos com mais de 80 anos: saiba como agendar vacina em Vitória e Vila Velha

    Idosos com mais de 80 anos: saiba como agendar vacina em Vitória e Vila Velha

    Vitória abriu nesta semana o agendamento on-line para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 dos trabalhadores da saúde que já receberam a primeira dose do imunizante CoronaVac entre os dias 19 e 31 de janeiro. Para fazer o agendamento on-line é preciso acessar o link https://agendamento.vitoria.es.gov.br/ ou o aplicativo Vitória Online. A partir desta quinta-feira (25) é possível também fazer o agendamento para idosos com 80 anos ou mais, segundo explicações da secretária de Saúde de Vitória, Tais Cohen. Acompanhe!

    Em Vila Velha, o agendamento online para idosos com 80 anos ou amis começa na segunda-feira (01). São 5600 idosos nesta faixa etária e a prefeitura informa que recebeu doses para imunizar 50% deste público neste momento. Uma novidade é o sistema de vacinação em formato drive-thru, quando a pessoa não precisa sair do carro para receber o imunizante. Vila Velha é o município com maior número de casos confirmados e mortes provocadas pela Covid-19 no Estado. Segundo o Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a cidade registrou 41.761 pacientes infectados e 838 mortes provocados pelo novo coronavírus. Quem explica é a secretária de Saúde do município, Cátia Lisboa. Acompanhe!

    • 18 min
    Vacinas contra Covid-19: saiba quais são as diferenças e restrições

    Vacinas contra Covid-19: saiba quais são as diferenças e restrições

    Com a vacinação em curso no Brasil, muitas dúvidas em relação à imunização e possíveis contraindicações surgem. Por enquanto, apenas a CoronaVac e a da AstraZeneca/Oxford são ministras nas campanhas do Ministério da Saúde. Enquanto isso, outras farmacêuticas seguem negociando com o governo brasileiro. Se você sofre de alguma doença crônica, autoimune ou está em tratamento médico deve se atentar para alguma restrição? Quem explica é Daniel de Oliveira Gomes. Ele é imunologista, pesquisador e professor da Ufes. Acompanhe!

    • 30 min
    INSS lança cartilha sobre educação financeira para idosos

    INSS lança cartilha sobre educação financeira para idosos

    A Secretaria de Previdência lançou a cartilha “Educação Financeira para Pessoas Idosas", um documento que funciona como um guia para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) terem acesso às informações sobre educação financeira. Em entrevista à CBN Vitória, o secretário de Previdência, Narlon Gutierre, explica como é possível encontrar a publicação e fala sobre as principais dicas citadas no material. Acompanhe!

    • 11 min
    Mesmo com decisão do Supremo, não há vacina disponível para todos

    Mesmo com decisão do Supremo, não há vacina disponível para todos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (23) autorizar estados e municípios a comprar e a distribuir vacinas contra a Covid-19. A permissão valerá caso o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses previstas no documento sejam insuficientes. Em entrevista nesta quarta-feira (24) à rádio CBN Vitória, o médico e advogado Sanitarista,  pesquisador Associado do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da Universidade de São Paulo (Cepedisa/USP), Daniel Dourado, o problema não são as autorizações, mas a escassez da vacina.

    O registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à vacina da Pfizer contra a Covid, nesta terça-feira (23), permite a importação da vacina para o Brasil. Segundo o pesquisador Daniel Dourado, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Paris, a medida autoriza, também, que clínicas privadas comprem a vacina. Em caso de uma eventual futura comercialização, Dourado avalia, entretanto, que é dever do Estado brasileiro usar quaisquer vacinas que sejam compradas pela iniciativa privada para vacinar as pessoas pelo SUS.

    • 14 min
    Como é calculado o risco de pandemia para as cidades no ES?

    Como é calculado o risco de pandemia para as cidades no ES?

    A edição do Mapa de Risco da Covid-19, que passou a valer nesta segunda-feira (22) tem apenas Piúma, no Litoral Sul, classificada como risco alto. Serra, na Grande Vitória, migrou para o risco baixo e compõe as 41 cidades com menor índice de transmissão da doença. Pablo Lira, diretor de Integração e Projetos Especiais da Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), explica como são feitos os cálculos para definir os indicadores de risco alto, médio e baixo. Acompanhe!

    • 25 min
    Em Guarapari, idosos são imunizados por meio de um "drive thru"

    Em Guarapari, idosos são imunizados por meio de um "drive thru"

    Guarapari é o nono município do Estado com mais casos confirmados de infecção por coronavírus. Até a noite desta segunda-feira, o Painel Covid-19 contabilizava 9.172 registros e 223 óbitos. Nesta semana, o município iniciou a vacinação dos idosos de 85 a 89 anos, não acamados, por meio de um Drive Thru, quando o idoso não precisa sair do carro para ser imunizado. Quem explica o andamento e o estágio atual da vacinação contra a Covid-19 no município é a coordenadora de imunização da cidade, Kátia Regina Santos. Acompanhe!

    • 6 min

Top Podcasts In News