10 episodes

A internet foi um erro!

Trepa Muleke Trepa Muleke

    • News
    • 5.0, 1 Rating

A internet foi um erro!

    Trepa na Quarentena – 3

    Trepa na Quarentena – 3

    O futuro ao Covid19 pertence! Mas qual é esse futuro mesmo de verdade ninguém sabe. O que temos de perspectivas agora não é bom, mas pensando que pode ser muito pior se não for tão pior vai ser bom pra caralho. Assim esperamos, e vamos rolar na grama felizes leves e soltos bebendo cerveja ao sol e abraçando todo mundo quando tudo acabar bem. Se bem que a história nunca acaba, nós sim. Foi com esse soturno espírito inquisitivo e especulador que fizemos mais um Trepa na Quarentena, falando sobre indefinições e possibilidades e iniciando – ou continuando – uma mirada trepística nos cenários que nos esperam e que faremos (embora não como queremos, já dizia o velho Karl). A fisiologia do vírus, o exoesqueleto da política internacional, o hemograma da ciência e da tecnologia, uma radiografia da briga entre os poderes locais, uma tomografia das relações Norte-Sul. O Trepa se indaga o que vai acontecer com as populações e países mais pobres se o vírus for regionalmente vencido mas se tornar globalmente operante. Também discute e condena o blame game dos líderes mundiais enquanto fica encafifado com o fato de o Estado de Bem-Estar Social estar tão em alta (bem-vindo Merval Pereira?). Tá tudo muito estranho e só nos resta confundir um pouco mais enquanto espera que o mundo se desenrole um pouco. Ao fundo, os agridoces do Bad Religion.

    • 1 hr 51 min
    Trepa na Quarentena – 2

    Trepa na Quarentena – 2

    Mandetta, Mandetta, Mandetinha… Resista, ouvinte, a essa introdução escatológica do Trepa na Quarentena e ouça a nossa discussão sobre o ministro mais polêmico do Brasil. O ministro que é quase uma unanimidade entre os adversários e cada vez mais odiado pelos seus parceiros. O doutor que o presidente, aquele que não se sabe se exerce de fato tanto a presidência quanto exerce a parceria com o SARS-CoV-2, não consegue demitir. Estávamos anestesiados por mais um pronunciamento do genocida em chefe, e grogues de gráficos sobre mortes, quando tentamos refletir se é uma boa ou não ter o coletinho do SUS fazendo coletivas todos os dias, mais liso que álcool-gel 70% com aloe vera. E a relação dos estados e municípios com a federação? Quem segura a onda e quem tá ligando o foda-se? Falamos sobre isso no Brasil e no mundo, apontando o quanto no escuro estamos com relação a dados sobre o que afinal está acontecendo. A gente liga a TV e vê a Seleção de 82 jogando, isso é bacana, mas o resto não tá fazendo muito sentido. Mas não, não ouvimos Moraes Moreira como pode parecer. Ele ainda estava entre nós então fomos de Infectious Grooves mesmo.

    • 1 hr 39 min
    Trepa na Quarentena – 1

    Trepa na Quarentena – 1

    E não é que o mundo tá acabando antes mesmo do Trepa, esse falso ponta-esquerda zumbi, ressuscitar? O que nos aguarda, caríssimas, caríssimos e caríssemes? Nada será como antes, um outro mundo é possível ou o bom filho à casa torna? Oh, no, no, please, God, help me, já dizia nosso amigo Ozzy Osborne, que foi o que ouvimos nesse inesperado encontro virtual às vésperas do aniversário do Golpe Militar. Pensando na encruzilhada que nos metemos e rejeitando falsas dicotomias, conversamos sobre as soluções apresentadas para a crise e empurradas na nossa goela abaixo. Claro que as tecnologias digitais e cibernéticas são o item número 1 no menu apresentado, nesse cenário de pandemia que mais parece um sonho molhado do Capitalismo de Vigilância. Mas tem também a tão esperada renda básica e o ocaso do neoliberalismo hiper-financeirizado dos mercados agora de joelhos. Será que ele volta? Se cuidem, cuidem dos outros, fiquem em casa e ouçam a gente.

    • 1 hr 42 min
    Trepa Muleke – 64

    Trepa Muleke – 64

    Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim do podcast Trepa Muleke… Sim, amigas, amigos e amigues, o trepa está indo embora. Já deu, ninguém aguenta mais essa zona e às vezes é melhor simplesmente recomeçar, pois um novo trepa está para chegar. Mas, enquanto o novo não vem, seguimos com aquele mais do mesmo com o qual já estamos acostumados, aquela balbúrdia inebriada sem compromisso com o acerto. Falando em desacerto, o celerado em chefe do Império simplesmente matou o general mais bem quisto do Irã, fazendo com que o mundo já tenha pesadelos com uma possível nova guerra. Uma hipótese é que o laranjão tenha seguido os métodos bolsonaristas e tenha mandado uma cortina de fumaça perigosa para distrair os estadunidenses do impeachment. Outra pauta quente é a debatida relação entre 2013 e a CIA. Hipótese coerente historicamente ou cortina de fumaça para a culpa do PT? E o Lula? Ou será que a CIA já terceirizou tudo e quem tá pautando é a Cambridge Analytica? Falamos um pouquinho de novos emails vazados por ex-funcionários da empresa e muito sobre a atuação da companhia sob a luz de matérias já publicadas e do filme Privacidade Hackeada. E discutimos como o assunto Inteligência Artificial ressurgiu e tem sido ressignificado como a grande coisa que vai mudar tudo ao mesmo tempo agora nos próximos anos. Basicamente uma geringonça com nome charmoso, tipo o que o Marcelo Freixo quer fazer no Rio de Janeiro. Especulações eleitorais geringoceiras como as conversinhas Dino-Huck fecham a tampa do caixão dessa conversa, que rolou na tarde do último sábado. Para deleite das bombas de Trump, o som foi da banda de prog metal iraniano Integral Rigor.

    • 1 hr 44 min
    Trepa Muleke – 61

    Trepa Muleke – 61

    As Grandes Guerras Religiosas Trepa Muleke. Não, não foi por causa disso que brigamos, nessa hora a gente tava bem de boa e até nosso membro ilumino-popperiano fez uma reza para a Nhá Chica enquanto ajoelhava para Carl Sagan. Sério, teve a história do Padre Rodolfo, o polonês de São José dos Campos. Afinal, a gravação rolou no 12 de outubro, que por sinal é o dia da chegada de Colombo nas Américas. Talvez seja por isso que o pau tenha quebrado quando falamos sobre o Equador, Lênin Moreno e o medo e a validade da voz das ruas, com direito a muita psicodelia argumentativa, dedo nos olhos e gritaria. Afinal, como foi lindamente dito, “somos reféns de nossa imaginação”, mas, no caso, essa frase se aplicou ao momento autocrático brasileiro, em que o pau já está comendo, a opressão é institucional e cotidiana, mas parece que não nos demos conta porque tá faltando algum tipo de aviso oficial. Ainda que nosso maníaco em chefe já tenha declarado que o Brasil tem inimigos internos e externos. No quesito imagens mentais espúrias, inclusive, ele tem usado o reductio ad venezuelum para botar a culpa das manchas de petróleo que estão chegando e a imprensa vai embarcando. Não aqui!, caras e caros ouvintes, aqui tem informação sobre a cientificidade do CSI petróleo, uma investigação sobre origens genéticas. Informação precisa, ainda que este programa não tenha compromisso com o acerto. Tanto é que chamamos a banda do saudoso Ginger Baker de airplane e não de Ginger Baker’s Airforce, que é o correto. Mas o som rolou direitinho, Mr Baker tocando também com Fela Kuti e com os meninos do Cream.

    Trepa Muleke – 60

    Trepa Muleke – 60

    O ar no Brasil está irrespirável. E foi sob as névoas da fumaça ocre da Região Metropolitana de Campinas fazendo ante-sala para um aparição do Godzilla que o podcast mais bissexto da Internet retorna aos seus ouvidos. Saudando a arte sutil do Facada FEST e a poesia sonora de Cérebro de Galinha e Chico Doido HC a mesa começa debatendo as estripulias ambientais do clã presidencial e os projetos militares de destruição ocupante da Amazônia. Nos próximos dias aquele que tem se alimentado de comida pastosa — por recomendação médica, dizem — vai lá falar (sic) na ONU. Lógico que vai produzir vergonha, assim como a ministra Damares, que recentemente esteve no Foro da Hungria, um convescote de gente branca e retrógrada cuja participação brasileira foi financiada com dinheiro público. Mas a elite brasileira/financista, embora se envergonhe, não parece se importar de fato, desde que o desmonte do Estado lhes renda uns caraminguás. Assim sendo, 2023 é logo ali? Devemos já fazer cálculos eleitorais para quando o Sol puder surgir de novo? Falamos um pouquinho do Direitos Já e de loucura, loucura, loucura. Soltamos até uma ideia de reality show eleitoral que vai revolucionar a democracia brasileira. Inclusive, a propósito, seriam nossos hermanos argentinos um bom exemplo de estratégia sagaz da esquerda que vai retornar ao poder? Parte da mesa já dá a Cristina  e seu cabeça de chapa que mal conhecemos mas já curtimos como favas contadas. Parece que o pêndulo volta, mas ô treco demorado.
          
    Por que Maduro não cai?
    Com Damares, “Cúpula da Demografia” ataca ONU, feminismo e homossexuais
    https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2019/09/21/com-damares-cupula-da-demografia-ataca-onu-feminismo-e-homossexuais.htm
    Contagem regressiva para revanche peronista nas eleições argentinas
    https://telegra.ph/Contagem-regressiva-para-revanche-peronista-nas-elei%C3%A7%C3%B5es-argentinas-09-23
    Grupo usou whatsapp para convocar “dia do fogo” no Pará
    https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2019/08/grupo-usou-whatsapp-para-convocar-dia-do-fogo-no-para.html
    Nuvem de fumaça em São Paulo despertou interesse mundial de buscas por queimadas na Amazônia
    https://oglobo.globo.com/sociedade/nuvem-de-fumaca-em-sao-paulo-despertou-interesse-mundial-de-buscas-por-queimadas-na-amazonia-23908808


    Paranoia com invasões, indígenas, quilombolas e ambientalistas alimenta proposta para ocupar uma das partes mais preservadas da Amazônia no Pará.



    https://theintercept.com/2019/09/19/plano-bolsonaro-paranoia-amazonia/







    Sem Brasil, cúpula da ONU faz pressão mundial contra crise climática https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/22/internacional/1569181752_077318.html







    O porta-voz do Nordeste para discursar na ONU https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2019/09/o-porta-voz-do-nordeste-para-discursar-na-onu.html







    Bolsonaro prepara a venda das empresas que possuem dados de toda população brasileirahttp:// https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/03/politica/1567476882_349945.html

    • 1 hr 10 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
1 Rating

1 Rating

Top Podcasts In News

Listeners Also Subscribed To