250 episodes

Todos os dias fique por dentro das principais notícias do dia no estilo Correio do Povo: direto ao ponto. Apresentado pelo jornalista Tiago Medina

Direto ao Ponto Correio do Povo

    • Daily News

Todos os dias fique por dentro das principais notícias do dia no estilo Correio do Povo: direto ao ponto. Apresentado pelo jornalista Tiago Medina

    Os 80 anos de Pelé, o Rei do futebol

    Os 80 anos de Pelé, o Rei do futebol

    Nesta sexta-feira, o maior jogador de futebol de todos os tempos completa 80 anos. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nascido em 23 de outubro de 1940, na cidade mineira de Três Corações, mudou de forma definitiva a história do futebol.

    Chegou ao Santos no final dos anos 50 e, com uma ascensão meteórica, colocou seu nome na galeria dos gênios do esporte. Com 17 anos, venceu a Copa do Mundo da Suécia, em 58. Voltou a conquistar o título com a Seleção em outras duas oportunidades: em 62 e em 70, no México, com um dos maiores esquadrões de todos os tempos do futebol.

    Se aposentou em 1977, após marcar 1281 gols em 1363 jogos. O Direto ao Ponto relembra aqui a trajetória do rei do futebol.

    • 14 min
    Europa vive o retorno do temor com 2ª onda de coronavírus

    Europa vive o retorno do temor com 2ª onda de coronavírus

    Escolas novamente fechadas, bares e pubs suspensos, quarentena controlada, toque de recolher e decretos de calamidade pública impostos. O cenário de restrições severas à vida social e atividade econômica volta a acontecer nos países europeus frente à segunda onda da pandemia de coronavírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a situação pode ainda piorar com a chegada do inverno.

    Até o último domingo, os países europeus já haviam registrado mais de 250 mil mortes pelo novo coronavírus, equivalente a um quinto de todas as mortes do mundo por Covid-19. Em relação aos infectados, o volume chega a 7,3 milhões de casos confirmados, sendo mais de 700 mil casos e 8 mil mortes apenas notificados na última semana, conforme a OMS. O aumento é de 34% em relação a semana anterior.

    Para entender um pouco mais sobre o cenário e os reflexos na rotidade da população, nós conversamos com a Fernanda Noschang, gaúcha e residente da cidade do Porto, em Portugual.

    • 18 min
    Covid-19: entenda os riscos e cuidados para evitar contágio em praias

    Covid-19: entenda os riscos e cuidados para evitar contágio em praias

    A temporada de verão 2020 ainda nem chegou, mas a fotografia de praias lotadas de turistas e comerciantes já é uma realidade. O cenário, que ocorre em meio à desaceralação da pandemia, preocupa especialistas da saúde. Agora, outros itens e práticas – já bem comuns aos brasileiros – se somam na rotina de guarda-sol, protetor solar e hidratação.

    Nas praias gaúchas, esses cuidados serão reforçados pela Operação RS Verão Total que neste ano será focada totalmente na prevenção ao coronavírus, com protocolos sanitários específicos para as atividades nos municípios do litoral Norte, Sul e Costa Doce.

    No Direto ao Ponto desta sexta-feira, o infectologia e professor Dr. Claudio Stadnick explicou quais são os riscos de contágio em praias e quais os cuidados essenciais para evitar uma maior exposição ao coronavírus.

    • 9 min
    As divergências entre entidades de ensino e governo do Estado na volta às aulas presenciais

    As divergências entre entidades de ensino e governo do Estado na volta às aulas presenciais

    O retorno das aulas presencias na rede pública no Rio Grande do Sul deve ocorrer gradualmente a partir do dia 20 de outubro, com todos níveis voltando até o dia 12 de novembro. O calendário, anunciado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira, não tem o apoio do Sindicato dos Professores do Ensino Público do Rio Grande do Sul, o Cpers, e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a Famurs, duas das principais entidades do Estado ligadas ao ensino.

    Entre os pontos de divergência estão a capacidade das escolas de atenderem aos protocolos estabelecidos, que determinam distanciamento, EPIs e uso de máscara durante as refeições, e também a exposição de professores e alunos ao coronavírus.

    No Direto ao Ponto de hoje, abordamos o planejamento proposto pelo Estado para o retorno das aulas e quais os motivos que levam Famurs e Cpers a serem contrárias a retomada do ensiono presencial no Rio Grande do Sul.

    • 12 min
    Os efeitos e riscos da Covid-19 em atletas profissionais

    Os efeitos e riscos da Covid-19 em atletas profissionais

    Os campeonatos esportivos que recentemente reiniciaram seu calendário depois de uma interrepção causada pela pandemia adotam uma série de medidas sanitárias para evitar a propagação da Covid-19 em atletas, dirigentes, árbitros e equipes envolvidas nas partidas. Ainda assim, têm sido recorrentes os casos de jogadores infectados pelo coronavírus e desfalcando suas equipes. Grêmio e Inter não estão imunes a esse problema e, inclusive, se enfrentaram pelo Brasileirão sem alguns de seus titulares justamente por eles terem testado positivo.

    Alguns pesquisadores levantaram preocupações sobre as possíveis consequências de longo prazo para jogadores profissionais que já foram infectados. Além disso, muitas pessoas se questionam se, por manterem uma atividade física regularmente, competidores de alto rendimento teria uma recuperação mais rápida ou seriam menos impactos. O Direto ao Ponto conversou com o chefe do Serviço de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento, Marcelo Basso Gazzana, para entender melhor esse cenário.

    • 15 min
    Os caminhos para a reorganização curricular em meio à pandemia

    Os caminhos para a reorganização curricular em meio à pandemia

    A reogarnização do planejamento curricular ainda é um ponto a ser resolvido na rede municipal de Porto Alegre. Fatores como por exemplo a possibilidade de reprovar ou não os estudantes no ano letivo de 2020, após a suspensão das aulas devido à pandemia, ainda está sendo discutida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) que, agora, reúne esforços na reabertura das escolas.

    E mesmo com um clima de incerteza quanto à segurança do retorno das aulas, a Smed rechaça a hipótese de prolongar o ensino remoto, medida autorizada na terça-feira pelo MEC até dezembro de 2021, ou até mesmo aderir em caso de uma segunda onda de coronavírus. A pasta diz ter como prioridade manter as aulas presenciais para recuperar o conteúdo perdido nos primeiros meses de pandemia.

    No Direto ao Ponto de hoje, explicamos quais são as medidas propostas pelo governo federal e conversamos com o secretário de Educação da Capital, Adriano Naves de Brito, para entender como elas podem influenciar no ensino de Porto Alegre.

    • 12 min

Top Podcasts In Daily News

Listeners Also Subscribed To