23 episodes

Toda a informação que você precisa para se manter seguro e saudável. Lourival Sant’Anna conversa com especialistas para dar sentido às manchetes e checar o que é fato em meio à avalanche de informações sobre a pandemia.

Fato x Ficção CNN Brasil

    • News

Toda a informação que você precisa para se manter seguro e saudável. Lourival Sant’Anna conversa com especialistas para dar sentido às manchetes e checar o que é fato em meio à avalanche de informações sobre a pandemia.

    Suspensões de testes, reinfecções e os novos desafios no tratamento da Covid-19

    Suspensões de testes, reinfecções e os novos desafios no tratamento da Covid-19

    A interrupção dos testes clínicos da vacina desenvolvida pelo laboratório Johnson & Johnson com 60 mil voluntários nos EUA e Brasil impactam mais uma vez o processo acompanhado com ansiedade pelo mundo todo. Com cerca de dez vacinas na fase de estudos clínicos, especialistas já concordam que nenhum concluirá os testes antes do final do ano. 

    Enquanto isso, uma pesquisa no Brasil mostra a relação entre trabalho informal e nível de infecção. No último episódio de Coronavírus: Fato x Ficção, Lourival Sant’Anna analisa estes  cenários com dois convidados: Julio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz no Mato Grosso do Sul e professor associado da Universidade de Yale, que coordena uma pesquisa sobre aplicação da BCG, vacina contra a tuberculose, como proteção temporária à Covid-19; e a infectologista Rosana Richtmann, do Hospital Emílio Ribas, que faz parte do Comitê de Imunização da Sociedade Brasileira de Imunologia.

    • 24 min
    As mortes não diagnosticadas por Covid-19 e as doenças cardiovasculares

    As mortes não diagnosticadas por Covid-19 e as doenças cardiovasculares

    Qual o real número de mortos por Covid-19? Um critério que vem sendo adotado por estudiosos no Brasil e no mundo é o das mortes em excesso, que consiste em comparar o número de mortes do mesmo lugar num mesmo período com seu histórico anterior à pandemia – já que muitas pessoas morrem da doença sem terem sido diagnosticadas. Muitas pessoas estão evitando postos de saúde e morrendo em casa: mortes por causas cardiovasculares indefinidas subiram cerca de 38% entre janeiro e setembro.

    Neste episódio, Lourival Sant'Anna discute essas estatísticas e as doenças cardiovasculares associadas à Covid com Vitor Engrácia Valenti, professor de fisiopatologia da Universidade Estadual de São Paulo em Marília e especialista em modelos matemáticos em saúde; Karina Calife, professora da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, e também com o médico João Fernando Monteiro Ferreira, do Instituto do Coração em São Paulo, e presidente da Sociedade de Cardiologia paulista.

    • 31 min
    Brasil, Rússia e China movem as peças no tabuleiro da vacina

    Brasil, Rússia e China movem as peças no tabuleiro da vacina

    Até que ponto as regras da ciência estão sendo atropeladas pela pressa em chegar primeiro? O Brasil superou as disputas políticas internas entre os governos paulista e federal? A agência reguladora e demais instituições de saúde envolvidas nos Estados Unidos estão preservando sua autonomia?

    Neste episódio, Lourival Sant'Anna analisa essas questões com Mariângela Simões, diretora geral-assistente da área de acesso a medicamentos e produtos de saúde da OMS em Genebra; Thiago Aragão, analista da consultoria Arko Advice, em Washington, e autor do novo livro Geopolítica da Vacina; e Denise Garrett, vice-presidente do Instituto Sabin de Vacinas em Washington.

    • 28 min
    Como a Covid-19 afeta crianças e adolescentes

    Como a Covid-19 afeta crianças e adolescentes

    Complicações e mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes são menos comuns do que entre idosos e adultos, mas também podem acontecer. No momento em que o Brasil se prepara para retomar as aulas de forma presencial, estudos se aprofundam no impacto da doença sobre a população em idade escolar. 

    Neste episódio, Lourival Sant'Anna conversa com Arnaldo Prata, coordenador de pesquisa em pediatria do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e o coordenador da  primeira pesquisa nacional a descrever características e a evolução clínica de crianças com Covid-19 internadas em UTIs no Brasil; e Marcelo Otsuka, Coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Soceidade Brasileira de Infectologia e responsável pelo serviço de infectologia do Hospital Infantil Darcy Vargas em São Paulo.

    • 27 min
    A volta dos testes da vacina de Oxford e a corrida mundial

    A volta dos testes da vacina de Oxford e a corrida mundial

    Os testes da vacina do AstraZeneca/Universidade de Oxford foram retomados, e o número de voluntários no Brasil dobrou de 5 mil para 10 mil. O Fundo Russo de Investimento Direto, que patrocina a vacina russa, criticou a tecnologia usada pelos ingleses. E a diretora de biossegurança do Centro de Controle de Doenças da China disse que uma das vacinas chinesas começará a ser aplicada na população entre outubro e novembro.

    Para analisar os novos passos na busca da vacina contra a Covid-19, Lourival Sant'Anna conversa com Ariane Cruz,  imunologista e doutora em medicina clínica pela Universidade de Oxford, pesquisadora do Departamento de Infeção e Imunidade da Universidade College London e CEO da start-up de biotecnologia e desenvolvimento de vacina Baseimmune, de Londres.

    • 19 min
    A pressão pela vacina: existem atalhos para um resultado seguro e eficaz?

    A pressão pela vacina: existem atalhos para um resultado seguro e eficaz?

    O mundo inteiro espera o anúncio de uma vacina para a Covid-19. Mas a pressão por resultados rápidos provoca incertezas. Nos Estados Unidos, o calendário eleitoral e a disputa do presidente Trump com a Rússia –cujos resultados de dois testes foram finalmente publicados na revista Lancet—pressionam ainda mais a indústria e o sistema de aprovação.

    Mas há alguma maneira de pular etapas e ainda assim garantir um imunizante seguro e eficaz? Quais são os riscos? Neste episódio, Lourival Sant’Anna conversa com a epidemiologista Denise Garret, brasileira que é vice-presidente dos Programas de Epidemiologia Aplicada do Instituto de Vacinas Sabin, em Washington.

    • 31 min

Top Podcasts In News

You Might Also Like