65 avsnitt

Um podcast sobre primeiros livros de Luís Ricardo Duarte. Todas as semanas, sempre às segundas, desafiamos um escritor a partilhar connosco a descoberta da sua vocação e o caminho que percorreu até ao lançamento do seu primeiro livro.

Verdes Anos Luís Ricardo Duarte

    • Konst

Um podcast sobre primeiros livros de Luís Ricardo Duarte. Todas as semanas, sempre às segundas, desafiamos um escritor a partilhar connosco a descoberta da sua vocação e o caminho que percorreu até ao lançamento do seu primeiro livro.

    #65 – Miguel Real

    #65 – Miguel Real

    Hoje temos connosco Miguel Real. Nascido em Lisboa, em 1953, Miguel Real é professor, ensaísta e escritor, com dezenas de títulos publicados. Com a sua coluna no "Jornal de Letras", é há mais de duas décadas um dos mais destacados críticos literários portugueses, na linha de outros grandes nomes da cultura portuguesa. Mas a sua reflexão sobre a contemporaneidade nacional e suas raízes no passado também passa por outras épocas, como o século XIX, as reformas pombalinas ou a obra de Padre António Vieira. No campo do ensaio, tem livros ainda sobre Eduardo Lourenço, sobre o Sebastianismo, o mal, o pecado ou a Felicidade. Assinou, com Filomena Oliveira, uma biografia de José Saramago. Como escritor, é autor de vários romances, alguns interligados, sobretudo do género histórico, mas não só. Entre outros, publicou "Memórias de Branca Dias", "A Voz da Terra", "O Último Minuto na Vida de S.", "A Ministra" ou "Cadáveres às Costas". Estreou-se, em 1980, com o romance "O Outro e o Mesmo".

    • 1 tim. 10 min
    #64 – Carla Maia de Almeida

    #64 – Carla Maia de Almeida

    Hoje temos connosco Carla Maia de Almeida. Nascida em Matosinhos, em 1969, Carla Maia de Almeida é escritora, tradutora e formadora, maioritariamente na área do infanto-juvenil, campo que se faz, ao contrário do que se possa pensar, de uma enorme variedade, da novela ao conto, do livro ilustrado à biografia, das obras informativas aos pictures books. Licenciada em Comunicação Social, foi jornalista de imprensa durante 25 anos nas secções de Cultura e Sociedade. Nos seus livros, capta o ponto de vista dos leitores a quem preferencialmente se dirige, num universo que tem tanto de real, quanto de fantástico. Entre outros, publicou "Não Quero Usar Óculos", "Ainda Falta Muito?", "Irmão Lobo", "Amores de Família", "A Ilha dos Diabretes" ou "O Secador de Livros". Estreou-se, em 2005, com o volume "O Gato e a Rainha Só”.

    • 55 min
    #63 – Nuno Costa Santos

    #63 – Nuno Costa Santos

    Hoje temos connosco Nuno Costa Santos. Nascido em Lisboa, em 1974, mas com raízes nos Açores, Nuno Costa Santos é escritor, jornalista, argumentista, guionista, humorista, várias atividades unidas pela mesma pulsão de escrita. Diversas são também as colaborações na televisão, na rádio, nos jornais. Integrou as equipas Zapping", "Os Contemporâneos" e "Mal Amanhados - Os Novos Corsários das Ilhas", passou pelo Canal Q, colabora com a Antena 3, dirige a revista Grotta e organiza o Encontro Arquipélago de Escritores. Também na literatura é plural, tendo publicado, entre outros, "Vou Emigrar para o meu País" e "Melancómico", uma das suas personagens / criações mais conhecidas, na crónica; "Trabalhos e Paixões de Fernando Assis Pacheco", na biografia; "Às Vezes é um Insecto que Faz Disparar o Alarme" e "Morrer é Não Ter Nada nas Mãos", na poesia; e "Céu Nublado com Boas Abertas" e "Como um Marinheiro Eu Partirei", este recém-lançado, no romance. Estreou-se, em 2003, com o volume de contos "Dez Regressos".

    • 57 min
    #62 – Raquel Ochoa

    #62 – Raquel Ochoa

    Hoje temos connosco Raquel Ochoa. Nascida em Lisboa, em 1980, Raquel Ochoa é escritora de muitas partidas. A viagem é, pode dizer-se, o centro da sua escrita, certamente uma das suas paixões, que tem declinado em romances, livros de não-ficção, também biografias e crónicas. Índia, Cabo Verde, América do Sul e toda a Ásia são alguns pontos de um itinerário mais vasto, no qual ecoa sempre o seu ponto de partida: Portugal. Entre outros, publicou as biografias de "Bana" e da "Infanta Rebelde", as narrativas "Sem Fim à Vista", "Mar Humano" e "As Noivas do Sultão" ou os volumes de crónicas "O Vento dos Outros" e "Pés na Terra". Estreou-se, em 2010, com o romance “A Casa-Comboio”.

    • 1 tim.
    #61 – Mário Cláudio

    #61 – Mário Cláudio

    Hoje temos connosco Mário Cláudio. Nascido no Porto, em 1941, Mário Cláudio é escritor em todas as frentes, no romance, no conto, na poesia, no teatro, na crónica, no ensaio, na literatura de viagens e na biográfica. A sua obra é uma das mais marcantes das últimas décadas, num diálogo constante com a tradição e figuras da cultura portuguesa. Com um percurso também nas áreas das bibliotecas e do ensino, cultiva um estilo pessoalíssimo, assente na ideia de trilogia, na unidade do parágrafo e num léxico rico, barroco, variado. Entre os mais de 70 títulos que já publicou encontram-se "Amadeo", "Guilhermina" e "Rosa", que formam a "Trilogia da Mão", "As Batalhas do Caia", "Camilo Broca" e "Boa Noite, Senhor Soares", em diálogo com Eça, Camilo e Pessoa, ou a monumental biografia que dedicou a Tiago Veiga, figura que muitos dizem ser invenção sua, o que autor não confirma, nem desmente. Decida quem lê. Estreou-se, em 1969, com o volume de poemas "O Ciclo de Cypris".

    • 46 min
    #60 – Marta Pais Oliveira

    #60 – Marta Pais Oliveira

    Hoje temos connosco Marta Pais Oliveira. Nascida no Porto, em 1990, Marta Pais Oliveira é formada nas áreas da comunicação social e da comunicação empresarial. Passou pelo jornalismo, pela gestão de marca, pela publicidade, pela implementação do ensino à distância, nomeadamente em Moçambique, e pela indústria da moda. Como escritora, vê no romance um espaço de absoluta liberdade, onde todas as formas, todos os estilos, todos os temas são possíveis. Além da ficção longa, já publicou contos, um deles em volume próprio, "Quando Virmos o Mar", e poemas em antologias. Estreou-se, em 2021, com o romance “Escavadoras”.

    • 53 min

Mest populära poddar inom Konst

Expressens bokklubb
Expressen
Jordkommissionen
Perfect Day Media
Recept tack!?
Perfect Day Media
TEXTEN - med Flora Wiström
Podplay
Skilda världar
Nicole Falciani & Anna Pankova
Meny
Sveriges Radio