
79 episodes

Ondas Impressas Tânia Galluzzi
-
- Business
O seu podcast sobre o universo da impressão
-
Quadrinhos no Brasil
Em 2022 houve um ligeiro crescimento no número de títulos de quadrinhos lançados no Brasil, passando 2.130 em 2021 para 2.262 títulos no ano passado, sendo que uma única editora, a Panini, é responsável por mais de 50% desse total.
Esses números estão no Relatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de Quadrinhos. Com o objetivo de divulgar a produção impressa de quadrinhos no Brasil, o relatório traz dados relevantes sobre preço, origem das produções e os gêneros mais publicados.
Para repercutir esses resultados, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com o próprio autor do estudo, Lucio Luiz, jornalista, doutor em Educação, roteirista e editor-chefe da Marsupial Editora, e com o Jota Silvestre, jornalista especializado em cultura pop e eventos corporativos.
A dupla fala sobre o aumento no número de títulos, a mudança no formato das publicações com a migração dos quadrinhos das bancas para as livrarias e sobre a alta qualidade da produção gráfica das histórias em quadrinhos nacionais.
Convidados neste episódio:
Lucio Luiz, Marsupial Editora (00:08:30) Jota Silvestre, cultura pop (00:8:30)Para saber mais:
QuadrinhopédiaRelatório Quadrinhopédia do Mercado Editorial Brasileiro de QuadrinhosAtirei o Pau no Gato e Outras Histórias de TerrorOs Santos e Confinada - Leandro Assis e Triscila OliveiraPássaros - LarkRecomendados
Bendita CuraMis MarvelBrega StoryComo fazer amigos e enfrentar fantasmasondasimpressaspodcast@gmail.com
Insta - @ondasimpressas
LinkedIn - Ondas Impressas
X - @ondasimpressas
YouTube - @ondasimpressas -
Conteúdo patrocinado: novas soluções para o segmento label
Muitas vezes o empresário do segmento de rótulos e etiquetas reconhece que precisa investir no digital, sabe dos atributos da tecnologia, porém olha para a sua demanda e percebe que a conta não fecha.
Ciente dessa necessidade, a VinilSul acaba de criar uma nova divisão, a VS Labels, focada em soluções de impressão industrial para esse mercado. Com parceiros como o grupo Monotech, da Índia, e sua divisão Jetsci Global, e a coreana Anytron, a VS Labels está oferecendo sistemas digitais a preços competitivos para cobrir essa lacuna.
Quem conta essa história é Marcelo Fontes, gerente regional da VS Labels, em conversa com a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa. Ele fala da criação dessa nova unidade de negócios e detalha os equipamentos que estão chegando, como a Any-Press, impressora de entrada, rolo a rolo, cinco cores, incluindo o branco, e a Jetsci dSpark, que faz o embelezamento digital.
E tem promoção especial!
O ouvinte do Ondas que entrar em contato com a VinilSul pelo fone (41) 9993-3045 ou mandar um email para marcelo.fontes@vinilsul.com.br e mandar o link do EP14 vai ter 5% de DESCONTO na aquisição de um PLOTTER DE RECORTE AUTOMÁTICO para rótulos e etiquetas.
Convidado neste episódio:
Marcelo Fontes, gerente regional da VS Labels (00:01:05)Para saber mais:
Linha VS Labels para rótulos e etiquetas
Site: www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram - @ondasimpressas
LinkedIn - Ondas Impressas
X - @ondasimpressas
YouTube - @ondasimpressas -
O papel na cabeça do brasileiro
A indústria do papel e da impressão ainda é cerca por mitos sobre o impacto do papel no meio ambiente. Um dos principais é mais nefasto é a crença de que o consumo de papel provoca desmatamento.
Pesquisa realizada neste ano a pedido da organização Two Sides revela que 71% dos consumidores brasileiros acreditam nisso, sendo que há muitas décadas toda a produção de celulose e papel no Brasil é feita a partir de árvores plantadas para esse fim!
Para discutir a visão do brasileiro em relação à comunicação impressa, o papel, as embalagens e os produtos de higiene trazida pela pesquisa Two Sides Trend Tracker, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e América Latina. Ele enfatiza que a cadeia produtiva precisa fazer mais para comunicar à sociedade a real pegada ambiental do papel.
Apesar de apontar o alto nível de desinformação, há pontos a serem comemorados, como o fato de 64% dos entrevistados preferirem ler livros impressos e de que 58% dos consumidores considerarem as embalagens em papel melhores para o meio ambiente.
Convidado neste episódio:
Fabio Mortara, presidente de Two Sides Brasil e AL (00:06:43)Para saber mais:
Pesquisa Two Sides Trend TrackerSite: www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram - @ondasimpressas
LinkedIn - Ondas Impressas
Twitter - @ondasimpressas
YouTube - @ondasimpressas -
Inteligência Artificial e o universo da impressão
A Inteligência Artificial está entre nós há tempos e a cada dia surgem novas ferramentas, muitas surpreendentes como as generativas, tema de discussão em todo mundo depois do lançamento do ChatGPT.
Neste episódio, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa abordam a IA como uma ferramenta a serviço da produtividade e da eficiência na indústria da impressão.
Quem confirma isso é o Felipe Salles, diretor comercial e representante da quarta geração no comando da Mācron, gráfica paulista que está no mercado há 75 anos e atende sobretudo o segmento farmacêutico com embalagens em papelcartão.
Ele fala sobre a aplicação da IA na produção, a tentativa de uso da tecnologia na prospecção de clientes e, de quebra, comenta sobre a performance da Mācron neste ano e as perspectivas para 2024.
E ainda tem dicas de apps de IA para facilitar a rotina de trabalho.
Convidado neste episódio:
Felipe Salles, Mācron (00:12:06)Para saber mais:
Fotografia reinventada - Perfil Chico Audi na Revista Abigraf 316 abr/junTome.app MagicSlidesAskVideo.aiTacTiqPower BISite: www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram - @ondasimpressas
LinkedIn - Ondas Impressas
Twitter - @ondasimpressas
YouTube - @ondasimpressas -
Obsolescência versus produtividade
Pesquisa recente da Confederação Nacional da Indústria, CNI, revelou que a idade média dos equipamentos na indústria de impressão é de 17 anos. Trata-se de uma das médias mais altas entre os 30 setores analisados.
A indústria de impressão também está no grupo dos segmentos com maior potencial de renovação de suas máquinas, ou por estarem no limite do ciclo de vida recomendado pelo fabricante ou por já terem ultrapassado esse limite.
Esse cenário é crítico porque equipamento antigo pode comprometer a corrida pela produtividade. Máquinas desatualizadas dão mais problema, têm maior custo de manutenção, sem falar na dificuldade de integração com sistemas mais modernos, que carregam os conceitos da indústria 4.0 e consomem menos recursos naturais.
Para destrinchar esse assunto, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Maria Carolina Marques, gerente de Estratégia e Competitividade da CNI e uma das responsáveis pela elaboração da sondagem Idade e Ciclo de Vidas das Máquinas e Equipamentos no Brasil. A pesquisa envolveu 2.038 indústrias de todo o país e foi realizada na primeira quinzena de junho de 2023.
Convidados neste episódio:
Maria Carolina Marques, CNI (00:14:34)Para saber mais:
Sondagem Especial - Idade e Ciclo de Vida de Máquinas e Equipamentos no BrasilSite: www.ondasimpressas.com.br
Email: ondasimpressaspodcast@gmail.com
Inscreva-se nos nossos canais
Instagram - @ondasimpressas
LinkedIn - Ondas Impressas
Twitter - @ondasimpressas
YouTube - @ondasimpressas
-
O imbróglio dos livros didáticos em SP
Há pouco mais de duas semanas o mercado editorial e os profissionais da educação foram surpreendidos com a recursa de São Paulo em receber os livros do Programa Nacional do Livro Didático, o PNLD 2024, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano, abrindo mão de R$ 120 milhões em recursos federais.
Alegando que as obras do MEC são rasas e desatualizadas, o secretario da educação, Ricardo Feder, disse inicialmente que o livro impresso seria substituído por conteúdo digital, apresentado em slides. Diante da reação negativa, ele alegou que as escolas poderiam imprimir o material para os alunos que desejassem, depois que a secretaria seria responsável pela impressão e, então, o governador anunciou que as escolas receberão livros produzidos e impressos pela própria Secretaria Estadual de Educação, acompanhados de material digital.
A decisão afeta mais de um milhão de alunos e todo o universo do livro didático. Para discutir o assunto, a jornalista Tânia Galluzzi e o consultor Hamilton Costa conversam com Ângelo Xavier e João Scortecci. Ângelo é diretor geral da Editora Moderna e presidente da Abrelivros, Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais. Scortecci é fundador do Grupo Editorial Scortecci e presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, Abigraf-SP.
Convidados neste episódio:
Ângelo Xavier, Moderna, Abrelivros (00:07:47)João Scortecci, Grupo Editorial Scortecci, Abigraf-SP (00:33:23)Para saber mais:
SP abre mão de verba para material didático e usará só livro digital a partir do 6º anoGoverno de SP não terá livros didáticos físicos nas escolas a partir de 2024Após defender material 100% digital, secretário diz que SP não aderiu ao PNLD porque livros do MEC não podem receber anotações de alunosEntenda como serão os livros que o governo Tarcísio quer entregar às escolasRelatório UNESCO