12 Folgen

O Insights Portugal recolhe todas as ideias sobre o negócio da gestão de ativos em Portugal: conversas entre players da indústria nacional e provedores de estratégias de cariz internacional, opiniões de reguladores e associações da indústria sobre o atual contexto, abordando ainda as tendências que vão marcar o futuro da gestão de ativos, bem como aquelas que têm vindo progressivamente a modelar a forma de se fazer negócio em Portugal

Insights Portugal FundsPeople

    • Wirtschaft

O Insights Portugal recolhe todas as ideias sobre o negócio da gestão de ativos em Portugal: conversas entre players da indústria nacional e provedores de estratégias de cariz internacional, opiniões de reguladores e associações da indústria sobre o atual contexto, abordando ainda as tendências que vão marcar o futuro da gestão de ativos, bem como aquelas que têm vindo progressivamente a modelar a forma de se fazer negócio em Portugal

    Como encontrar diversificação num ambiente de baixas yields e de inflação crescente?

    Como encontrar diversificação num ambiente de baixas yields e de inflação crescente?

    Cristian Balteo, da Nordea Asset Management, e João Paulo Silva, do novobanco, conversam sobre a melhor forma de diversificar, num contexto em que as yields se mantêm baixas e em que a inflação continua à espreita.

    • 35 Min.
    Insights Portugal: O papel das obrigações no atual contexto de mercado

    Insights Portugal: O papel das obrigações no atual contexto de mercado

    Nos dias em que a nova variante omicron começou a impactar os mercados, Rita Gonzalez, da Baluarte Wealth Advisors, e Nicolas Trindade, gestor do AXA WF Global Short Duration Bonds conversaram sobre o investimento em obrigações e o seu papel no atual contexto macroeconómico.

    De entre os diversos temas discutidos nesta conversa, Rita Gonzalez, partner de investimentos, na sociedade de consultoria para investimento Baluarte Wealth Advisors, alertou para o peso relevante que as obrigações têm em qualquer portefólio diversificado. Dado esse facto e como diz, “num contexto em que todos os mercados parecem estar bastante caros, tanto os de fixed income como os de ações”, muitos profissionais de investimentos argumentam que se pode encontrar mais valor no investimento em equity. Ao mesmo tempo, acrescenta que se verifica uma correlação positiva entre as duas classes de ativos. “Como poderemos ter um verdadeiro poder de diversificação para os portefólios?”, questiona.

    Para Nicolas Trindade, gestor do AXA WF Global Short Duration Bonds da Axa Investment managers, o exemplo da Black Friday, o dia em que a variante omicron ascendeu ao topo das preocupações dos mercados, é ilustrativo do poder diversificador das obrigações. “Os mercados de fixed income mostraram que podemos beneficiar de diversificação se olharmos para os treasuries a 10 anos ou as gilts a 10 anos. Conseguimos ver os benefícios da diversificação porque num ambiente risk off temos as yields das obrigações de dívida pública a cair e o portefólio beneficia de uma apreciação do capital”, diz. Contudo, o profissional alerta para a diferença do universo de dívida pública na Europa face a outras geografias dados os níveis muito reduzidos das yields.

    O tema do poder da diversificação é apenas um de muitos nesta conversa em que os dois profissionais de investimentos dissecam esta classe de ativos.

    • 30 Min.
    Insights Portugal: como investir na economia de subscrição?

    Insights Portugal: como investir na economia de subscrição?

    Carlos Pinto, da Optimize Investment Partners, e Walid Azar Atallah, da Natixis Investment Managers, falam sobre como se pode tirar partido da economia de subscrição nos investimentos.

    A economia de subscrição está presente no nosso dia-a-dia: nos vários serviços de streaming que usamos para ver filmes e séries, no ginásio que frequentamos todos os dias… Mas o que é, de facto, este tipo de economia, e que vantagens pode trazer ao nível do investimento? Foi o que descobriu Carlos Pinto, gestor de carteiras na Optimize Investment Partners, junto de Walid Azar Atallah, co-gestor do fundo Thematics Subscription Economy, da Natixis Investment Managers.

    “Quando falamos de economia de subscrição falamos de empresas que nos interessam, pois são empresas que monetizam produtos e serviços através de uma subscrição. Esperamos que este mercado cresça, e nos próximos cinco anos atinja os 1.5 biliões de dólares”, começou por referir o profissional da Natixis IM. Vários drivers, na sua perspetiva, conduzirão o crescimento deste segmento, como a inovação tecnológica ou a sustentabilidade.

    Nesta conversa, Carlos Pinto ficou ainda a saber algumas das empresas favoritas do gestor, que critérios de seleção o conduzem na eleição dessas companhias e, por fim, o nome da empresa que automaticamente aparece na mente de Walid Azar Atallah quando falamos de economia de subscrição.

    • 31 Min.
    Insights Portugal: Investir na economia azul

    Insights Portugal: Investir na economia azul

    Theresa Boettger, sales & investment specialist sustainable equities na DWS e Paulo Pacheco, responsável da Gestão de Ativos no Banco Português de Gestão conversam sobre o investimento em economia azul.

    O conceito de economia azul pode não ser conhecido de muitos. Nada melhor do que falar com uma especialista sobre o tema e perceber o que representa, afinal, investir neste tema, que facilmente se pode confundir com outros universos de investimento. Paulo Pacheco, CFA, conversou com Theresa Boettger, da DWS, e a primeira questão foi precisamente essa. O que é afinal a economia azul?

    Nesta conversa conheça ainda alguns dos setores que integram a carteira deste fundo e até empresas que fazem parte da área de economia azul.

    • 26 Min.
    Insights Portugal: Investir de forma flexível na Europa

    Insights Portugal: Investir de forma flexível na Europa

    Luís Sancho, da BBVA AM Portugal e Keith Ney, da Carmignac, estiveram à conversa sobre como este último investe de forma flexível na Europa, através do fundo Carmignac Portfolio Patrimoine Europe.
    Os fundos multiativos têm sido das categorias de produto mais em voga nos últimos anos, muito embora alguns investidores tenham ficado ligeiramente descontentes com a categoria no ano passado. O Carmignac Portfolio Patrimoine Europe é um dos produtos que dentro dessa categoria mais sucesso tem tido. Luís Sancho, da BBVA AM Portugal, foi perceber junto do co-gestor deste produto quais os recentes movimentos no fundo.
    “Vivemos num ambiente com um ciclo económico dessincronizado, e por causa da vacinação na Europa ter decorrido um pouco mais tarde face à China ou aos EUA, estivemos um pouco mais atrás na aceleração da reabertura económica, e ainda estamos nesse ponto. Por isso, existe um bom tailwind para os ativos growth, as valuations não estão necessariamente mais baratas, embora existam algumas oportunidades e, claro, as taxas de juro estão muito baixas. Achamos que estamos num ambiente mais positivo para os ativos de risco, mas não se trata de um ambiente no qual necessitemos de estar com exposições em máximos”, começou por explicar sobre o fundo.
    Explorando o processo de investimento, Luís Sancho quis perceber a inclinação para as ações growth do produto. “O nosso processo de investimento tem de facto um bias para ações growth seculares de longo prazo. É um processo em que o Mark Denham (co-gestor da estratégia), tem sido muito disciplinado nos últimos 25 anos, e trata-se de um processo quantificável, onde se tenta focar nos negócios de elevada qualidade”, explicou.
    Escute esta conversa, onde poderá perceber ainda como é que o gestor olha para a fatia de fixed income no produto numa altura de taxas baixas, ou a sua perspetiva sobre o impacto das eleições alemãs.

    • 1 Std. 2 Min.
    Insights Portugal: Ouro e prata - matérias-primas ou moeda?

    Insights Portugal: Ouro e prata - matérias-primas ou moeda?

    João Pina Gomes, do ABANCA, e Ned Naylor-Leyland, da Jupiter AM, estiveram à conversa sobre estes dois metais, e qual a sua verdadeira função por esta altura.

    • 29 Min.

Top‑Podcasts in Wirtschaft

The Diary Of A CEO with Steven Bartlett
DOAC
A Book with Legs
Smead Capital Management
FinanzFabio - let‘s talk about money
FinanzFabio
Alles auf Aktien – Die täglichen Finanzen-News
WELT
Trend
Schweizer Radio und Fernsehen (SRF)
Money Matters
MissFinance