5 Folgen

De olho no Planeta é um projeto de inclusão voltado para deficientes visuais que queiram conhecer, entender e participar pro ativamente em busca de um Meio Ambiente mais saudável e melhor para todos. O projeto é um produto final obtido através do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM/RJ, sob a orientação da profª Dra Katia Eliane Santos Avelar.

De olho no Planeta Marta Donola

    • Bildung

De olho no Planeta é um projeto de inclusão voltado para deficientes visuais que queiram conhecer, entender e participar pro ativamente em busca de um Meio Ambiente mais saudável e melhor para todos. O projeto é um produto final obtido através do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM/RJ, sob a orientação da profª Dra Katia Eliane Santos Avelar.

    Como uma alimentação mais saudável pode poupar gastos de energia e água no planeta.

    Como uma alimentação mais saudável pode poupar gastos de energia e água no planeta.

    Aderir ao estilo vegetariano uma vez por semana, além de ser uma excelente fonte de várias substâncias que fazem bem ao organismo, demanda um gasto muito menor de energia e água no processo de produção do que uma dieta baseado em carnes. O alimento com menor eficiência energética atualmente no mundo é justamente a carne. Para ser produzida, ela exige uma grande quantidade de água, além de ser uma grande poluidora.

    Para se ter uma ideia, um bife requer 35 calorias de energia para cada caloria que fornece para alimentação, de acordo com um artigo da revista Research Review. Isso passa longe de ser um bom investimento. Imagine se alguém pergunta se você quer investir R$ 73,85 para ter um retorno de R$ 2,11 - a resposta, muito provavelmente, será negativa. Segundo o Natural Resources Defense Council (NRDC), para produzir um quilo de carne são necessários cerca de sete mil e quinhentos litros de água, o que equivale a 40 vezes mais água do que o necessário para a produção de um quilo de batatas.

    Referências:

    https://www.svb.org.br/livros/comendo_o_planeta.pdf

    https://cdn.ecycle.com.br/component/content/article/35-atitude/1229-seja-vegetariano-ao-menos-uma-vez-por-semana.html

    • 10 Min.
    Água, nosso bem maior.

    Água, nosso bem maior.

    Olá! Bem vindo/bem vinda ao nosso Podcast "de olho no planeta"!

    Hoje vamos falar sobre a importância da água, como esse recurso vem ficando cada vez mais escasso e o que podemos fazer para utilizar de uma maneira mais consciente e sustentável.

    subterrâneo e com alto teor de sal.As reservas de água doce estão distribuídas de modo desigual em todo o mundo e, além disso, são constantemente ameaçadas de escassez e contaminação. Tudo isso faz com que seja muito importante praticar o consumo consciente de água.Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, fazer a captação da água da chuva e reaproveitar a água cinza gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.



    Referências:

    https://aiesec.org.br/a-importancia-do-consumo-consciente-da-agua/

    https://www.ecycle.com.br/consumo-consciente-de-agua/

    • 8 Min.
    O que você pode fazer para ajudar o ambiente?

    O que você pode fazer para ajudar o ambiente?

    Hoje vamos falar sobre pequenas mudanças no dia a dia que nos ajudam a ter uma interação mais sustentável com o planeta.

    Mas primeiro, vamos descobrir o que é sustentabilidade.

    Ouvimos muito falar sobre ela, mas poucos param pra pensar no verdadeiro significado. Sustentabilidade é a Sobrevivência dos recursos naturais, dos empreendimentos e da própria sociedade.

    Assim, os impactos ambientais gerados interferem não apenas na nossa vida hoje, mas também nas próximas gerações e, principalmente, na dinâmica dos ecossistemas.

    Temos 3 pilares de sustentabilidade:

    A sustentabilidade econômica, que é gerar produtos lucrativos e competitivos com matérias primas que não agridem o meio ambiente, como por exemplo, tecidos feitos de garrafas pets (aquelas garrafas plásticas de refrigerante), papel reciclado, sacolas plásticas biodegradáveis (que de decompõem no ambiente, ao contrario dos plásticos não biodegradáveis que demoram cerca de 100 anos para serem decompostos) entre outros produtos

    A sustentabilidade Ambiental, que está ligada à preservação do meio ambiente em sua totalidade. è a capacidade dos ecossistemas sobreviverem mesmo diante das interferências das atividades humanas.Para uma atividade ser considerada sustentável, ela não pode por em risco nenhum elemento natural como os seres vivos, a qualidade do solo, da água e do ar.

    E por último, a sustentabilidade social, que é a mudança no comportamento e mentalidade das pessoas em relação ao meio ambiente.Ela abrange tudo o que compõe a realidade da vida das pessoas, como condições e qualidade de vida, lazer, educação, saúde, dentre outros.

    E é exatamente nesse pilar que podemos fazer nossa parte todos os dias, escolhendo produtos de empresas que seguem o primeiro e segundo pilar, ou seja, empresas e produtos que se preocupam com a sobrevivência do meio ambiente para nós e para as futuras gerações.

    Vamos ver alguns exemplos simples de atitudes sustentáveis que podemos ter todos os dias?

    - ter uma horta em casa. è mais facil do que parece! basta regar todos os dias e deixar tomar sol. Você pode cultivar suas hortaliças em vasos e até latas na varanda de sua casa.

    - diminuir a produção de lixo na sua casa, evitando desperdícios, compras desnecessárias de empresas que não tem sustentabilidade economica

    - reciclar seu lixo separando por categorias: Plástico,papel Alumínio, Vidro que são recicláveis e lixo orgânico que são restos de alimentos e não são recicláveis, vão para o lixo comum. Lembrando que papéis higiênicos, papéis toalhas, isopor, pilhas, chicletes, entre outros, não são recicláveis.

    - Em relação ao lixo organico, aquele de alimentos, você pode comprar ou criar uma composteira em qualquer cantinho da sua casa. Uma composteira é um sistema de 3 a 4 caixas empilhadas, chamadas de fases. de cima para baixo, a primeira fase é composta de terra e minhocas, ali você vai alimentar essas minhocas com os restos de alimento.

    Na segunda fase, é aonde fica o húmus, o cocôzinho das minhocas que é um ótimo adubo para as plantinhas.

    Na última fase, é aonde cai um super fertilizante popularmente conhecido como churume. Que é um biofertilizante poderoso para as plantinhas na sua casa e sua hortinha. É como um sistema que digere os restos de comida e transforma em vitamina para suas plantinhas. Isso é sustentabilidade na sua forma mais simples: restos de comida que são decompostos e viram fertilizante para gerar mais comida.

    temos várias outras escolhas que podemos fazer aos poucos para diminuir o impacto ambiental que causamos todos os dias sem perceber.

    Vamos ver quanto tempo cada material demora para se decompor no ambiente? Sabendo disso, você pode começar a prestar atenção nas coisas que você usa no dia a dia e como substituir por alternativas mais sustentáveis.

    Fique de olho no planeta! Até o próximo episódio!

    • 8 Min.
    Ambiente x Meio Ambiente

    Ambiente x Meio Ambiente

    Olá! Bem vindo/bem vinda ao nosso Podcast "de olho no planeta"!

    Hoje vamos falar sobre ambiente e meio ambiente. Você sabe a diferença?

    O meio ambiente é o lugar onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem.

    Em resumo, o meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não-vivos que estão relacionados com a vida na Terra. É tudo aquilo que nos cerca, como a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos, dentre muitos outros...

    Já Ambiente se refere às relações entre o mundo natural e os seres vivos e como eles exercem influencia um no outro.

    Então o uso da expressão "Ambiente" tem que levar em consideração as características de cada reino

    assim como, os componentes e relações que

    constituem o espaço no qual um organismo

    vive, isso porque a dependência dos seres em

    relação às características do ambiente varia

    de uma espécie para outra. Por exemplo, uma planta não consegue se locomover para se alimentar, assim como um coelho não fica parado esperando o alimento chegar até ele através da terra.

    então, Um meio ambiente é algo que envolve ou cerca um indivíduo em particular

    Ambiente é a relação entre os seres vivos e os seres naturais, e como um influencia o outro em todas as suas particularidades.

    vamos relembrar quais são os 5 reinos dos seres vivos?

    reino animal, composto pelos mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios, insetos, moluscos e anelídeos, entre outros;

    Reino Vegetal: composto por árvores, plantas e demais espécies vegetais;

    Reino Fungi: que é todo reino dos fungos, que abrange as leveduras, os bolores e todas as espécies de cogumelos

    Reino Protista : que engloba os organismos eucariontes que não são considerados animais, nem plantas nem fungos, como os protozoários por exemplo

    e reino Monera: que É o reino dos seres vivos microscópicos e abarca os organismos procariontes (arqueas e bactérias)

    Hoje então descobrimos a diferença entre ambiente e meio ambiente. No próximo episódio, veremos como podemos ajudar a transformar nossa relação com o meio ambiente em um ambiente sustentável.

    Então, fique de olho no planeta. até a próxima.

    Referências:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm.

    https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/classificacao-seres-vivos-reinos-biologicos

    https://www.ecycle.com.br/categoria/educacao/educacao-ambiental/

    • 3 Min.
    Olá! Bem vindo ao nosso Podcast "de olho no planeta"!

    Olá! Bem vindo ao nosso Podcast "de olho no planeta"!

    Meu nome é Marta Donola, nascida e criada no Rio de Janeiro, casada e tenho 2 filhas. Sou professora especialista na área da deficiência visual e atualmente, sou professora de Braille numa instituição para cegos no Rio de Janeiro onde já lecionei muitos anos para crianças e mais recentemente, para pessoas que ficaram cegas durante a vida, ou seja, têm cegueira adquirida por catarata, glaucoma, descolamento de retina, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, retinose pigmentar, entre outras doenças ou ainda, devido a algum acidente.

    Ingressei nesse mundo da deficiência visual pela minha filha que tem retinopatia da prematuridade e hoje tem 17 anos. Comecei fazendo alguns cursos para auxiliá-la nos estudos e acabei me apaixonando pelo assunto até o ponto de fazer um concurso para poder me dedicar e ajudar não só a ela, mas a outras pessoas.

    Esse blog surgiu como produto de meu mestrado em desenvolvimento local pela UNISUAM/RJ. Essa ferramenta foi pensada com o objetivo de dar às pessoas cegas e de baixa visão, a oportunidade de se integrarem e interagirem em seu ambiente (que por vezes, acreditam não estarem aptos, por lhes faltarem o sentido da visão) possibilitando, dessa forma, que criem uma consciência ambiental e com ela, possam participar crítica e politicamente na mudança de pensamento e atitudes das pessoas do seu entorno em relação aos cuidados com o ambiente.

    Com isso, a esperança de uma semente ser plantada e produzir frutos, faz-nos acreditar que se pode, mesmo que em uma proporção micro, ajudar ao planeta a se regenerar.

    Por isso, fique de olho no planeta. Até o próximo episódio.

    • 3 Min.

Top‑Podcasts in Bildung

Eine Stunde History - Deutschlandfunk Nova
Deutschlandfunk Nova
G Spot mit Stefanie Giesinger
Stefanie Giesinger & Studio Bummens
Quarks Science Cops
Quarks
Easy German: Learn German with native speakers | Deutsch lernen mit Muttersprachlern
Cari, Manuel und das Team von Easy German
ZEIT Sprachen – English, please!
ZEIT ONLINE
6 Minute English
BBC Radio