32 avsnitt

Bem-vindos ao PORTA, um podcast criado para permitir aproximação. Eu sou a Gabi, e resolvi criar esse espaço para compartilhar um pouco da minha jornada e reflexões. Pode entrar sem bater, a única chave que você precisa é a escuta.
É um prazer receber você, sinta-se em casa!
Beijo da Gabi!

Porta Gabriele Welter

    • Samhälle och kultur

Bem-vindos ao PORTA, um podcast criado para permitir aproximação. Eu sou a Gabi, e resolvi criar esse espaço para compartilhar um pouco da minha jornada e reflexões. Pode entrar sem bater, a única chave que você precisa é a escuta.
É um prazer receber você, sinta-se em casa!
Beijo da Gabi!

    Porta 29 - Ler/Ser Suficiente

    Porta 29 - Ler/Ser Suficiente

    Tirar um tempo para refletir sobre as leituras do ano passado foi uma experiência e tanto. E, nesse exercício, experimentei diferentes sensações, que foram puxando outras reflexões, e não apenas sobre os conteúdos lidos, mas sobre a vida. E um pouquinho delas eu compartilho por aqui.



    Achei que não tinha lido o suficiente. Mas, afinal, quanto é SUFICIENTE? Se não olharmos com a atenção para nossa trajetória, podemos pensar que não somos (ou fomos), suficientemente bem em algo, o que pode ser resultado da nossa memória nos enganando ou até de parâmetros errados. Olhar com mais gentileza pra gente, é fundamental.



    Esse episódio não é uma análise do que li, embora eu compartilhe a primeira experiência do ano. É sobre o exercício de olhar para algumas coisas em perspectiva e, a partir disso, seguir, lendo, vivendo, contando e compartilhando histórias.

    Se gostou do episódio, tem alguma sugestão ou comentário, pode deixar no Instagram @portapodcast ou na caixinha sugestão na caixinha aqui do Spotify. Vou adorar receber a sua mensagem.

    Um beijo,

    Boa escuta!

    • 14 min
    Porta 28 - O limite da empatia

    Porta 28 - O limite da empatia

    Eu sou e sempre serei uma defensora da empatia. Acredito realmente na importância de fazermos o exercício de nos colocarmos no lugar do outro, para entender as diferentes perspectivas possíveis diante de uma mesma situação.

    No entanto, percebi que podemos "errar a mão", até nisso. Ser empático demais e deixar o outro (nem sempre merecedor), invadir um espaço que é só seu e aí vira permissividade.

    Preocupar-se com o sentimento do outro é importante, mas não pode ser ao custo de negligenciar as próprias vontades, pelo menos não sempre.

    Definir limites é fundamental, inclusive para preservar aquelas relações que realmente importam. E a reflexão de hoje é sobre esse exercício, que por aqui, às vezes parece tão difícil.



    Um beijo e boa escuta,

    Gabi

    • 15 min
    Porta 27 - Ser não 'Algoritmizável'

    Porta 27 - Ser não 'Algoritmizável'

    O que algoritmos, gostos musicais, conversas de whatsapp, política, filosofia, cultura, pequi e chimarrão tem em comum? Em um primeiro olhar e isoladamente talvez pouco ou nada, você pode imaginar. 



    Mas nas últimas semanas essas e muitas outras coisas “não óbvias” se conectaram em uma reflexão sobre a complexidade da nossa individualidade, pertencimento, diferenças e acolhimento - de nós mesmos e do outro. 



    E cá estou para compartilhar essa reflexão com vocês em forma de podcast.



    Deixo aqui o link do vídeo que cito ao final do episódio, como uma provocação complementar.

    ⁠https://www.youtube.com/watch?v=El5NgfCrDpk⁠



    Um beijo da Gabi e boa escuta.

    • 20 min
    Porta 26 - (des)equilíbrio

    Porta 26 - (des)equilíbrio

    Por mais que a gente tente manter uma vida próxima daquela considerada "equilibrada", há momentos em que somos tomados pelo cansaço. Aliás, esse assunto é tão complexo que às vezes a busca pelo equilíbrio (aquele das fórmulas prontas), é mais uma forma de imprimir o cansaço e uma frustração absurda em nossas mentes e corpos. Então, se tem algo que eu fiquei com vontade de dizer é: você não precisa ser equilibrado, pelo menos não o tempo todo!

    E é essa a provocação que me faz voltar aqui, depois de alguns meses desde o último episódio, porque sim, hoje foi possível!

    Te desejo uma boa escuta do episódio, mas especialmente de você mesmo.



    Um beijo da Gabi!



    Produção e edição:

    Gabriele Welter



    Quer seguir o perfil do Porta no Instagram?

    https://www.instagram.com/portapodcast/

    • 11 min
    Porta 25 - O tal Chat GPT

    Porta 25 - O tal Chat GPT

    "As máquinas parecem cada vez mais humanizadas”, ouço o comentário enquanto me pergunto se talvez não são os humanos que estão com comportamentos cada vez mais mecanizados, inclusive nas relações com outros seres humanos.

    2023 mal começou e já tem polêmica assustando muita gente no mercado de trabalho (e na vida). Não bastassem as demissões em massa por conta, na maioria das vezes, sob o argumento de recesso econômico, o lançamento do Chat GPT, ferramenta criada pela Open AI, surgiu pra engrossar ainda mais o caldo.

    O avanço da inteligência artificial já tem produzido diferentes impactos sobre a sociedade e as consequências do aumento no uso tem repercutido e também preocupado muita gente. Se antes o discurso era de que o trabalho braçal seria o maior ou único afetado, agora preocupam-se os artistas, redatores, criativos, criadores de conteúdo, escritores, pensadores até mesmo os programadores, porque o tal chat consegue fornecer até linguagem de programação.

    Entre os relatos que li e ouvi nos últimos dias sobre a capacidade do Chat GPT, estão a criação de textos, roteiros, poesias, discursos, e até respostas que renderiam a aprovação em provas de Universidades Norte Americanas. Teve gente falando bem, gente falando mal, e um medo generalizado correndo solto.

    Como o tema também pegou por aqui, é claro teria que aparecer no Porta. 

    Então aperta o play, que o papo tá só começando. 



    Produção: Gabriele Welter

    Edição: Michel Martins

    • 19 min
    Porta 24 - Então, é Fevereiro

    Porta 24 - Então, é Fevereiro

    Você também achou que janeiro não teria fim?! Pois é, mas teve. E agora, o que a gente faz com fevereiro?

    Aqui a ansiedade e a autocobrança começaram a bater na Porta já no 1º dia de fevereiro, renderam até poesia. E esse episódio do Porta é pra falar sobre isso, abordando o mesmo sentimento e vivência, em uma linguagem diferente. 



    Produção: Gabriele Welter

    Edição: Michel Martins

    • 10 min

Mest populära poddar inom Samhälle och kultur

P3 Dokumentär
Sveriges Radio
Mer än bara morsa!
Kenza & Ines
Sommar & Vinter i P1
Sveriges Radio
Kropp & Själ
Sveriges Radio
Flashback Forever
Flashback Forever
Spöktimmen
Ek & Borg Productions