66 afleveringen

Programa semanal de leitura, conversa e reflexões sobre temas que dizem respeito a todos nós. Apresentado por Cleuza Cecato todos os sábados, das 9h às 10h da manhã, em www.mulheresemevidenciafm.com desde 12/09/2020.

Café com linguagens cleuza cecato

    • Kunst

Programa semanal de leitura, conversa e reflexões sobre temas que dizem respeito a todos nós. Apresentado por Cleuza Cecato todos os sábados, das 9h às 10h da manhã, em www.mulheresemevidenciafm.com desde 12/09/2020.

    O pintassilgo - dia das mães

    O pintassilgo - dia das mães

    Este é o café de número 70 e nele nossa atenção especial é para as mães, para a fugacidade com que podemos experimentar o amor que elas transbordam, e para sua presença tão marcante mesmo na ausência. Gestos maternais são sempre cheios de bondade, carinho, exigência e generosidade. Se não for assim, são outra coisa, mas não maternais. Aproveito, nesse café especial, para lembrar uma história da mãe de Tom Jobim (ninguém menos) e a inspiração de dona Canô, mãe de Caetano Veloso. Afinal de contas, "quem não rezou a novena de dona Canô?" O pintassilgo aparece aqui como uma daquelas narrativas que nos lembra de compartilhar leituras, momentos e interpretações com nossas mães ou com mulheres que nos atendem com seus gestos e acolhimento maternal pela vida toda. É o nosso café servido para todas as mamães! É democrático, sempre tem espaço para todos!

    • 35 min.
    Dia mundial do livro

    Dia mundial do livro

    Há alguns dias li que a vida é curta para acumular mágoas ou outros maus sentimentos. Pensei na hora: melhor acumular livros! E foi com esse sentimento que o programa deste dia que homenageia o livro, escolhido pela Unesco em 1995, por ser data de celebrar o tempo que viveram entre nós Shakespeare e Cervantes, trouxe a ideia de encaixotar uma biblioteca. Quem gosta de ter livros em casa e já fez mudanças sabe bem como é isso. Alberto Manguel, nosso convidado de hoje, também sabe muito bem: 35 mil livros e de repente zas! tem de ir morar num apartamento moderno, funcional e sem um décimo desse espaço. É verdade que, em um momento tão conturbado, triste e desumanizado como o que experimentamos agora, falar disso pode soar como uma futilidade tremenda. Mas eu não me esqueço e não quero deixar outros se esquecerem do quanto os livros nos salvam em qualquer tempo, inclusive na escuridão da guerra como a que vivemos. Livros são luz e iluminam nosso conhecimento. Venha acender essa lâmpada e tomar esse café comigo. Tô sempre te esperando aqui no podcast ou em www.mulheresemevidenciafm.com, 9h, todos os sábados, no nosso Café com linguagens.

    • 33 min.
    Já se sentiu estrangeiro(a) no próprio mundo?

    Já se sentiu estrangeiro(a) no próprio mundo?

    Como é se sentir estrangeiro no próprio mundo? Toma um café comigo pra celebrar o dia mundial do café e conversar um pouco sobre a transformação simbólica que a Páscoa pode promover? Neste ano, o Oscar de melhor filme foi para "No ritmo do coração", uma narrativa sobre abnegação por amor: uma menina nasce ouvinte em uma família de surdos e resolve estudar...música! Semelhanças múltiplas com a narrativa "A estrangeira" de Claudia Durastanti trazem à tona a reflexão sobre como as coisas acontecem na hora certa, sem que haja entendimento prévio. Um livro que rolava já, há algum tempo, para ser motivo de conversa em um Café com linguagens, ganhou essa bela metáfora do cinema como companhia. A Páscoa que, simbolicamente, nos põe a pensar em transformação, sugere falar com sabedoria e educar com amor - no equilíbrio entre exigência e generosidade. Fica comigo que eu fico com você! Venha me fazer companhia nessa conversa!

    • 31 min.
    Ter irmãos e ser solidário

    Ter irmãos e ser solidário

    Quem tem irmãos aprende mesmo sem saber a dizer if not for you? (se não fosse você?), porque sem combinar a gente tem as mesmas ideias, se entende e se ajuda. Minha irmã (que faz aniversário com o George Harrison) é uma dessas figuras: cheia de luz, verdade, transparência, entendimento e amor pelas pessoas. Gosto de tê-la comigo, gosto de tê-la por perto. E pensando a respeito disso, penso também em quantos irmãos estão protegendo uns aos outros neste século XXI, em um momento como agora, com invasão de um país democrático, conflitos em curso e gente sofrendo. A estimativa da Onu é de 5 milhões de refugiados a partir desse conflito na Ucrânia: gente que não tem nada a ver com a incoerência e a vaidade dos poderosos. Também pensei que, no mês em que se rememora o incentivo às mulheres e meninas na ciência, minha irmã foi fundamental para que eu tivesse curiosidade e estudasse. Na boa e na ruim, dividir um café é sempre um abraço. A gente se ajuda e sofre menos. Todo sábado, em www.mulheresemevidenciafm.com, 9h da manhã.

    • 30 min.
    Solidariedade - Laudato Si

    Solidariedade - Laudato Si

    Ser solidário é estender a mão e agir com amor! Na semana que terminou no dia deste café (19/2), aconteceu um dos episódios mais tristes do Brasil, no município de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. Em 2011 uma situação semelhante ocorreu na mesma região, mas com epicentro em Nova Friburgo e Teresópolis. De lá para cá, muitas ações precisavam ser tomadas: políticas públicas, apoio a moradores e extensão de cidadania. Na prática, os números e as primeiras informações nos mostram que faltou solidariedade - não minha, nem sua - aliás, no Brasil, a população tem dado mostras de que a empatia e o afeto se desenvolvem rapidamente quando precisamos, não importa onde nem como. E o que isso tem a ver com uma encíclica papal publicada em 2015, a Laudato Si? Naquela ocasião, o apelo de Francisco concentrou-se em traçar um percurso histórico em relação aos apelos de seus antecessores e lançar luz para um cuidado imediato e imprescindível com a Casa Comum. Isso tem a ver com usar o poder, a energia e os melhores recursos para cuidar de quem precisa, cuidar de verdade!, e promover desenvolvimento integral. Você também se incomoda com isso? Venha tomar esse cafezinho comigo e lembre: todos os sábados, a gente se faz companhia em www.mulheresemevidenciafm.com, 9h! A vida é um sopro e um privilégio...só gratidão pela companhia!

    • 41 min.
    O que o dinheiro não compra

    O que o dinheiro não compra

    A ideia de que tudo e todos têm seu preço aparece em muitas circunstâncias do mundo real e da ficção. Mas será que comprar uma estatueta do Oscar ou uma Bola de Ouro do Messi para ostentar em casa tem o mesmo valor que receber essas premiações que trazem consigo o reconhecimento pelo trabalho, dedicação e talento? Parece uma pergunta mais ou menos óbvia, mas é a partir dessas reflexões que Michael Sandel nos ajuda a perceber e compreender o universo do que pode ou não ser comprado pelo dinheiro. Por aqui, vamos equilibrando essas ideias com os impostos a pagar no início de ano (IPTU, IPVA...). Um café generoso e não inflacionado para compartilharmos, mais uma vez, essa noção de dizer ao dinheiro quem é mesmo o dono de quem.

    • 40 min.

Top-podcasts in Kunst

Etenstijd!
Yvette van Boven en Teun van de Keuken
Met Groenteman in de kast
de Volkskrant
Man met de microfoon
Chris Bajema
Boze Geesten | Open Geesten
Michiel Lieuwma
RUBEN TIJL RUBEN - DÉ PODCAST
RUBEN TIJL RUBEN/ Tonny Media
De Groene Amsterdammer Podcast
De Groene Amsterdammer