20 episodes

Olá! Eu sou Marina Nogueira, nutricionista e criadora do @naocontocalorias. Eu estou aqui pra ajudar você a melhorar a relação com a sua alimentação e com o seu corpo - além de falar de saúde, comida e claro, nutrição! Segunda feira não é mais o dia oficial de começar uma dieta, e sim de dar play nos novos episódios do Não Conto Calorias - o blog de nutrição mais revolucionário que você já ouviu!

Não Conto Calorias - O podcast Marina Nogueira

    • Nutrition
    • 5.0 • 1 Rating

Olá! Eu sou Marina Nogueira, nutricionista e criadora do @naocontocalorias. Eu estou aqui pra ajudar você a melhorar a relação com a sua alimentação e com o seu corpo - além de falar de saúde, comida e claro, nutrição! Segunda feira não é mais o dia oficial de começar uma dieta, e sim de dar play nos novos episódios do Não Conto Calorias - o blog de nutrição mais revolucionário que você já ouviu!

    Carta da leitora: Quero vestir um tamanho menor!

    Carta da leitora: Quero vestir um tamanho menor!

    Nesse primeiro episódio de 2021, decidi falar um pouco sobre uma dúvida/desasbafo de uma leitora antiga e muito querida: "Cansei de fazer tantas dietas, mas agora estou vestindo 54. E quero vestir 46, porque lá terei disposição, saúde e usarei roupas com mais facilidade. Como começar - ou recomeçar?"
    Falei um pouco sobre o desejo de usar um número, de perder peso e de como começar uma vida sem dietas.
    Dá o play!

    • 19 min
    Compulsão Alimentar

    Compulsão Alimentar

    Hoje, no penúltimo episódio do ano, falamos sobre Compulsão Alimentar. Convidei a Super Fernanda Psicolaro pra falar sobre esse assunto. A Fê é nutricionista, coordenadora do AMBULIM (ambulatório de transtornos alimentares do HC - SP) e supervisora do GRECCO - Grupo de Comer Compulsivo e Obesidade. Discutimos sobre o que é compulsão, qual a diferença entre compulsão e exagerar, se a gente resolve esse problema com dieta e se tem solução! Dá o Play!

    • 1 hr 2 min
    Moda e Aceitação corporal

    Moda e Aceitação corporal

    Nos últimos anos eu tenho visto e incentivado mulheres aceitando seus corpos cada vez mais. A aceitação, no meu ponto de vista, não é amar o corpo a todo custo, mas sim compreendê-lo e respeitá-lo. E percebi que essa compreensão e respeito, muitas vezes, surge com uma ajuda extra: a moda. 
    Quando uma mulher entende que ela não precisa ter um tipo de corpo específico para usar uma roupa, ou que ela pode usar a moda para se sentir mais confortável, a aceitação vem de maneira mais suave.
    E foi pensando nisso que convidei a Nina (@nina__lanza), que é consultora de estilo (e ex-nutricionista!) pra falar como a moda pode nos ajudar nesse processo de auto conhecimento e de comunicação com o mundo exterior. Falamos sobre o tamanho das roupas nas lojas, estilo pós maternidade, análise de cor... e em como fazer compras on-line ajudou muita gente que tem pavor de provar roupas nas lojas!
    Espero que vocês gostem!
    Dá o play!

    • 1 hr 1 min
    Foco, força e fé?

    Foco, força e fé?

    Final de ano e muita gente já tá se organizando pras metas de ano novo. E a cada Reveillon, começamos com a corda toda: dá-lhe matrícula na academia, roupa nova, tênis novo e a promessa de atividade física diária, por pelo menos 1 hora. Afinal, se for pra fazer menos que isso, melhor não fazer né? Será? 
    A OMS acabou de atualizar suas recomendações: ela sugere que adultos façam atividade física moderada, semanalmente, por 150 a 300 minutos (ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa) - guardadas as devidas contraindicações. Ou seja: dá pra pensar numa meta menor, mais fácil de alcançar - e realmente efetiva.
    Pra falar desse assunto que é um verdadeiro "Credo, que delícia!", convidei o Gabriel, meu conterrâneo, personal trainer e dono do perfil @mexasebh - onde ele posta sobre seus treinamentos, e eu adoro ver.
    Além disso, falamos sobre mudanças físicas da gestação e a importância da atividade física antes, durante e depois de ter filho. Ah, e respondemos a pergunta que assombra muita gente: "Musculação emagrece?".
    Dá o play!

    • 1 hr
    Nutrição, imunidade e Coronavírus

    Nutrição, imunidade e Coronavírus

    Há muitos anos atrás, Hipócrates falou: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. E de fato, a alimentação tem um grande impacto na nossa saúde e na nossa imunidade. Mas será que estamos lidando com essa relação do jeito correto? Shots de imunidade, vitaminas e dietas específicas são divulgados e vendidos como grandes responsáveis para o fortalecimento da nossa saúde. Esses remédios nos protegem das gripes? E dos resfriados? Aliás, qual a diferença entre os dois? Nesse episódio, conversei com a Dra. Betânia Nogueira, médica infectologista, mestre em Epidemiologia pela San Diego State University, Doutoranda pela UFBA e minha prima!
    E claro que falamos de outras questões muito atuais: vacinas, coronavírus e a obesidade como fator de risco no COVID. Ela também contou um pouco de como é trabalhar na linha de frente no combate ao Coronavírus. Um bate papo muito esclarecedor e importante! 
    Dá o Play!
    Ah, nesse episódio nós falamos de:
    Podcast - Luz no Fim da Quarentena (do Foro de Teresina)
    Como sobreviver a uma praga - Documentário

    • 56 min
    Distorção de Imagem Corporal

    Distorção de Imagem Corporal

    Você se sente maior do que realmente é? Pergunta para os amigos se é tão gorda como fulana, ou tem dificuldades de entender o próprio tamanho? Com essa sensação, você acaba vivendo de dieta?

    No episódio de hoje, conversei com a especialíssima Bianca Thurm sobre Distorção da Imagem Corporal. O que é isso? Será que você tem? Qual a diferença entre Distorção e insatisfação física? O que causa essa distorção? E tem solução?

    Respondemos essas e outras perguntas, nesse episódio incrível. Recomendo que você escute e recomende para pais, mães, avós, tios, tias e cuidadores de crianças e adolescentes. São nesses grupos que a distorção se inicia - e pode ser evitado com informação de qualidade!

    O papo está delicioso, uma verdadeira aula. Ah, e no final do episódio, ela deixa um convite imperdível para quem está em dúvidas se deveria seguir um tratamento!

    Para saber mais sobre o trabalho dela, você pode visitar o site https://biancathurm.com.br/ e o instagram  @biancathurm

    Espero que você goste!

    • 1 hr 18 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
1 Rating

1 Rating

Top Podcasts In Nutrition