30 episodes

O Diversas é um podcast da Jornalista Fabiana Ferraz que destaca e dá voz as mulheres donas de iniciativas transformadoras e inspiradoras.

DIVERSA‪S‬ Pod360

    • Society & Culture

O Diversas é um podcast da Jornalista Fabiana Ferraz que destaca e dá voz as mulheres donas de iniciativas transformadoras e inspiradoras.

    ESSE CORPO SEM JUÍZO

    ESSE CORPO SEM JUÍZO

    Ela resiste, impacta e transforma com sua arte. Neste episódio, você vai conhecer a trajetória de Jup do Bairro. Multiartista autodidata que já atuou como educadora, palestrante, atriz, performer, produtora e cantora. Nos últimos anos ao lado de Linn da Quebrada, parceira de longa data com quem apresenta o talk show Transmissão, no Canal Brasil, se tornou importante voz pelos direitos das pessoas trans. No momento Jup se prepara para lançar “Corpo Sem Juízo - EP VISUAL”, que marca sua estreia na carreira solo.

    • 51 min
    CARMEN SILVA: DA LUTA POR UM TETO AO RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

    CARMEN SILVA: DA LUTA POR UM TETO AO RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

    Carmen Silva chegou a São Paulo em 1994, sozinha. Deixou seus oito filhos na Bahia. O objetivo era conseguir um trabalho e trazê-los quando sua situação financeira permitisse. Este enredo não difere a história de Carmen da de incontáveis mulheres e homens que vêm a São Paulo apenas pela inexistência de condições econômicas mínimas para se ganhar a vida em suas cidades natais. Sua história se torna diferente quando sua batalha pela sobrevivência se tornou a de muitos. Carmen é uma das figuras mais importantes da luta por moradia na cidade de São Paulo. O MSTC, Movimento de Trabalhadores Sem Teto do Centro é exemplo mundial de empreendedorismo social. A experiência de vanguarda é enaltecida em Inglaterra, Alemanha e, no ano passado, foi exposta na Bienal de Arquitetura de Chicago. Infelizmente, Carmen não pode comparecer à Bienal. Um mandado de prisão expedido contra ela no Brasil impediu o comparecimento na data. O texto do catálogo da Bienal de Arquitetura de Chicago, apresenta Carmen como uma das pensadoras urbanas mais relevantes da atualidade. À época da prisão de Carmen, a curadoria da Bienal de Chicago, declarou que via sua situação jurídica com "muita preocupação" e espera "o fim da criminalização do MSTC, que é uma das experiências em habitação social mais importantes no cenário mundial".

    • 55 min
    ANA CAÑAS: RESISTIR É EXISTIR E AMAR

    ANA CAÑAS: RESISTIR É EXISTIR E AMAR

    O tamanho de sua capacidade em lidar com os perrengues da vida, que não foram poucos durante sua trajetória, é do tamanho da sua doçura.  Desta forma doce e amorosa, ela resiste e impacta com sua música que aborda temas como feminismo, racismo, LGBT fobia e legalização da maconha. Neste episódio você vai conhecer a trajetória de Ana Canãs, que estreou como cantora e compositora em 2007 e, de lá pra cá, já lançou cinco discos. Essa força para resistir, passar pelos obstáculos e ainda tentar mudar o mundo com a sua arte, ela herdou da mãe, imigrante espanhola e, principalmente da vó Adelaida, que também veio do mesmo país onde, aos 6 anos de idade, viu o pai ser executado em praça pública pelo regime franquista que comandava a Espanha na época. Ana saiu de casa aos 17 anos, trabalhou como entregadora de folhetos no farol, atendente de café e, um dia, ainda sem saber o tamanho de seu talento para a música, passou num teste para cantar jazz na noite de um hotel bacana em São Paulo. Foi lá onde tudo começou. Formou um público cativo, onde até Chico Buarque apareceu para vê-la cantar. O encontro com Nando Reis, o envolvimento com os movimentos sociais, a morte do pai, o álcool que chegou atrapalhar uma fase da carreira e muitas outras histórias, você vai conhecer neste episódio do Diversas.

    • 1 hr 11 min
    VIVENDO BEM COM CÂNCER

    VIVENDO BEM COM CÂNCER

    Neste episódio você vai conhecer Simone Mozilli, idealizadora da ONG Beaba. Em 2011, Simone tinha 34 anos quando depois de nove horas de cirurgia, acordou em uma UTI, com o diagnóstico de câncer em fase avançada e uma estimativa de sobrevida de menos de 30%. Em busca de informações sobre a própria doença, percebeu que as informações aos pacientes eram transmitidas com tom pessimista, o que deixava diversos pacientes apavorados com o tratamento e desesperançosos. Essa comunicação falha moveu Simone a criar, em 2013, a ONG Beaba, que tem como missão desmistificar o tema, informando crianças, adolescentes e familiares, de maneira clara, objetiva e otimista. O que é a doença e como tratá-la? As ações e materiais desenvolvidos pela ONG já impactaram mais de um milhão de pessoas. Em 2016, Simone transformou o guia que desenvolveu em um game já foi baixado por cerca de 20 mil pessoas.

    • 43 min
    AS DONAS JACIRAS DO BRASIL

    AS DONAS JACIRAS DO BRASIL

    Neste episódio você vai conhecer a trajetória de Jacira Roque de Oliveira, a Dona Jacira. Mulher negra que sempre viveu na periferia. Cresceu no Jardim Ataliba Leonel, Zona Norte de São Paulo, onde aos 17 anos, já era mãe de quatro. Ela foi apresentada a muitos na poesia da música Mãe, que seu filho, o rapper Emicida, dedicou a ela. Escritora, tecelã e podcaster, pode-se dizer que é formada em desenvolvimento humano pela faculdade da vida. Em 2018 lançou seu primeiro livro, a autobiografia Café (das editoras Literarua e Laboratório Fantasma livro. Recentemente, colocou nas plataformas o podcast Estórias de família. A história de dor, resistência e superação de Dona Jacira emociona, inspira e indigna. Reflete a penosa realidade imposta a uma grande parte das mulheres negras do Brasil.

    • 1 hr 8 min
    EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO BRASIL: A MISSÃO DE PRISCILA CRUZ

    EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO BRASIL: A MISSÃO DE PRISCILA CRUZ

    Neste episódio, você vai conhecer a trajetória de Priscila Cruz, presidente-executiva e cofundadora da organização não governamental Todos Pela Educação, que trabalha para produzir estudos e pesquisas, mobilizar a sociedade pela melhoria da qualidade da educação e articular com o poder público, políticas que potencializem a aprendizagem de crianças e jovens. Nesta conversa, Priscila fala sobre os primeiros lampejos de sua missão na educação quando era professora voluntária de matemática, sobre a criação e os feitos da ONG Todos pela Educação. Ela também comenta os desafios da educação no Brasil em tempos de pandemia, alerta para o risco de retrocessos na pasta e repudia o uso político e ideológico do MEC na gestão Bolsonaro.
    Priscila Cruz é mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). É presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna de São Paulo, da Fundação Itaú Social, do Instituto Singularidades, do CEIPE/FGV, do Diversa do Instituto Rodrigo Mendes e membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

    • 50 min

Top Podcasts In Society & Culture

Listeners Also Subscribed To