75 episodes

Podcast produzido pela Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Esalq/USP

Estação Esalq Estação Esalq

    • News

Podcast produzido pela Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Esalq/USP

    Estação Esalq 76/2021 - XVIII Noite de Talentos

    Estação Esalq 76/2021 - XVIII Noite de Talentos

    O XVIII Noite de Talentos ocorrerá entre os dias 21 e 25 de junho, sempre as 20h.

    Acesse a programação em http://www.esalq.usp.br/banco-de-noticias/grupos-musicais-da-esalq-realizam-xviii-noite-de-talentos

    Serviço:
    XVIII Noite de Talentos
    Data: 21 a 25 de junho
    Horário: 20h
    Onde: facebook.com/gruposmusicaisesalq .
    Realização:
    Serviço de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ
    Grupos Musicais da ESALQ
    Equipe de produção:
    Giulia Martins Benites, Luan Aparecido Ferreira, Maria Clara Georgette (Bolsistas PUB), Marta Azevedo Carneiro (estagiária PECEGE), Adelina Pinotti – integrante dos Grupos Musicais da Esalq.
    Edição final e direção artística – Maestrina Cíntia Pinotti

    • 21 min
    Estação Esalq 75/2021 - Estudo sobre economia urbana aponta modificação no perfil do emprego em Piracicaba e outras cidades paulistas

    Estação Esalq 75/2021 - Estudo sobre economia urbana aponta modificação no perfil do emprego em Piracicaba e outras cidades paulistas

    Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada da Esalq/USP constatou a diminuição de 49% na participação da indústria nos empregos em Piracicaba.

    “Em 2006, a participação de atividades industriais nos empregos localizados no polo dinâmico de Piracicaba era de 15,40% e, dez anos depois, recuou para 7,86%, uma variação percentual de 48,98%”, detalha o economista Marcello Luiz de Souza Junior, autor do estudo que teve como orientador o docente Alexandre Nunes de Almeida, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.

    Na conversa com o jornalista Caio Albuquerque, o pesquisador conta que georreferenciou cada vínculo de emprego formal existente nos Arranjos Populacionais (AP) de Americana-Santa Bárbara D´Oeste, Piracicaba, Campinas e Jundiaí em 2006 e 2016.

    #economiaurbana #piracicaba #empregos #jundiai #americana #santabarbaradoeste

    • 11 min
    Estação Esalq 74/2021 - Campanha nas redes sociais busca conscientizar sobre a importância das Frutas, Legumes e Verduras

    Estação Esalq 74/2021 - Campanha nas redes sociais busca conscientizar sobre a importância das Frutas, Legumes e Verduras

    Parceria entre o curso de Ciências dos Alimentos da USP e a FAO no Brasil faz parte das ações do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras no país.

    Em 2021, celebra-se mundialmente o Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras (AIFV). Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data busca aumentar a conscientização sobre o papel das frutas, legumes e verduras na nutrição humana, segurança alimentar e saúde, além de promover dietas e estilos de vida diversificados, equilibrados e saudáveis, e reduzir as perdas e desperdícios em sistemas alimentares.

    Como uma das ações a serem realizadas no país, o curso de Ciências dos Alimentos da ESALQ/USP, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil irão realizar, ao longo de todo o ano, uma parceria para a produção de conteúdos nas redes sociais a respeito do Ano Internacional.

    As postagens serão feitas na página do Instagram e do Facebook do GEDCAL, o Grupo de Extensão de divulgação do Curso de Ciências dos Alimentos (@alimentosusp), e no perfil do Twitter da FAO no Brasil (@FAOBrasil). A intenção é levar informações pertinentes do AIFV de forma simples e descontraída por meio de textos, imagens e vídeos para alcançar o maior número possível de pessoas. Entre os tópicos a serem abordados estão: o desperdício, a higienização adequada e a importância do aumento no consumo de frutas, legumes e verduras.

    O GEDCAL existe desde 2018 e é formado por alunos de graduação de todos os anos. Ele tem por objetivo fazer com que mais pessoas conheçam o curso de Ciências dos Alimentos, já que é relativamente novo no Brasil. Para tal, além da página no Instagram e no Facebook, o Grupo participa de feiras de profissões e promove visitas ao campus Luiz de Queiroz, localizado em Piracicaba, interior de São Paulo. Por conta da atual pandemia, as atividades presenciais estão suspensas, mas através das redes sociais, o grupo segue realizando seu objetivo de levar informações e curiosidades sobre ciências dos alimentos de maneira leve, para que todos possam conhecer um pouco mais sobre o que é estudado, além de entender a importância dos profissionais dessa área.



    FONTE: http://www.fao.org/brasil/noticias/detail-events/pt/c/1396698/



    #esalq #usp #esalqusp #piracicaba #alimentos #fao #onu #ciênciasdosalimentos

    • 19 min
    Estação Esalq 73/2021 - Oportunidades no Mercado Financeiro

    Estação Esalq 73/2021 - Oportunidades no Mercado Financeiro

    Você sabia que o Mercado Financeiro anda aquecido e oferecendo oportunidades de estágios para estudantes de várias carreiras universitárias?

    Milena La Rubia, estudante de Ciências Econômicas na Esalq anda se especializando nessa área e nos ajuda a fazer mais este Estação Esalq. Ouça a conversa conduzida pelo jornalista Caio Albuquerque.

    • 19 min
    Estação Esalq 72/2021 - Como a perda de floresta influencia na dieta alimentar da onça parda?

    Estação Esalq 72/2021 - Como a perda de floresta influencia na dieta alimentar da onça parda?

    Um estudo desenvolvido no Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre (LEMaC) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiro (Esalq/USP) mostra a influência da perda de floresta no padrão alimentar da onça parda. Esse é o tema do mais recente episódio do podcast Estação Esalq, que traz uma conversa do jornalista Caio Albuquerque com o biólogo e pesquisador Marcelo Magioli, autor do estudo. 
    Escrito com a colaboração da professora Katia Ferraz, do departamento de Ciências Florestais da Esalq, o trabalho pode ser lido na íntegra clicando aqui.

    • 13 min
    Estação Esalq 71/2021 - Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP em Piracicaba

    Estação Esalq 71/2021 - Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP em Piracicaba

    No próximo dia 8 de abril, às 17h, o ECar (Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP) realizará o Talk Show: "Carreira em tecnologia ou em agro? Você pode ter as duas”, que contará com a presença do Presidente da Nutrien na América Latina, André Dias, e com a medição da jornalista Maria Tereza Gomes. O evento celebra a oficialização do ECar Avançado de Piracicaba. Estarão presentes o prefeito do campus Luiz de Queiroz, professor Roberto Arruda de Souza Lima, e as coordenadoras professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e professora Vick Ballester. Confira a conversa que tivemos com as coordenadoras locais do ECar Avançado de Piracicaba e com a professora Tania Casado, coordenadora geral do ECar 



    Saiba mais em https://www.youtube.com/channel/UCfsDsbQ03UuuvSA532sXb7A

    • 21 min

Top Podcasts In News

Listeners Also Subscribed To