10 episodes

As reportagens especiais do Correio*, agora também em formato de áudio. Toda semana, aprofundamos uma história de interesse para toda a Bahia: pandemia, economia, comportamento, violência, baianidade. Disponível em todos os players e no site do Correio 24 Horas.

O Que a Bahia Quer Saber Especial O Que a Bahia Quer Saber Especial

    • News

As reportagens especiais do Correio*, agora também em formato de áudio. Toda semana, aprofundamos uma história de interesse para toda a Bahia: pandemia, economia, comportamento, violência, baianidade. Disponível em todos os players e no site do Correio 24 Horas.

    Ep. 10: Kelly Cyclone, fama e morte da Dama do Pó na Bahia

    Ep. 10: Kelly Cyclone, fama e morte da Dama do Pó na Bahia

    "Bandida, mocinha, eu não sei", diz Igor Kannário na música que fez em homenagem a Kelly Cyclone. Se o Príncipe do Gueto não conseguiu se decidir, o que será dos plebeus? O que você sente sobre ela? Compaixão? Repulsa?

    O fato é que não há como ser indiferente à história de Kelly Sales Silva. Seja por rejeição ao seu modo de vida ou por admiração, essa mulher prendeu a atenção de milhões de baianos - e de brasileiros! - no início da década passada.

    Kelly colecionou namoros com traficantes, publicou fotos com armas nas redes sociais e atraiu milhares de fãs numa época em que a palavra 'digital influencer' nem existia. A moça tornou-se objeto de desejo: tanto dos policiais, que queriam prendê-la, como dos traficantes, que queriam tê-la como 'patroa'.

    Mas essa história chegou ao fim no dia 18 de julho de 2011, quando Kelly foi assassinada aos 22 anos. Nesse 10º episódio do podcast O Que a Bahia Quer Saber, te convidamos a relembrar a história dessa polêmica personagem, e responder algumas perguntas que ficaram no ar sobre a vida e a morte dela.

    • 39 min
    Ep. 9: Por que a gasolina está tão cara? E o que fazer para economizar

    Ep. 9: Por que a gasolina está tão cara? E o que fazer para economizar

    Com certeza, em algum momento de 2021, você parou para se perguntar: 'por que a Petrobras está aumentando tanto esse preço da gasolina? Será que tá achando pouca a crise que o Brasil tá vivendo'?

    Oportunidades para questionar isso não faltaram: já foram seis reajustes dos preços dos combustíveis no ano, o último deles na terça-feira (6). Com mais esse aumento, alguns postos de Salvador passaram a vender a gasolina comum por mais de R$ 6.

    Diante de tantos aumentos, duas palavras vêm de imediato à mente de qualquer pessoa: 'por que'? Por que tantos reajustes? Por que o etanol sobe junto com a gasolina? Por que a Petrobras não atua em prol do brasileiro nessa hora de crise?

    E a questão mais dramática: será que o preço vai subir ainda mais? Conversamos com economistas e especialistas da área de energia que confirmam: sim, a tendência é que a Petrobras faça mais reajustes nos próximos meses.

    Neste 9º episódio do O Que a Bahia Quer Saber, respondemos às perguntas mais comuns dos brasileiros sobre combustível e trazemos dicas de como economizar nesse momento difícil, com orientações de Antônio Meira Jr., editor de veículos do CORREIO.

    • 39 min
    Ep. 8: Salvador a 9º C? Conheça a história do frio na Bahia

    Ep. 8: Salvador a 9º C? Conheça a história do frio na Bahia

    Você consegue se imaginar acordando numa Salvador a 9,5º C? Acredite, mas essa temperatura já foi registrada pelo INMET. Seria possível isso? Aliás, qual foi o inverno mais rigoroso da capital baiana? É comum termos frio por aqui abaixo dos 20º C?

    Não é muito habitual associar isso ao nosso estado mas faz, sim, muito frio na Bahia. Em algumas cidades da Chapada Diamantina, chega a bater 5º C de sensação térmica! Mas também causa susto no Oeste, onde o termômetro chega a bater 10º C!

    Nesse episódio, te convidamos a esfregar as mãos, botar um casaquinho e conhecer as curiosidades e a história do frio na Bahia. Quais foram as menores temperaturas registradas na história? Será que já teve geada - ou até neve - no nosso estado?

    E mais: como é a vida de quem vive nas cidades mais frias da Bahia? Conhecemos histórias de pessoas que já passaram verdadeiros perrengues a quase 2 mil metros de altitude. E o mais curioso: tem gente que adora correr no frio, subindo as serras. É tradição!

    • 39 min
    Ep. 7: De Gonzaga aos Barões: como o forró foi mudando ao longo dos anos

    Ep. 7: De Gonzaga aos Barões: como o forró foi mudando ao longo dos anos

    Se você tem pelo menos 30 anos, com certeza já perdeu a voz - ou o quadril - num show de Magníficos, Mastruz com Leite, Calcinha Preta, Limão com Mel e tantas outras bandas de forró estilizado. Mas será que é forró mesmo?

    Antes dos Barões da Pisadinha, o fenômeno nordestino que tomou conta do Brasil foi o chamado 'forró estilizado' ou 'eletrônico'. A moda surgiu nos anos 1990, inspirada no Axé Music: bandas-empresas enormes, que comandavam cinco horas de show, revezando cantores.

    Esses grupos levaram o forró de volta ao topo, após décadas de ostracismo das rádios e TVs. Mas será que aquilo era realmente forró? Aliás, vale o mesmo questionamento para o fenômeno do piseiro (ou pisadinha): será que merece o título do gênero nordestino mais conhecido?

    Nos anos 80, o que teve algum destaque foi o chamado 'forró malícia'. Sabe aquelas músicas sem tanto foco no ritmo, muito mais voltados para as letras cheias de duplo-sentido? "Ele tá de olho na boutique dela", "Tico mia na sala", "Nunca vi umbu ser tão azedo", entre outras. Era forró?

    Em mais um episódio especial do podcast O Que a Bahia Quer Saber, conversamos com os músicos Celo Costa, Targino Gondim e Adelmário Coelho para entender como o legado deixado por Luiz Gonzaga virou Sandro Becker, Calcinha Preta, Pisadinha e por aí vai.

    • 39 min
    Ep. 6: Nem tudo é forró! Você sabe diferenciar xote, baião, xaxado e arrasta pé?

    Ep. 6: Nem tudo é forró! Você sabe diferenciar xote, baião, xaxado e arrasta pé?

    Você bate no peito e diz que 'aqui é Nordeste, né'? Anda morrendo de saudade do São João, né? Mas, diga aí: sabe diferenciar xote de baião? Sabe de onde veio a dança do xaxado? Sabe quando é a hora de puxar um arrasta pé ou um galope?

    Então não perca tempo: aproveite que esse ano novamente (e infelizmente) não tem São João para fazer um intensivo sobre os ritmos nordestinos e arrase em 2022 - quando essa ausência junina, se tudo der certo, terá fim.

    Nesse episódio especial do O Que a Bahia Quer Saber, conversamos com os músicos Celo Costa, Targino Gondim e Adelmário Coelho para tirar todas as dúvidas e entender as diferenças entre os vários ritmos do assim chamado forró - que, inclusive, é um dos estilos!

    Sobretudo uma mergulha em nossa cultura nordestina: nossas origens europeias, indígenas e africanas; a relação do cangaço com as danças típicas, quais os instrumentos que não podem faltar nos ritmos típicos.

    Além disso, trazemos uma seleção de músicas clássicas para você entar no clima do São João. É só dar o play ;)

    • 33 min
    Ep. 5: Pisadinha, o fenômeno nascido na Bahia que ameaça o sertanejo

    Ep. 5: Pisadinha, o fenômeno nascido na Bahia que ameaça o sertanejo

    Com certeza você já ouviu falar nos Barões da Pisadinha. Se não conhece - perdoe a sinceridade - é porque você estacionou em 2019. A banda baiana é o maior fenômeno dos players de música na internet, e ameaça desbancar até o sertanejo universitário.

    Mas você já ouviu falar nos Balões da Pisadinha? E nos Patrões da Pisadinha? Tudo bem, esses grupos são um claro sinal de que a pisadinha é mesmo um fenômeno. Milhares de músicos em todo o país estão se jogando no estilo para tentar brilhar.

    Você, que é baiano ou baiana, sinta orgulho: a pisadinha nasceu na Bahia, há quase 20 anos, em Monte Santo. Nesse programa, encontramos o criador do ritmo, lembramos a história do 'piseiro' e como ele chegou ao auge apenas agora, depois de tanto rodar e rodar.

    E, para você que não conhece nada de pisadinha, fique tranquilo ou tranquila: esse programa traz um dossiê para você ficar 100% atualizado. Depois é só escutar a playlist que preparamos especialmente para o tema ;)

    • 37 min

Top Podcasts In News