102 episodes

Grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast. O jornalista Murilo Salviano vai trazer, a cada segunda-feira, uma história diferente com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação.

Isso é Fantástico G1

    • Society & Culture
    • 4.5 • 16 Ratings

Grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast. O jornalista Murilo Salviano vai trazer, a cada segunda-feira, uma história diferente com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação.

    Stalking: a nova lei contra obsessivos

    Stalking: a nova lei contra obsessivos

    Quando se fala em stalking, muita gente imagina aquela pesquisadinha básica nos perfis dos crushs nas redes sociais. Mas não é isso...
    Em abril deste ano, foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal o crime de perseguição, conhecido como "stalking", em inglês. Isso significa que perseguir uma pessoa online ou no mundo real pode dar cadeia.
    O Isso é Fantástico conversou com algumas vítimas de stalking. São pessoas perseguidas de forma obsessiva. Elas nos contam as situações aterrorizantes que enfrentaram com os persguidores.
    Quem traz esse tema pro podcast é a repórter Ana Carolina Raimundi, que também conta seu relato pessoal com perseguidores.
    A promotora Valéria Scarance, especializada em Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, conta como identificar os sinais de stalking e o que muda com a nova lei.
    Você também vai ouvir o que uma vítima de stalking deve fazer para se proteger.
    Isso é Fantástico.

    • 20 min
    #100 Isso é Fantástico - Especial: o Brasil e o mundo nas últimas 100 semanas

    #100 Isso é Fantástico - Especial: o Brasil e o mundo nas últimas 100 semanas

    Dia de festa! Chegamos a 100 episódios no ar, ao lado de vocês, ouvintes. E o nosso episódio de número 100 mostra como as últimas 100 semanas foram contadas pelo podcast. É um maneira de homenagear os ouvintes, que são os principais responsáveis pelo sucesso desse produto, e os profissionais que dão voz às histórias fantásticas, grandes reportagens e investigações que marcam o Isso É Fantástico. Os repórteres que colaboraram nos episódios de maior sucesso são os convidados de honra deste episódio comemorativo para um papo cheio de informação e bom humor sobre acontecimentos que marcaram os últimos dois anos: Renata Ceribelli, Ernesto Paglia, Ana Carolina Raimundi, Renata Capucci, Giuliana Girardi, Sônia Bridi e Maurício Ferraz, com participação especial do Dr. Drauzio Varella. O episódio também marca um novo momento do podcast Isso É Fantástico, com visual repaginado, nova identidade sonora e novidades de interatividade para os ouvintes. Quer participar? Mande um áudio comentando o episódio para o telefone (21) 97374-7407.

    • 1 hr 1 min
    #99 Isso é Fantástico - LGBTQIA+: sobrevivência e orgulho

    #99 Isso é Fantástico - LGBTQIA+: sobrevivência e orgulho

    Samuel, de 24 anos, brasileiro, foi cruelmente espancado até a morte na porta de uma boate, na região da Galícia, no norte da Espanha, enquanto os assassinos o chamavam de "bicha". O caso levou a uma série de manifestações contra a homofobia. Foi um crime de homofobia. De LGBTfobia.

    É um tipo de crime infelizmente ainda muito comum aqui no Brasil. O país ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs -- segundo o mais recente relatório da associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA).
    O Grupo Gay da Bahia - que é associação mais antiga na luta pelos direitos homossexuais do Brasil - calcula que a cada 19 horas uma pessoa LGBT é morta por aqui. E mais: somos o país líder em assassinatos de pessoas trans no mundo.

    Mas por que uma morte na Espanha causa tanta indignação, uma comoção nacional, enquanto a sociedade brasileira parece ter normalizado o mesmo tipo de violência? Quais os avanços mais urgentes que precisamos conquistar?

    Quem nos ajuda a encontrar essas respostas são o repórter Estevan Muniz, a atriz Glamour Garcia e a advogada Luanda Pires.

    A luta por respeito, dignidade e sobrevivência da comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Isso é Fantástico.

    • 31 min
    #98 Isso é Fantástico - Crise energética: qual o risco de apagões?

    #98 Isso é Fantástico - Crise energética: qual o risco de apagões?

    Qual o objeto mais valioso que você tem na sua casa? Um eletrodoméstico top? Um roteador de internet super veloz? Ou mesmo seu telefone celular? Qualquer que seja sua resposta, ele provavelmente depende de outro objeto ainda mais fundamental: a tomada. Já parou pra pensar como seria diferente viver sem energia?

    O sistema elétrico do Brasil está sob pressão. Vivenciando uma seca histórica, a mais severa dos últimos 91 anos, as hidrelétricas que são responsáveis pela sustentação da rede elétrica do país estão desabastecidas. Além da preocupação com o risco de racionamento e apagões, o consumidor já sente a diferença no bolso: a luz está mais cara, porque custa mais ativar outras usinas de energia, como as termelétricas. Enquanto o governo nega a possibilidade de faltar energia, especialistas estão com o alerta ligado. Neste episódio do podcast Isso É Fantástico, você vai entender tudo sobre a real possibilidade de o Brasil sofrer com racionamento ou apagões, revivendo um drama que parou o país vinte anos atrás. Também há um debate necessário sobre a necessidade de diversificação da matriz energética brasileira, e especialistas explicam todo o sistema que gera e consome energia, afetando a oferta, a demanda e o valor que chega na sua conta.

    O apresentador Murilo Salviano recebe o repórter Ernesto Paglia, que passou as últimas semanas entrevistando especialistas de diversas áreas de energia e infraestrutura, inclusive o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Um destes especialistas é Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, e ele também participa do papo tirando as principais dúvidas e anseios que os consumidores têm em relação à luz.

    • 33 min
    #97 Isso É Fantástico - Lázaro Barbosa 2: novos detalhes e os bastidores da operação

    #97 Isso É Fantástico - Lázaro Barbosa 2: novos detalhes e os bastidores da operação

    São três semanas de buscas a Lázaro Barbosa, nome que ficou conhecido por uma série de crimes no DF, Goiás e Bahia, incluindo a chacina de uma família em Cocalzinho de Goiás, no último dia 9 de junho. Por que as operações se arrastam por tantos dias? Como o assassino consegue se esconder de praticamente trezentos policiais? Para entender essas questões e responder a essas perguntas, a equipe de reportagem do Fantástico foi ao cerrado, acompanhar de perto as incursões nas matas e rios. Por mais de uma semana, o repórter investigativo Mahomed Saigg conviveu com os agentes mobilizados na operação, seguiu os rastros de Lázaro com as equipes especializadas e viu de perto as dificuldades da ação. Ele entrevistou pessoas envolvidas e testemunhas que avistaram Lázaro, inclusive um caseiro que esteve frente a frente com o assassino, mas conseguiu escapar. As suspeitas da polícia são que Lázaro estivesse se escondendo naquela chácara, e estaria sendo acobertado pelo proprietário, que foi preso. O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, também participou do papo, apresentado por Murilo Salviano, e disse que acredita que Lázaro estaria sendo protegido por uma rede criminosa. Nesta conversa, você vai entender por que as buscas duram tanto tempo, quais foram as pistas descobertas após a última vez que Lázaro foi visto, e quais serão os próximos passos da força-tarefa para capturar o criminoso.

    • 27 min
    #96 Isso é Fantástico - Lázaro Barbosa: a história completa do assassino

    #96 Isso é Fantástico - Lázaro Barbosa: a história completa do assassino

    Nos últimos dias, o Brasil acompanhou perplexo a caçada a Lázaro Barbosa, um assassino que atua nos arredores do Distrito Federal e leva terror a famílias que moram em chácaras do interior de Goiás. Só neste ano ele já invadiu propriedades, roubou carros e armas, estuprou, trocou tiros com a polícia e até matou uma família inteira em Ceilândia: pai, mãe e dois filhos. As buscas pelo homem já duram mais de dez dias, e policiais militares, rodoviários, civis e federais montaram um grande cerco, com mais de 10km² de atuação. Ainda assim, Lázaro segue foragido: ele se embrenha pelas matas, se abriga no alto de árvores, se esconde nas margens dos rios ou se refugia em galpões desocupados. Como este homem consegue sumir por tanto tempo? Como funcionam as operações de buscas? E o que há de fato ou de invenções sobre as histórias que se espalharam o caso, como os supostos rituais que Lázaro pratica antes de matar as vítimas? Essas e outras informações você escuta neste episódio do podcast Isso É Fantástico, apresentado por Murilo Salviano. Ele recebe os repórteres Artur Bernardi e Honório Jacometto, que participam diariamente da cobertura do caso.
    Artur e Honório relatam as dificuldades de uma cobertura intensa. Os moradores da região, apesar de assustados, estão sendo fundamentais para dar suporte às equipes de reportagem, principalmente para facilitar a comunicação através de redes de wi-fi. Por outro lado, nas redes sociais o desespero atrapalha, e muitas informações falsas desviam o foco do possível paradeiro do assassino. Dê o play, ouça, curta e se inscreva para receber as atualizações do podcast Isso É Fantástico.

    • 32 min

Customer Reviews

4.5 out of 5
16 Ratings

16 Ratings

rafa.od ,

Podcast Juliette

Amei o podcast com Juliette! Ouvindo ela foi maravilhosa, os jornalistas maravilhosos! Parabéns! Não conhecia essa parte aqui e pela Juliette vim conhecer e amei! 💚🌵

Ricardofeijo ,

Muito bom

Um podcast de alta qualidade

Top Podcasts In Society & Culture

Listeners Also Subscribed To

More by G1