1,198 episodes

Procuramos desenvolver "uma comunidade que ama Deus e ama pessoas", onde aprendemos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus como referência. Aqui pode ouvir as mensagens bíblicas, devocionais, palestras e reflexões produzidos pela nossa comunidade. Somos Meeting Point, a Igreja Baptista do Estoril, Cascais, Portugal.

Meeting Point podcasts Meeting Point

    • Religion & Spirituality

Procuramos desenvolver "uma comunidade que ama Deus e ama pessoas", onde aprendemos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus como referência. Aqui pode ouvir as mensagens bíblicas, devocionais, palestras e reflexões produzidos pela nossa comunidade. Somos Meeting Point, a Igreja Baptista do Estoril, Cascais, Portugal.

    #73 até Cristo

    #73 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    Anunciei-vos o evangelho de Deus, sem exigir nenhum salário. Rebaixei-me para que pudessem elevar-se. Acham que fiz mal? Enquanto estive a trabalhar no vosso meio, outras igrejas pagaram o meu sustento. Quase se podia dizer que as explorei para poder servir-vos. Mas enquanto aí estive, mesmo se me faltava alguma coisa, nunca incomodei ninguém. Os crentes que vieram da Macedónia é que me socorreram dando-me o que faltava . Não vos quis ser pesado, nem o quero vir a ser. Pela verdade de Cristo que está em mim, não quero perder essa honra em nenhuma região da Acaia. E por quê? Porque não vos tenho amor? Deus bem sabe! Mas procedo assim e hei de continuar a proceder. Não quero dar ocasião para se orgulharem aqueles que julgam ter as mesmas razões que eu tenho. Esses tais são falsos apóstolos, trabalhadores mentirosos, e disfarçados em apóstolos de Cristo. Não é de admirar, pois até o próprio Diabo se disfarça de anjo de luz! Por isso não é nada de extraordinário que eles, que na realidade estão ao serviço do Diabo, se disfarcem em pessoas que trabalham na realização da vontade de Deus. Mas eles terão o fim que as suas obras merecem.
    2 Coríntios 11.7-15







    devocional



    A autenticidade do testemunho cristão não assenta na beleza das palavras que possam ser debitadas ou da eloquência dos discursos produzidos. Ninguém atesta a sua idoneidade espiritual mediante a apresentação de uma rechonchuda folha salarial. Tentar credibilizar a fé à boleia dos bens materiais é um disparate pegado e um atentado à pureza do Evangelho. Antes incompreendido, e até menosprezado, por servir gratuitamente; do que gabado pelo valor das ofertas recebidas. Partilhe-se o amor de Deus desinteressadamente. Dê-se a conhecer o Seu favor sem esperar nada em troca. Escolha-se o trilho da humildade ao invés da via da vaidade. Sobressaia-se pelo que recheia o coração e não a carteira. Haja dignidade para aliviar o outro, jamais para o sobrecarregar. Caminhe-se de consciência leve diante de Deus, tudo fazendo para não pesar o próximo. Desmascare-se os maledicentes e os intrujões seguindo Jesus de forma casta. Contraponha-se a ganância com generosidade. Responda-se à farsa com transparência. Enfrente-se os comportamentos enviesados com a verticalidade de Cristo. Vença-se o mal com o bem. Tanto mais que no fim de tudo é a Deus que se prestarão as contas finais e Ele sabe bem qual a motivação de cada um.
    - Jónatas Figueiredo

    • 3 min
    #72 até Cristo

    #72 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    Gostava que me suportassem um pouco mais, mesmo que eu vos pareça insensato. Tenham paciência! O interesse que tenho pelo vosso bem-estar é tal que chego a ter ciúmes, em nome de Deus. São como uma noiva pura que dei em casamento a um único homem, que é Cristo. Mas tenho receio que se corrompam no entendimento e abandonem a simplicidade e a pureza da fé em Cristo, assim como Eva foi seduzida pela astúcia da serpente . Pois são capazes de aceitar alguém que vos vá falar de um Jesus diferente daquele que vos anunciámos; e são capazes de dar acolhimento a um espírito diferente daquele que já receberam ou a um evangelho diferente do que já aceitaram. Ora eu acho que não sou nada inferior a esses tais grandes apóstolos . Talvez eu seja pobre em palavras, mas não em sabedoria. Em todas as coisas vos tenho dado provas disso.
    2 Coríntios 11.1-6







    devocional



    Ninguém gosta de ser enxovalhado. É duro enfrentar comentários depreciativos. Custa imenso sentir na pele ferradelas mordazes. Dói a dobrar quando a ostracização vem de quem tentamos ajudar a caminhar perto de Deus. Triplica se feita por pessoas que já conhecem Jesus. Sofre-se ao receber ingratidão como moeda de troca à generosidade semeada. A verdade é que acontece. O amor expresso nem sempre é retribuído. A seriedade colocada em gestos e palavras é, tantas vezes, mal interpretada. O interesse manifesto pelo bem estar espiritual de terceiros, aqui e acolá, desconsiderado. Mas nenhuma tristeza suplanta o aperto sentido no coração por ver gente preciosa a estampar-se na fé. É aflitivo quando alguém se distancia da pureza que Deus requer. Surge a inquietação ao constatar que os sentidos e valores se inverteram e se patenteia um afastamento “da simplicidade que há em Cristo.” Nessas ocasiões, só resta chorar, orar, amar e servir. Pregue-se com a própria vida que apenas em Jesus há satisfação completa. Sabendo que fora d’Ele só se encontra sofrimento, urge evidenciar no dia a dia que Ele, sim, é a fonte de esperança, paz e alegria.
    - Jónatas Figueiredo

    • 2 min
    #71 até Cristo

    #71 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica







    Vocês veem as coisas pela aparência. Se alguém estiver convencido de que pertence a Cristo, esse que pense bem, porque assim como ele pertence a Cristo também nós a ele pertencemos. Se eu me gloriar excessivamente na autoridade que o Senhor nos deu para vossa edificação, e não para vossa ruína, não me envergonharei. Mas não quero dar a impressão de estar a meter-vos medo com as minhas cartas. Alguns dizem: «As cartas dele são pesadas e duras, mas quando ele cá está é fraco de corpo e a sua linguagem não vale nada.» Esses que fiquem a saber que eu sou a mesma pessoa, tanto no que digo de longe, por carta, tanto no que faço quando estou presente. Claro que não ousamos comparar-nos ou a igualar-nos com aqueles que se apresentam como pessoas muito importantes, porque esses são insensatos, pois medem-se com a sua própria medida e comparam-se consigo mesmos. Não queremos orgulhar-nos desmedidamente do nosso trabalho, mas apenas na medida que Deus nos destinou, e que era a de chegar até vós. Se não tivéssemos chegado até aí, então não teríamos respeitado essa medida. Mas pelo contrário, chegámos até vós com o evangelho de Cristo. Não nos orgulhamos exageradamente do nosso trabalho, aproveitando-nos das fadigas dos outros. O que esperamos é que a vossa fé vá crescendo, e com ela a nossa influência no vosso meio, segundo a medida que Deus nos marcou. Esperamos ainda poder levar a boa nova a outras terras, para além da vossa. Assim não precisaremos de nos orgulhar do trabalho já feito por outros segundo a medida que lhes foi destinada. Aquele que quiser orgulhar-se que se orgulhe no Senhor . Pois não é aquele que se apresenta a si mesmo como muito importante que fica aprovado, mas aquele que o Senhor apresentar como tal.
    2 Coríntios 10.7-18







    devocional



    Medir os outros pela aparência é um erro crasso. Julgar alguém usando uma tabela pessoal, além de ser feio e descabido, revela uma enorme mesquinhez interior. Menosprezar o próximo por presunção de que se é mais espiritual do que ele, é sintomático da distância abissal a que, verdadeiramente, se está de Jesus. Nenhum discípulo Seu, no pleno gozo da sua sanidade espiritual, se coloca em bicos de pés face aos demais seguidores. Cristo não é mais de uns do que de outros. Ninguém tem legitimidade para, em Seu nome, segregar quem quer que seja. Rejeite-se, pois, a cultura do silêncio provocador, do amuo intencional ou da ofensa gratuita. Aprenda-se a acatar a crítica idónea, independentemente do aspecto que tenha a pessoa que a profira. Resista-se à tentação de rotular quem, de forma sustentada e frontal, denuncia comportamentos desviantes. Haja disciplina individual para não se derrapar em comparações absurdas, que apenas visam o massajar do próprio ego. Destaque-se, sim, em permanência Quem de direito: “Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor.” Até porque é mais do que sabido que “não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.”
    - Jónatas Figueiredo

    • 1 min
    #70 até Cristo

    #70 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    Eu, Paulo, que quando estou presente costumo ser delicado, mas que de longe vos trato com dureza, tenho um pedido a fazer-vos em nome de Cristo , que foi manso e humilde. Façam com que, quando eu estiver convosco, não me veja obrigado a tomar uma atitude dura contra alguns que dizem que nos guiamos por critérios humanos. Somos humanos, é certo. Mas não são humanos os nossos critérios de ação. As armas que utilizamos no combate não são apenas humanas, porque a sua força vem de Deus e deita por terra todas as fortalezas. Deitamos abaixo as ideias erradas e toda a espécie de arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus. E fazemos com que o pensamento humano obedeça a Cristo. Estamos prontos a castigar qualquer espécie de desobediência, até que a vossa obediência a Cristo seja completa.
    2 Coríntios 10.1-6







    devocional



    É indesmentível que confrontar alguém nunca será pêra doce. No entanto, a frontalidade não deve andar à boleia de conveniências e caprichos. Obviamente, há que ser coerente na crítica, seja ela presencial ou não. Além de ser recomendável fazê-la, imperiosamente, em primeira mão, é desejável que seja recheada com a “mansidão e benignidade de Cristo.” As palavras ditas ou escritas urge que sejam embebidas em amor. Podem e devem ser firmes, mas jamais despidas de sensibilidade e afecto. Esbata-se, pois, o fosso existente entre o que importa ser dito e a forma como é verbalizado. Corre-se o sério risco de deitar tudo a perder quando se descura a arte de comunicar. Haja tino, bom senso e uma dose extra de ternura em cada intervenção. Não se permita que as debilidades humanas sirvam de desculpa para agir de maneira carnal. Quem segue Jesus, sendo feito naturalmente de carne e osso, não deixa de se reger pela Sua bitola. Assim, lute-se em favor do próximo e não contra ele. Combata-se a altivez e a desobediência. Faça-se frente a toda a sorte de esquemas que se “levanta contra o conhecimento de Deus”. Esteja-se atento, “levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.”
    - Jónatas Figueiredo

    • 2 min
    #69 até Cristo

    #69 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    om efeito, quem pouco semeia pouco poderá recolher. Mas quem semear muito há de recolher muito. Que cada um dê conforme julgar bem na sua consciência. E não chorem aquilo que dão, nem deem de má vontade. Pois quem dá com alegria agrada a Deus. Deus pode recompensar com abundância todo o bem que fizerem, para terem sempre aquilo de que precisam e poderem fazer bem aos outros. É como diz a Sagrada Escritura : Ele deu generosamente aos pobres. A sua justiça permanece para sempre . Deus, que dá a semente ao semeador e o pão para comer, também há de multiplicar a semente das vossas boas ações e há de fazer crescer os frutos da vossa justiça. Assim poderão mostrar-se sempre ricos em generosidade. E os que experimentam a vossa generosidade hão de dar graças a Deus. Pois aquele que colabora neste serviço de ajuda não socorre apenas as necessidades dos crentes, mas dá ainda motivo para muitas graças a Deus. Ao verem a vossa ajuda, eles hão de louvar a Deus pela vossa fidelidade ao evangelho de Cristo e pela generosidade com que põem tudo à disposição deles e de todos. E pedindo a Deus a vosso favor, eles mostrarão quanto vos estimam, por causa da extraordinária graça que Deus vos concedeu. Graças a Deus pelo seu dom maravilhoso.
    2 Coríntios 9.6-15



    devocional



    Cristão que se preze é um mãos largas por natureza. De tanto receber de Deus é-lhe impossível não (se) dar. A generosidade é indissociável da vida do seguidor de Jesus. Tem entranhado o melhor lado do provérbio bíblico: “O que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.” Gosta de ajudar. Vibra em dar as mãozinhas que forem necessárias. Rejubila com a oportunidade de ser útil. Fica em pulgas sempre que pode contribuir para minimizar as dificuldades do próximo. Coloca-se vezes sem conta na pele do outro. Encontra os espaços necessários na agenda para socorrer quem precisa. É célere a prestar auxílio. Fá-lo com a mais nobre motivação: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” Prefere partilhar a acumular. No pouco aprendeu a dividir. Sabe que Deus o apaparica dia após dia pelo que se limita a extravasar essas bênçãos. Brinda quem o rodeia com o amor que do Alto recebe. Cresce por dentro enquanto faz bem aos demais. Concorre para suprir o aperto humano mas também para instaurar um espírito de gratidão permanente a Deus. Tudo isto porque tem bem presente a expressão máxima do amor de Jesus revelado na cruz. “Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável.”
    - Jónatas Figueiredo

    • 2 min
    caderno de dívidas

    caderno de dívidas

    70 x 7



    mensagem bíblica



    Ao pensar em perdão, invariavelmente, surge-nos um nó na garganta e no coração pelo muito que magoámos ou feridos fomos. O caderno de dívidas assalta-nos a consciência e torna-se difícil fazer contas de cabeça. Na soma das muitas faltas, quer sejamos remetentes ou destinatários, parece não haver nem fim nem solução à vista. É aí que irrompe Jesus, trocando-nos as voltas com o Seu jeito simples, terno e directo, adiantando que Ele mesmo já pagou tudo. Basta, pois, aceitar a mão que continuamente nos estende e proceder de igual modo a quem quer que careça da nossa.





    Detalhes sobre a celebração 16 junho @Bible.com
    Disponível no canal do YouTube.

    • 26 min

Top Podcasts In Religion & Spirituality

Timothy Keller Sermons Podcast by Gospel in Life
Tim Keller
Tara Brach
Tara Brach
The Bible in a Year (with Fr. Mike Schmitz)
Ascension
BibleProject
BibleProject Podcast
Joel Osteen Podcast
Joel Osteen, SiriusXM
The Deep End
96five