144 episodes

Mídia de difusão

FM 10 Minuto‪s‬ TV MIRAMAR

    • News

Mídia de difusão

    PODCAST FM 10 MINUTOS - Notícias 25.02.2021

    PODCAST FM 10 MINUTOS - Notícias 25.02.2021

    IMPACTO DA COVID-19

    SECTOR EMPRESARIAL REGISTOU PERDAS DE USD 1.1 BILIÃO EM 2020

    As empresas moçambicanas registaram perdas de mais de um bilião de dólares de receitas no ano passado, devido à pandemia da Covid-19.

    A pandemia da Covid-19 arrasou o tecido empresarial em Moçambique em 2020. São cerca 4300 empresas que encerraram as portas e mais de 40 mil trabalhadores caíram no desemprego.

    Segundo um levantamento da Confederação das Associações Económicas, CTA, o sector empresarial registou perdas de 1.1 bilião de dólares de receitas no período em análise. Deste valor, cerca de 38,3%, deveu-se à redução do tempo de funcionamento das empresas.

    As empresas perderam cerca de 885 horas de funcionamento efectivo durante o estado de emergência, que resultou na perda de cerca de USD 422 milhões de facturação. As firmas foram obrigadas a adoptar um regime de rotatividade da massa laboral, associadas à obrigatoriedade de quarentena de 14 dias para os trabalhadores infectados pela COVID-19.

    A outra percentagem de 61,7% do volume de perdas de receitas deveu à queda significativa da procura agregada, a queda do nível geral de preços, entre outros factores.

    • 10 min
    FM 10 MINUTOS - Notícias 24.02.2021

    FM 10 MINUTOS - Notícias 24.02.2021

    VACINA CONTRA COVID-19

    Cidadãos dizem que profissionais de saúde devem ser grupo prioritário

    Com chegada da vacina contra a Covid-19 ao país, alguns cidadãos afirmam que profissionais de saúde, idosos e crianças devem ser grupos prioritários. E alguns dizem que se pudessem tomariam a vacina

    Com a eclosão da Covid-19 no mundo, aa Indústria farmacêutica correu de forma desenfreada em busca da vacina para estancar o novo Coronavirus. Vários experimentos feitos, laboratórios em todo mundo entraram para a corrida da primeira vacina. Moçambique está no grupo dos países que pretende aceder a vacina, alinhado aos outros estados da lusofonia.

    Alguns cidadãos, dizem que tendo oportunidade poderiam estar no grupo dos primeiros a apanharem a vacina para aumentar a imunidade.

    As vacinas da fase inicial deverão permitir aos países imunizar 3% da população africana prioritária, incluindo trabalhadores da saúde e outros grupos vulneráveis, na primeira metade de 2021. À medida que a capacidade de produção aumenta e mais vacinas se tornam disponíveis, o objectivo da Covax é vacinar pelo menos 20% dos africanos, fornecendo até 600 milhões de doses até ao final de 2021.

    • 10 min
    FM 10 MINUTOS - Notícias 23.02.2021

    FM 10 MINUTOS - Notícias 23.02.2021

    Morte de Daviz Simango é um golpe à democracia multipartidária

    O Instituto para Democracia Multipartidária (IMD), lamenta a morte do Presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, numa unidade hospitalar na África do Sul.

    Segundo refere o comunicado do IMD, Daviz Simango sempre se mostrou aberto em colaborar com o IMD permitido a viabilização da parceira bilateral entre o IMD e o MDM para o apoio no desenvolvimento institucional do partido e no reforço da democracia interna do MDM. "Para além do apoio directo que o IMD sempre deu ao MDM e a outros partidos, Daviz Simango foi um dos oradores principais no ciclo de palestras realizado no ano passado no âmbito da celebração dos 30 anos desde a instituição da democracia multipartidária em Moçambique, onde partilhou alguns desafios para a melhoria da transparência eleitoral, o reforço da paz e inclusão", refere o documento.

    Para o IMD, a morte do Daviz Simango, que também era membro do Conselho de Estado e Presidente do Conselho Municipal da Beira, representou um duro golpe à democracia multipartidária em Moçambique, porse tratar de uma figura incontornável e bastante activo na política em Moçambique. 

    • 10 min
    FM 10 MINUTOS - Notícias 22.02.2021

    FM 10 MINUTOS - Notícias 22.02.2021

    MORREU DAVIZ SIMANGO

    Morreu na madrugada desta segunda feira, na África do Sul, o edil da Beira e membro do Conselho de estado, David Simango. David morre aos 57 anos de idade vítima de doença. 

    Um choque para o país. Depois da notícia do internamento de Daviz Simango em condições clínicas delicadas que o levaram a ser transferido de emergência da Beira para a vizinha África do Sul, aguardava-se por mais informações sobre o seu estado de saúde no leito hospitalar.

    Nenhuma informação oficial veio a tona durante quase uma semana, até que esta segunda-feira, a notícia que ninguém queria ouvir foi confirmada: Morreu o engenheiro Daviz Simango, Edil da Cidade da Beira e Presidente do Movimento Democrático de Moçambique, um partido com assento na Assembleia da República.

    A calma é o apelo do MDM a todos membros e simpatizantes do partido.  Daviz Mbepo Simango, nasceu a 7 de Fevereiro de 1964, na Tanzânia filho de Uria Simango e Celina Tapua Simango. Davis Simango, funda o Movimento Democrático de Moçambique ( MDM) em 2009, depois de ter sido afastado da Renamo,  durante as eleições autárquicas em 2008.   Simango dirigia a cidade da Beira desde 2003, Engenheiro de construção civil, ate à sua morte cumpria o quarto mandato consecutivo como presidente do Conselho Municipal da Beira, a segunda maior cidade de Moçambique.

    • 10 min
    Noticias FM 10 minutos 20.02.2021

    Noticias FM 10 minutos 20.02.2021

    ACTIVIDADE COMERCIAL

    AS Lojas de conveniência passam a funcionar das 9 às 19h de segunda a sábado e das 9 as 16 horas aos domingos. Uma medida que divide opiniões.

    São lojas a maioria delas localizadas junto aos postos de abastecimento de combustível e que normalmente funcionavam durante 24 horas por dia, sem interrupção. Entretanto segundo a Inspecção Nacional das Actividades Económicas as mesmas no quadro do decreto ministerial sobre as medidas restritivas devem passar a funcionar das 9 às 19 horas de segunda a sábado e das 9 as 16 horas aos domingos. Uma medida que encontrou vários gestores comerciais de surpresa

    Em comunicado a INAE esclarece que: “ ao Permitir o funcionamento normal das lojas de conveniências, (24 horas) sabendo-se que estas praticam actos de comércio à semelhança de qualquer estabelecimento comercial, estar-se-ia a infringir o principio de imparcialidade”, refere o documento. Entretanto as alternativas parecem escassas se não mesmo cumprir.

    Na nota da Inspecção das Actividades Económicas esclarece que esta medida não abrange ao horário estabelecido para o funcionamento das bombas de combustível, de acordo com o documento de licenciamento.

    • 9 min
    FM 10 MINUTOS - Notícias 18.02.2021

    FM 10 MINUTOS - Notícias 18.02.2021

    INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO

    Moçambique vai potenciar a investigação e uso de tecnologias nas suas ações de melhoria da vida das populações rumo ao desenvolvimento. Essa informação foi hoje avançada pelo ministro de ciência e Tecnologias no lamacento do relatório de Mapeamento da investigação e Inovação.

    Esta e a cintura verde de Infulene, as chuvas que caem na cidade e província de Maputo arrastaram as culturas reduzindo todo o esforço a zero.

    Desgraça provocada pelo fenómeno natural aliado a mudanças climáticas. Para reverter cenários ou no mínimo minimizar os seus impactos desses fenómenos por exemplo, o homem e chamado a intervir recorrendo a ciência. Com efeito o ministério de Ciência e tecnologia e ensino superior, com apoio da Unesco e banco Islâmico, desenvolveu um trabalho de mapeamento da investigação e Inovação em Moçambique. 

    O relatório apresenta análise do sistema de políticas e governação do sector de ciência, Tecnologia e Inovação em Moçambique, baseada na análise de política Económica, social, cultural e Educação.

    Por outro lado o relatório segundo o ministro servira de base para uma  posteriorreflexão sobre a situação atual de investigação cientifica e inovação tecnológica em Moçambique e consequentemente para a revisão de politica de Ciência e tecnologia de Moçambique e elaboração da sua estratégia de implementação. 

    • 9 min

Top Podcasts In News