24 episodes

Revista de Arte Educação e Cultura para ouvir- Podcast produzido por Fernanda Mello.
Colunas sobre teatro, cinema, artes visuais, música, e outras linguagens artísticas contemporâneas, bem como expressões populares e patrimoniais.
Participam das colunas e seções: Ana Belle Loivos, Angeli Rose, Alba Vieira, Luciana Ferdi, Marina Paradanta, Maria Morais e Monica KLemz, mais convidadas.
@elasemredes

Fascinante- Elas em Redes Fernanda Mello

    • Arts

Revista de Arte Educação e Cultura para ouvir- Podcast produzido por Fernanda Mello.
Colunas sobre teatro, cinema, artes visuais, música, e outras linguagens artísticas contemporâneas, bem como expressões populares e patrimoniais.
Participam das colunas e seções: Ana Belle Loivos, Angeli Rose, Alba Vieira, Luciana Ferdi, Marina Paradanta, Maria Morais e Monica KLemz, mais convidadas.
@elasemredes

    Ep. 15- Fascinante- Elas em Redes na Arte Sonora

    Ep. 15- Fascinante- Elas em Redes na Arte Sonora

    Episódio 15- Revista Fascinante- Elas em Redes... e Sons. Sua Revista de Arte e Educação para ouvir!

    Neste episódio vamos destacar , ainda pelo projeto Norteadas , dando continuidade ao episódio 14, a cena sonora de artistas da Regisão NOrte do nosso país. Kelem Mendes nos apresentou a arte de diferentes artistas e traremos algumas delas em fascículos, como encartes do episódio 15, no Spotfy e no instagram @elasemredes, expandindo assim, as maneiras de fruição desse conteúdo belíssimo que as norteadas trazem para nós.Durante o mês de agosto traremos outros encartes, com outras vozes norteadas, para você

    Neste episódio, vamos conhecer um pouco mais a arte sonora de: 

    Aglaíze Damasceno - Artista Multidisciplinar. Doutoranda em Arte Contemporânea  pela Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisa e realiza projetos em artes, linguagens visuais, cultura musical e artes do som. Cria, desenvolve e orienta projetos, com temáticas que investigam o universo criativo do Cariri Cearense, desde 2001.

    Você vai ouvir ainda:

    ELas em Redes Convida!- Quem chega para conversar conosco é a podcaster Priscila Costa do podcast Ver.Rar



    Mulher pode ser o que quiser- arte da Voz- trazemos uma entrevista com Andressa Mello - Dubladora e Atriz https://www.instagram.com/andressamelloatriz/



    Monica Klemz - Continuando a série Estilhaçados. apresenta 90 s- Cronica sonora inspirada em um poema de Jorge de Lima de 1980 poesia, pinturas de Marc Chagall e Gaugin. Eu faço a trilha sonora desse monólogo desconcertante. Não ouça, se estiver voando!



    Shery D. Pinheiro em Momento Animal chama atenção pelo grande valor dos animais no planeta terra.Desta vez ela destaca o Javali.



    Anatasha Lochi fala do projeto Museu das nossas Memórias e traz seu prórpio registro sobre a importante da relação das pessoas com o patrimônio público.

    Cineme-se- Luciana Ferdi comenta o filme Um Heroi e nos deixa uma reflexão filosófica. 












    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/fascinante/message

    • 59 min
    Bônus- Encarte/fascículo Norteadas- Aglaíze Damasceno

    Bônus- Encarte/fascículo Norteadas- Aglaíze Damasceno

    Bônus- Encarte/fascículo Norteadas- Aglaíze Damasceno

    Neste episódio vamos trazer um recorte do Projeto Norteadas, idelaizado por Kelen Mendes, nossa particpante do episódio anterior, que traz a voz de outras mulheres do norte e nordeste para circular em outras regiões  e fronteiras brasileiras.
    Este é um Bônus- fascículo do Episódio 15, que além desse projeto tem outros temas e libgaugens, não deixe de ouvir também.
    Aqui, vocês encontram obras realizadas por Aglaíze Damasceno - Artista Multidisciplinar.
    Doutoranda em Arte Contemporânea Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisa e realiza projetos em artes, linguagens visuais, cultura musical e artes do som. 🔸Professora do Curso de Design Universidade Federal do Cariri (2010).
    Cria, desenvolve e orienta projetos, com temáticas que investigam o universo criativo do Cariri Cearense, desde 2001.
    Neste fascíclo você ouve alguns trabalhos da artista. Saiba mais sobre vida e obra no Ep. 15. Nas fronteiras

    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/fascinante/message

    • 6 min
    #Ep.14-Vamos sonhar o Mundo!

    #Ep.14-Vamos sonhar o Mundo!

    Kelen Mendes, cantora, compositora, nossa convidada da coluna Mais Arte, por favor! Faremos uma mini entrevista para que ela se apresente. Ela dá o tom do podcast de maio. Acreana, suas músicas envolvem estar bem,  sempre que partilha oportunidades com outras mulheres. Ela canta, as manas cantam, ela movimenta a cena musical do Norte e vai trazendo uma a uma para conversar na língua dos encantos. ELa vai cantar para nós. Neste episódio ela canta a música "Quão Veloz", cantando na fronteiras para sonhar nossa voz com todas nós. *no instagram @elas em redes você acompanha o projeto que ela está desenvolvendo em seu canal do youtube- Uma oportunidade para conhecer outras vozes potentes do Norte.   Para continuar nos sonhos, Luciana Ferdi, em Cineme-se, traz uma resenha do Filme "Sonhos" de Kurosawa. 

    *No Instagram vamos publicar mais resenhas analíticas sobre os sonhos nesse filme. Sâo oito sonhos! 

    Nossa convidade é Helenice Schiavon que produz o podcast. Eu, Storiller. Ela ajuda pessoas a desenvolverem seus próprios roteiros da ficção e da realidade, ela explica melhor o seu negócio, sua paixão e seu sonho de continuar produzindo podcasts com as pessoas e ao passo que vai produzindo sua própria história. 

     * Vamos entrevistar Leni Zilioto. Outra mulher que, além de realizar o seu sonho de mulher- escritora, vem trabalhando para que outras mulheres realizem os sonhos delas. Ela tem inúmeros livros publicados, apresenta lives semanalmente, sempre para apresentar as artes de cada dessas pessoas. Nós do Elasemredes já estivemos por lá, tomamos um café no Instagram de Leni Zilioto.  

    Como sonhamos outros mundos,  no Coquetel Literários desse episódio ela responde nossas perguntas sobre os seus fazeres que ela chama de NetinworkArt. 

     Anatacha Locki e Chimênia Scesny narram suas vivências em espaços culturais e você também pode contar suas memórias. Ouça a coluna Museu das Nossas Memórias e saiba como. Ou acesse o @instagram Museudasnossassmemórias.

    Chamamos Kelem Mendes para cantar abrindo nossa o epdisódio de hoje, Vamos sonhar outros mundos? Alba vieira traz a dança de uma paixão viceral. Uma 

     Alba vieira traz a dança de uma paixão viceral. Uma Crônica que nos tira o fôlego, que atordoa, num rito de liberdade desse sentimento desmedido. Crônica que nos tira o fôlego, que atordoa, num rito de liberdade desse sentimento desmedido. Por isso terminamos o episódio com ela. Um texto paixão-manifesto 

    Convidamos você a bailar lindamente pelas fronteiras "Quão veloz for capaz" e sonhar , e sonhar e sonhar. 

    Kelen Mendes é cantora e compositora. Atua na arte também como comunicadora e produtora cultural, trabalhando hoje apenas com projetos pessoais. Mestre em linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre - Ufac,  artista já produziu três trabalhos musicais: o EP Inundação, com músicas de diversos compositores, disponível na plataforma SoundCloud; o CD Rio Acre, com 10 faixas autorais e o mais recente, produzido durante a pandemia o Álbum Ancestralidade, que será lançado ainda em 2022.  




    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/fascinante/message

    • 1 hr 1 min
    #Ep.13- E mundo não se acabou!!!

    #Ep.13- E mundo não se acabou!!!

    E o mundo não se acabou, ainda!

     Nós, artivistivas, temos ouvido histórias o que nos contam os povos ancestrais, criando nossas próprias histórias decoloniais. Buscamos a essência e a arte tem sido a nossa agenda para adiar o fim do mundo. Março 2022, o mundo não acabou, a pandemia não acabou e ao retornarmos aos poucos ao novo normal topamos na guerra. Não é vergonha alheia é nossa. 

    Monica Klemz ,na coluna Estilhaços, nos provoca a pensar que mundo podemos desejar?

    Marina paradantas  fala da importância da Arte ao longo de toda a vida

    Na coluna Convida; o Podcast Boozze conta sobre a proposta do podcast, processo criativo e a parceria marido e mulher para as criações.

    Nossa entrevista homenageia o coletivo Na Era do Rádio. Amanda coordenadora do Espaço Cultural na Era do Ràdio, Emanuelle Borba, projeto traz com detalhes os objetivos, as atividades desenvolvidas e a missão de preservar a história do rádio, principalmente a potência das cantoras do rádio, ao desbravarem lugares que normalmente não seriam delas. É a nossa homenagem também, no mês das mulheres, reconhecer toda essa potência. Em Coquetel Literário, Angeli Rose mostra também a potencia dos coletivos à busca de ampliar os espaços de voz para todas as mulheres, nas mais diferentes linguagens artísticas- o Coletivo Mulheres Artistas.

     Karimme Silva é a cantora no nosso destaque entre as ASAS. Arte Sonica Amplificada do OI Futuro. Projeto que eu,ela e mais 398 mulheres estamos participando.

    No último Episódio perguntamos que protesto você queria trazer para este episódio. Seguimos e somos seguidas por @iná_uma_maria. Dessa interação, surgiu o convite para que ela publicasse seus escritos na própria voz aqui no Elas em Redes. E ela começa justamente com um protesto criado especialmente para o dia internacional das mulheres, que em verdade, é qualquer um dos dias e noites das nossas vidas. Como nos fala Karimme, o fio da lua está presa aos calcanhares... e talvez seja por isso que o céu continua firme! Mais Arte por favor!

    Siga Karimme Silva em @ Karimme Silva na descrição e o Instagram @_karimme

    Trilha Sonora:

    trechos:

     E o Mundo não se acabou- Carmem Miranda- Assis Valente 1938. E um trecho na voz de Adriana Calcanhoto. Veja também em  https://cantodampb.com/e-o-mundo-nao-se-acabou-letra-e-musica-assis-valente/

    As Cantoras do Rádio- A música compõem a discografia de Carmen Miranda. Uma marchinha  Alberto Ribeiro e João de Barro com Aurora Miranda gravada em 1936 na gravadora Odeon. a música foi apresentada no filme Alô Alô carnaval!-1936 e com participação de Aurora Miranda(irmã da Carmen).

    Fio da Lua de Karimme Silva- grupo MANTO. Ouça mais na Playlist do #episódio 13




    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/fascinante/message

    • 55 min
    - Cheguei!!! Elas em Rede-episódio 2

    - Cheguei!!! Elas em Rede-episódio 2

    Esse é o Episódio 2 do Podcast Fascinante- Elas em Rede

    Apresenta novas vozes que vão se somar e revezar à participação nos episódios. 

    Vamos destacar Dança e Literatura- como linguagens artísticas

    Nessa Versão trazemos as seguintes seções


    Sessão Cinema- Luciana Ferdi; O cinema americano é uma trilha de faroeste em looping?
    Arte de Viver- Com Marina Paradantas; Um convite a envelhecer com arte
    -Matéria de Capa-
    Epifanias- Me dê uma para Viver! Alba Vieira fala sobre projeto Dança e Literatura, com o qual vem dançando a vida em muitos palcos presencial e virtualmente. Para acompanhar o trabalho de Alba Vieira: Mosaico Companhia de Dança
    -Entrevista- Artivismo! Shery Duque Pinheiro  fala sobre biologia, literatura e defesa preservação do bicho preguiça. Enviei mensagem, para Sherry e receba um souvenir fofo do bicho preguiça. 
    -Fala Poeta- Ana Belle, poeta, faz uma homenagem a avó que é pura poesia!
    -Experimenta- Fernanda Mello relata uma experiência com a oficina Receitas de Amor desenvolvida no ENDINPE 2020. Ouça o relato e envie também  o seu audiocarta.
    -Enigma- Monica Klemz revela o enigma do podcast número 1 
    - Gisett Lara- Lança o desafio. Gisett Lara descreve o perfil de uma fotógrafa Lationamericana. Quem é Ela? Acesse a pista aqui.
     -Retrato de Mulher- Angeli Rose pinta com poesia crítica o Matriarcado destacando em publicação do Matriarcado ao Patriarcado de 
    -Encantos da Rede- Divulgamos um áudio que circula na rede sobre Educação e Pandemia- Vida de professora na Pandemia. 
    -Prazer de Casa- Uma conversa breve sobre a oficina que vamos fazer no próximo episódio.
    -Manifesta- deixamos com você ecoar a manifestação Liberte o Futuro! Campanha  do Movimento Liberte o Futuro.
    Enigma- Navegue Pelo Instagran- https://www.instagram.com/elasemredes/

    PLus !

    OFICINA- 1 - PRAZER DE CASA 

    Escolha um lugar ou objeto em sua casa que você goste de contemplar. Pode ser  uma fresta da janela, um quadro, a varanda, uma planta, um animal, etc. Escolha:

     a- Tire uma foto com o seu celular. Não esqueça de se identificar, como nome completo, idade, cidade, pais, e se quiser seu signo. Gisett Lara, a Fotógrafa do canal vai comentar e dar dicas. Mas é preciso enviar sua foto. Mande para revistadeouvir@gmail.com 

    b- Mande um Áudio contando que lugar ou objeto é esse, o seu nome, idade, cidade e estado e país onde foi produzido o áudio.  O áudio deve ter até 2 min. Mande para revistadeler@gmail.com ou pelo Aplicativo da Anchor.

    Acompanhe também o Instagram- https://www.instagram.com/elasemredes/






    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/fascinante/message

    • 51 min
    A luta continua, Elas em Redes!!

    A luta continua, Elas em Redes!!

    Fechando o mês de novembro, mês de Zumbi dos Palmares, da consciência Negra e de eleições, com pleitos inovadores e conservadores , o novo normal,  continua exigindo  resistir, criar com arte! Nesse episódio a arte de viver  é a estrela. Precisamos libertar o futuro, consumir conscientemente, preservar a natureza, os animais, reconhecer as iniciativas solidárias, afetivas e libertadoras, refletirmos o quanto as mulheres ser o que quiserem, pessoas de todos os gêneros podem nos representar, desde que governem para o povo. Podemos idealizar museus, nos embrenharmos em matas e aprender com povos ribeirinhos e da floresta, respeitando- nos uns aos outros. Mês de novembro é de Zumbi de Palmares, dezembro é de  natalidade, advento! Por isso, o episódio 3 é advento, arte manifestante! Porque a luta pelos direitos é fascinante...elas em redes!  

    Neste episódio: 


    Matéria de Capa-  Meme Stop para o consumo desenfreado! Beá Meire fala sobre a campanha do Liberte o Futuro  na campanha contra o consumismo e usa o meme como linguagem manifesto! 
    Arte em Release- Prêmio Arte Educação,Mostra Brasil de Cinema de Rua,Projeto Álbum Natalino 
    Cartografias-   Monica Klemz fala sobre Estilhaços de uma Constelação 
    Enigma- Wenderon Oliveira apresenta ao piano uma canção. Você deverá reconhecer a canção e o seu compositor. 
     Mulher pode ser o que quiser-Lenise Moura Fé de Almeida professora mestra em filosofia pela Universidade Federal do Piaui e coordenadora do GEINF grupo de estudo independente   mulheres e filosofia
     Shery Duque Pinheiro- Preservar a preguiça de Coleira, É preciso! 
    Encantos da Rede- Discurso informal que rola nas redes da vereadora transgênera mais votada de São Paulo." O Povo é Preto e Pobre e é para o povo que se tem que governar". Érica Hilton. Só ouça... uma voz que representa muitos corpos, o seu , o nosso. 
    Entrecaminhos - Visitamos o museu do Lápis e é uma das idealizadoras que nos conta sobre essa escrita. 
    Quadro de Mulher- Angeli Rose Homenageia Clarisse Lispéctor em seu centenário 
    Entrevista- Bete Bulara relata a experiência do projeto de arte educação que participou por cidades ribeirinhas do projeto Cineamazônia 
    E, por que a luta continua...Encerramos com 2 manifestos- Uma poesia de Conceição Evaristo pela professora Luíza Mandela e uma apropriação para da exposição Vidas Negras do Museu da Pessoa, visto que soa como manifestação, de cor que todo mundo é...negro! Meu nome é Fernanda Cavalcanti de Mello, e o seu? 
      Pronto para o Prazer de Casa? Segue o convite: Convite a experimentar 

    Elas em Redes Instagran

    Acesse aqui

    Mural de Notícias, colunistas, enigmas dos episódios e site

    email:

    revistadeouvir@gmail.com 


    ---

    Send in a voice message: https://anchor.fm/fascinante/message

    • 54 min

Top Podcasts In Arts

NPR
Avery Trufelman
Blind Nil Audio and Pod People
The Moth
Roman Mars
Rusty Quill