
28 episodes

ZONA ZERO ZERO
-
- Education
É em tom de conversa que o ZONA ZERO aproxima os ouvintes dos desafios da sustentabilidade, desconstruindo os mitos e ajudando a compreender os factos. De ambientalistas para o cidadão comum, são episódios quinzenais que descomplicam o “falar sobre ambiente” e prometem criar um impacto positivo na mudança de comportamento.
Website: www.zero.ong
_________
Autoria: Associação Ambientalista ZERO
Música: Eletric Man (https://songwhip.com/electricman)
Imagem: Raquel Soares (https://www.linkedin.com/in/raquelfsoares/)
-
T1 – Ep.28 | Commodities: estarão Portugal e a União Europeia a lutar por um comércio global justo?
No episódio de hoje, vamos olhar para as commodities, ou seja, bens primários como o petróleo, carvão, minérios, madeira, mas também produtos agrícolas como o trigo, cacau, o café ou o algodão. E, à medida que as economias dos países de origem destes bens se integram no mercado global, a poluição e a destruição da biodiversidade e dos recursos naturais, bem como a violação de direitos humanos aumenta.
Como se ligam as commodities ao nosso consumo quotidiano? E como impactam ecossistemas e comunidades em todo o mundo? Perante este cenário, o que pode ser feito ao nível da UE e de Portugal? Estarão estas partes a lutar por um comércio global justo?
Gravámos este episódio à data da aprovação histórica do Regulamento Europeu para Produtos Livres de Desflorestação, por parte do Conselho Europeu, pelo que será ainda mais interessante ouvir as respostas de Nuno Forner, da ZERO, que regressa ao podcast.
Referências do episódio:- Comunicado de imprensa da ZERO a propósito da aprovação do Regulamento: https://zero.ong/blog/noticias/zero-satisfeita-pelo-regulamento-europeu-para-produtos-livres-de-desflorestacao-ser-finalmente-uma-realidade/
- TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo, onde se encontra a petição referida: https://www.plataforma-troca.org/
- Projeto Trase: https://www.trase.earth/ -
T1 – Ep.27 | Mercados Voluntários de Carbono: greenwashing ou verdadeira ação climática?
O episódio de hoje, vamos falar do projeto de lei proposto pelo governo português a propósito dos mercados voluntários de carbono. Esta proposta esteve em consulta publica até ao passado dia 10 de abril e procura dar o enquadramento para a criação de um mercado voluntário de carbono a nível nacional, que permita certificar projetos sustentáveis em território português para captar investimentos provenientes de entidades que queiram compensar as suas emissões de carbono.O que são compensações de carbono? Como funcionam os mercados de carbono, e o que se pretende? Quais os possíveis riscos e vantagens?Rita Prates, da ZERO, é a convidada para responder a estas e outras questões.
Referências do episódio:- Posição da ZERO sobre a proposta dos mercados voluntários de carbono: https://zero.ong/noticias/proposta-de-mercado-voluntario-de-carbono-nao-garante-remocoes-seguras-e-permanentes-de-carbono-da-atmosfera/- “Carbon Offsets: Last Week Tonight with John Oliver (HBO)”: https://www.youtube.com/watch?v=6p8zAbFKpW0 -
T1 – Ep.26 | Poluição sonora: conseguiremos evitar que seja a próxima grande crise de saúde pública?
No episódio de hoje, vamos falar sobre aquela que poderá ser a próxima grande crise de saúde pública. Captámos a sua atenção? No próximo dia 26 de abril, assinala-se o Dia Internacional de Sensibilização para o Ruído, uma data que foi criada para alertar para o facto de o ruído estar a converter-se num grave problema de saúde pública. A seguir à poluição do ar, a poluição sonora é a que tem mais impacto na saúde e na vida das pessoas a curto e a longo prazo, mas muitas vezes é subestimada e negligenciada. 20% da população residente em Portugal Continental está exposta a níveis sonoros que induzem perturbações no sono.
Quais as maiores fontes de ruído? A partir de que ‘volume’ é considerado poluição? O que está a ser feito?
Francisco Ferreira, da ZERO, é o convidado para responder a estas e outras questões.
Referências do episódio:- Consulta de mapa de ruído de cada município: https://apambiente.pt/ar-e-ruido/mapas-municipais-de-ruido-e-mapas-estrategicos-de-ruido
- Aplicações para medição de ruído: nas app stores, pesquisar por “decibel”. -
T1 – Ep.25 | Como podemos melhorar a integração do automóvel na economia circular em Portugal?
Neste episódio, vamos falar sobre o automóvel e a economia circular, numa perspetiva da gestão dos resíduos que este meio de transporte gera. A propósito deste tema, a ZERO lançou no ano passado a campanha Resiauto, dirigida a condutores e empresas, e que se foca na boa gestão dos automóveis, tratando temas como a prevenção da sua produção, passando pela reutilização/reciclagem ou tratamento de diversos componentes como óleos usados, baterias, pneus, gases de refrigeração ou peças usadas e, finalmente, abordando a gestão do veículo quando chega ao seu fim de vida.
Qual o potencial de reutilização e reciclagem de alguns destes componentes? Qual o destino final a dar a alguns deles? Como funciona o mercado das peças retiradas dos veículos em fim de vida?
Referências do episódio:- Campanha ResiAUTO: https://resiauto.zero.ong/ - Site da Agência Portuguesa do Ambiente (www.apambiente.pt) – para consulta dos resíduos/fluxos especiais/(Óleos Usados, Pneus Usados, Resíduos de Pilhas e Acumuladores e Veículos em Fim de Vida)
- https://www.sogilub.pt/
- https://www.valorcar.pt/
- https://www.valorpneu.pt/ -
T1 – Ep.24 | Portugal precisa de mais agricultura de regadio?
Neste episódio vamos retomar a agricultura. Desta vez, falaremos especificamente da agricultura de regadio. E porquê? Porque a tendência para desertificação em Portugal continental aumenta, a precipitação diminuiu 15% na Península Ibérica nos últimos 20 anos, a disponibilidade de água em Portugal diminuiu 20% neste período e… do outro lado da ‘corda’, temos uma agricultura com consumos de água crescentes. Sabia que a rega constitui mais de 70% dos volumes de água captada? A superfície agrícola regada cresceu 20% nos últimos 10 anos.
Perante este aparente paradoxo, não será preciso pensar um caminho diferente para o investimento público? Será que Portugal precisa de mais regadio?
Referências do episódio:- Projeto MEDwater: https://zero.ong/accoes/medwater/- Recomendação do livro “Rainwater Harvesting for Drylands and Beyond” de Brad Lancaster -
T1 – Ep.23 | Pode o Comércio Europeu de Licenças de Emissão ser um instrumento central para alcançar os objetivos climáticos da União Europeia?
Neste episódio, vamos cruzar uma dimensão económica com o cumprimento dos objetivos climáticos. E qual o resultado? Um mercado de licenças de emissão. Lançado em 2005, é um instrumento da União Europeia que foi criado para limitar as emissões dos setores que mais poluem e, ao atribuir um custo para tal, utilizar as receitas para promover a transição energética.
Na teoria, parece um modelo eficaz, mas sê-lo-á realmente? Como são fixados os preços das licenças de emissão? Em Portugal, de que forma são aplicadas as receitas que provêm deste mercado? Para nos ajudar a desconstruir este tema, vamos estar à conversa com Ana Müller, da ZERO.
Na teoria, parece um modelo eficaz, mas sê-lo-á realmente? Como são fixados os preços das licenças de emissão? Em Portugal, de que forma são aplicadas as receitas que provêm deste mercado? Para nos ajudar a desconstruir este tema, vamos estar à conversa com Ana Müller, da ZERO.
Referência do episódio:
https://carbonmarketwatch.org/publications/eu-ets-101-a-beginners-guide-to-the-eus-emissions-trading-system/