43 episodios

Podcast para quem escreve e quer publicar e para quem gosta de ouvir poesia, boas histórias, dicas de leitura, novidades sobre o mercado editorial, lançamentos, concursos e outros eventos.

Taba Cultural José Maria Rodrigues

    • Arte

Podcast para quem escreve e quer publicar e para quem gosta de ouvir poesia, boas histórias, dicas de leitura, novidades sobre o mercado editorial, lançamentos, concursos e outros eventos.

    TC#41 Lolita - Vladimir Nabokov

    TC#41 Lolita - Vladimir Nabokov

    Lolita,  obra do escritor russo Vladimir Nabokov é daquelas que mesmo sem você ter lido, sabe do que se trata. Ela trouxe para a conversa cotidiana a palavra ninfeta, não é que ela não existisse, mas passa a representar as jovens adolescentes até 14 anos que enfeitiçam marmanjos com mais de 40. A palavra Lolita passa a ser também um adjetivo que qualifica essas meninas. Mas o que lemos em todo o romance são as atividades de um pedófilo, nos arranjos para chegar a sua presa.

    Nas mãos de um escritor menor, Lolita seria apenas um livro de apelo sexual, não é à toa que foi lançado na França pela editora Olympia Press conhecida por publicar uma mistura de ficção erótica, e ficção literária de vanguarda, isso depois de ter sido recusado por todas as editoras nos Estados Unidos.

    Mas é aí que entra a genialidade de Nabokov, que muitos o colocam no Olimpo da literatura russa, ao lado de Dostoiévski, Tolstói e Tchekhóv, que vai nos revelando sua trama, e nos convencendo se não a perdoar seu personagem: Humbert Humbert, pelo menos, a escutá-lo, porque o romance é um relato genialmente escrito em nome do personagem, que da prisão escreve para seus julgadores, que em último analise somos nós, os leitores.

     Se você gosta de nosso podcast não esqueça de curtir o episódio e compartilhar com os amigos. Obg! 

    • 7 min
    TC#40 O Amor nos tempos do cólera

    TC#40 O Amor nos tempos do cólera

    A história real dos pais de Gabriel García Márquez foi o ponto de partida de O amor nos tempos do cólera, que acompanha a paixão do telegrafista, violinista e poeta Florentino Ariza por Fermina Daza. Na verdade, um triângulo amoroso formado por Florentino Ariza, Fermina Daza e Juvenal Urbino.

    O livro começou a ser escrito em 1984, em Cartagena de las Índias, ao final do ano sabático que García Márquez se concedeu após receber o Prêmio Nobel. Ali, o autor recolheu alguns dos episódios contados no livro, como a epidemia de cólera que assolou a cidade no final do século XIX e o naufrágio do galeão espanhol San Jose, carregado de joias.

    Divirta-se com essa inusitada história de amor.

    • 5 min
    TC#39 Jorge Amado

    TC#39 Jorge Amado

    Hoje falamos de Jorge Amado, um dos mais fecundos escritores que já tivemos no Brasil. Foi jornalista, romancista político e memorialista. Um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.  O autor mais adaptado para o cinema, teatro e televisão. Sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tenda dos Milagres, Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra, demonstram isso .

    Seguimos assim nossa proposta de divulgação dos autores e dos livros, falando do que deu certo em nossa poesia, em nossa literatura, para você que precisa e tem pressa, ou você que quer se informar, mas não tem muito tempo.

    Se você gosta de nossa proposta, curta o episódio, e se inscreva no canal, estamos no Âncora, Google Podcast, no Spotify, Itunes e nos outros agregadores de podcast.

    Você tem acesso a todos os nossos episódios e as atualizações semanais, em nosso site: www.podpag.com/taba-cultural

    • 9 min
    TC$38 Admirável Mundo Novo

    TC$38 Admirável Mundo Novo

    Admirável Mundo Novo, romance escrito por Aldous Huxley,  publicado em 1932, volta com força chamando a atenção das novas gerações, nesse mundo cada vez mais disruptivo que estamos vivendo.

    A história se passa em  Londres no ano 2540 o romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutiva, hipnopedia, manipulação psicológica e condicionamento clássico, que se combinam para mudar profundamente a sociedade.

    Um clássico moderno, o romance distópico de Aldous Huxley é indispensável para quem busca leituras sobre autoritarismo, manipulação genética, ficção especulativa e outros temas que, embora tenham surgido com força durante a primeira metade do século XX, se tornam cada dia mais atuais.

    • 7 min
    TC#37 Raul Bopp e Gonçalves Dias

    TC#37 Raul Bopp e Gonçalves Dias

    Hoje vamos falar dos poetas RAUL BOPP, autor de Cobra Norato, e de GONÇALVES DIAS, o maior dos nossos indianistas. Ampliando a proposta de divulgação dos autores e dos livros. Fazendo um panorama de nossa história literária desde os primórdios, falamos do que deu certo em nossa poesia, no conto e no romance, um verdadeiro curso de literatura brasileira, para você que precisa e tem pressa, ou você que quer se informar, mas não tem muito tempo.

    Se você gosta de nossa proposta, não esqueça de curtir o episódio e compartilhe com os amigos. 

    Obrigado.

    • 15 min
    TC#36 A Peste, de Albert Camus

    TC#36 A Peste, de Albert Camus

    Trazemos hoje o livro: A PESTE, de Albert Camus, um francês nascido na Argélia. Lançado em 1947, ou seja, logo após a Segunda Grande Guerra, o livro tornou-se um marco na literatura mundial, e possibilitou ao autor ganhar o Prêmio Novel de Literatura em 1957, poucos anos antes de sua morte em 1960.

    A PESTE é uma dessas obras que não envelhecem, nem saem de cena, e tornou-se mais urgente neste momento de pandemia que estamos vivendo, e não é por acaso.

    • 7 min

Top podcasts de Arte

Un Libro Una Hora
SER Podcast
Hotel Jorge Juan
Vanity Fair Spain
Qué estás leyendo. El podcast de libros de EL PAÍS
El País Audio
Sororas
Podium Podcast / Thyssen
Mujeres Que Brillan, el podcast
ELLE.ES & PHILIPS LUMEA
Está de Moda
Está de Moda