24 épisodes

Séries de podcasts para divulgar o conhecimento científico e pensar a sociedade brasileira.

Na primeira série de “Ciência para Ouvir”, temos quatro temporadas de seis episódios cada, com recortes temáticos específicos, ligados ao Bicentenário da Independência Brasileira e ao centenário da Semana de Arte Moderna.

Realização Museu Ciência e Vida, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Casa da Ciência da UFRJ, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Instituto Ciência Hoje.

Apoio: Faperj.

Produção: Rádio Graviola

Ciência para Ouvir Ciência para Ouvir

    • Sciences

Séries de podcasts para divulgar o conhecimento científico e pensar a sociedade brasileira.

Na primeira série de “Ciência para Ouvir”, temos quatro temporadas de seis episódios cada, com recortes temáticos específicos, ligados ao Bicentenário da Independência Brasileira e ao centenário da Semana de Arte Moderna.

Realização Museu Ciência e Vida, Fundação Cecierj, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Casa da Ciência da UFRJ, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Instituto Ciência Hoje.

Apoio: Faperj.

Produção: Rádio Graviola

    T04 E05 - Atualidade da Arte Moderna - Valéria Piccoli

    T04 E05 - Atualidade da Arte Moderna - Valéria Piccoli

    Neste quinto e último episódio da temporada, intitulado “Atualidade da Arte Moderna”, convidamos a curadora Valéria Piccoli para discutir como a arte moderna no Brasil se tornou objeto de coleção e de exposições de museus, pensando  a memória da arte moderna e como seu legado artístico tem sido revisitado pelos museus na atualidade.

    Valéria Piccoli é historiadora da arte e curadora. Foi assistente curatorial da 24ª Bienal de São Paulo e trabalhou como curadora junto à Coleção Brasiliana, da Fundação Estudar. Fez parte da equipe de curadoria da Pinacoteca de São Paulo a partir de 2008, tendo sido curadora chefe entre 2012 e 2022. Na Pinacoteca, foi responsável tanto por exposições relativas ao acervo histórico do museu, como  Modernismo: destaques do Acervo, além de mostras de artistas contemporâneos. Tem colaborado em projetos internacionais e é membro do Comitê Brasileiro de História da Arte.

    • 27 min
    T04 E04 - O Modernismo das Coisas - Marize Malta

    T04 E04 - O Modernismo das Coisas - Marize Malta

    Neste quarto episódio da temporada "100 Anos da Semana de Arte Moderna", intitulado “O Modernismo das Coisas”, convidamos a professora da EBA-UFRJ e coordenadora do Museu D. João VI, Marize Malta para apresentar como a arte moderna contagiou a cultura material e a vida cotidiana por meio de objetos utilitários, artes aplicadas e mobiliário, recriando o Brasil iconograficamente.

    Marize Malta é mestre em História da Arte, pela UFRJ, e doutora em História Social, pela UFF, com pós-doutorado em História da Arte na ARTIS-Universidade de Lisboa. Marize é professora Associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando na graduação e pós-graduação, e atual coordenadora do Setor de Memória e Patrimônio do Museu D. João VI, Arquivo Histórico e Biblioteca de Obras Raras. Como bolsista de Produtividade do Cnpq, Marize desenvolve pesquisas na área de história da arte, com estudos sobre coisas e lugares, objetos malditos, a condição decorativa e/ou artística, enfocando a questão das coleções e formas de exibição. É líder dos grupos de pesquisa ENTRESSÉCULOS e MODOS, colaboradora do grupo Casas Senhoriais em Portugal, Brasil e Goa, sendo editora assistente da MODOS, revista de história da arte.

    • 28 min
    T04 E03 - Vândalos do Apocalipse - Aldrin Figueiredo

    T04 E03 - Vândalos do Apocalipse - Aldrin Figueiredo

    Neste terceiro episódio da temporada "100 Anos da Semana de Arte Moderna", intitulado Vândalos do Apocalipse, convidamos o professor Aldrin Figueiredo para abordar como o modernismo no Brasil não foi apenas um movimento paulista, mas se desenvolveu em várias partes do país. Em sua fala Aldrin explora o ‘caso amazônico’, mostrando que, além da criação modernista própria da região, a Amazônia em si foi também tema de inspiração da criação literária e artística moderna para os artistas de outras regiões do país.

    Aldrin Figueiredo é nascido em Alenquer, cidade antiga do baixo-amazonas paraense, tem 52 anos e é professor na Universidade Federal do Pará, desde 1991. Graduado em História pela UFPA, é especialista em Antropologia Social, pela mesma universidade, além mestre e doutor em História, pela UNICAMP.  Dedica-se ao estudo das artes plásticas e literárias na Amazônia nos séculos XIX e XX, patrimônio histórico e história social da intelectualidade na Amazônica, com foco nos séculos XVIII a XX. Publicou, entre outros livros, Vândalos do Apocalipse e outras histórias: arte e literatura no Pará dos anos 20, que recebeu o prêmio Vicente Salles, da Fundação Cultural do Pará, em 2012. Atualmente é o diretor do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará e coordena o Grupo de Pesquisa em História Social da Arte (UFPA/CNPq), atuando como professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará.

    • 42 min
    T04 E02 - Olhares Modernos - Vera Siqueira

    T04 E02 - Olhares Modernos - Vera Siqueira

    Neste segundo episódio da temporada "100 Anos da Semana de Arte Moderna", intitulado Olhares Modernos, convidamos a professora e historiadora da arte Vera Siqueira para colocar em questão como as ideias sobre a arte moderna encontraram expressão na obra de diferentes artistas visuais, renovando as formas artística, explorando as relações com o universo da cultura popular, da marginalidade social, da religião e da natureza.

    Vera Beatriz Siqueira é historiadora da arte. Trabalha como docente e pesquisadora no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou uma série de livros e artigos sobre arte moderna no Brasil. Seu livro mais recente é “Arte no Brasil: anos 20 a anos 40”, lançado em 2021.

    • 36 min
    T04 E01 - O Mito da Descoberta do Brasil - Rafael Cardoso

    T04 E01 - O Mito da Descoberta do Brasil - Rafael Cardoso

    Nessa quarta temporada da série Ciência para Ouvir, intitulada 100 anos da Semana de Arte Moderna, vamos abordar a recente comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, evento histórico realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade de São Paulo, que é considerado um marco de referência para a afirmação da arte moderna e a organização das vanguardas artísticas no Brasil.

    A ocasião da efeméride do centenário da “semana” promoveu a oportunidade para a reflexão crítica sobre o evento histórico e para repensar a história da arte moderna no Brasil. Assim, certos temas foram recolocados em debate, como as representações da identidade nacional que se firmaram em torno da arte moderna, e, o mais importante, é que a renovação historiográfica tem proporcionado uma compreensão plural da história da arte moderna no Brasil.

    A temporada 100 anos da Semana de Arte Moderna é organizada em 05 (cinco) entrevistas com convidados que são pesquisadores, professores e curadores com trabalhos e pesquisas, que têm valorizado experiências artísticas variadas que identificam a diversidade das formas e das expressões da arte moderna no Brasil

    Curadoria da Temporada: Paulo Knauss

    ***

    Neste primeiro episódio da temporada, intitulado O mito da descoberta do Brasil convidamos o professor Rafael Cardoso para discutir as ideias sobre o evento histórico e sobretudo os modos de pensar a história da arte moderna no Brasil, promovendo novos enfoques.

    Rafael Cardoso é historiador da arte e escritor, membro do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisador associado à Universidade Livre de Berlim. É autor de diversos livros sobre história da arte e do design no Brasil, nos séculos 19 e 20, sendo o mais recente Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945 (Companhia das Letras, 2022). Atuou como co-roteirista e supervisor geral de Arte Brasileira Quadro a Quadro ( programa do canal Arte1, de 2018), série baseada em seu livro A arte brasileira em 25 quadros (2008). Atua também como curador independente. É de sua co-curadoria a exposição O olhar germânico na gênese do Brasil, em cartaz no Museu Imperial, Petrópolis, até 29 de outubro de 2022. Preside atualmente o comitê contra a censura e pela liberdade de expressão da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

    • 39 min
    T03 E07 - Pelas Planícies do Iguassú - Tania Amaro

    T03 E07 - Pelas Planícies do Iguassú - Tania Amaro

    Neste sétimo  e último episódio da temporada "Caminhos Fluminenes da Independência", intitulado “Pelas Planícies do Iguassu”, convidamos a historiadora Tania Amaro para falar sobre o desenvolvimento e a história da região da Baixada Fluminense.

    Tania Amaro é pós-doutoranda em História pela UFRRJ. Doutora em Humanidades, Culturas e Artes e Mestre em Letras e Ciências Humanas pela Unigranrio. Licenciada e Bacharel em História pela UERJ, com especialização em História das Relações Internacionais pela mesma Universidade. É Docente da rede estadual de ensino e Sócia fundadora e diretora de pesquisa da Asamih. Associada da Apph-Clio. Membro do Conselho Editorial da Revista Pilares da História. Integra como historiadora a Comissão para os Bens Culturais e Artes Sacras da Diocese de Duque de Caxias. Autora de vários artigos e livros relacionados à História Local e Regional.  É ainda diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias.

    • 44 min

Classement des podcasts dans Sciences

Votre cerveau
France Culture
In utero
France Inter
La science, CQFD
France Culture
La Terre au carré
France Inter
La Conversation scientifique
France Culture
La vie partout
Quentin Travaillé