1 episode

Este é um pod cats que trará.....

Compreendendo um pouco da repercussões do COVID na gestação Dera Bastos

    • Health & Fitness

Este é um pod cats que trará.....

    Covid-19 e a gravidez: Qual o impacto?

    Covid-19 e a gravidez: Qual o impacto?

    Considerando a conjuntura atual, fomos tentar saber o impacto do novo coronavírus sobre a gravidez. As conclusões não foram claras mas apontam para cuidados redobrados.

    Qual é o impacto do novo COVID-19 sobre a gravidez? O que fazer se estiver grávida e for diagnosticada? Irá a infeção pelo vírus afetar o bebê?

    Se você está grávida, estando o país em estado de alerta atualmente, deverá sentir alguma preocupação relativamente ao impacto do novo COVID-19 sobre a saúde da sua gravidez e de seu bebê.

    Por isso mesmo, decidimos investigar o que dizem os especialistas sobre o impacto do novo coronavírus sobre a gravidez. A instituição norte-americana Centers for Disease Control and Prevention (CDC) publicou várias perguntas e oferece as possíveis respostas para tal.

    Na gravidez, qual é o risco de contrair COVID-19? As grávidas estão mais suscetíveis de contrair o novo vírus?

    A informação disponível ainda é escassa e pode mudar a qualquer instante, mas parece que gestantes não são grupo de maior risco, ou seja, não desenvolvem sintomas mais graves do que outras pessoas. Em uma análise de 147 mulheres, apenas 8% tinham doença grave e 1% estava em condição crítica.

    Se uma grávida contrair COVID-19, a gravidade da doença poderá ser maior do que seria no público em geral?

    Não se sabe ao certo se o impacto de uma infeção por COVID-19 poderá ser mais grave numa grávida do que noutras pessoas.

    No entanto, com os vírus da mesma família do COVID-19, e outras infeções respiratórias virais, como é o caso da gripe, as mulheres apresentam um risco de doença mais grave.

    Uma grávida infetada com COVID-19 pode transmitir o vírus ao feto ou recém-nascido?

    Atualmente, desconhece-se se o vírus COVID-19 poderá ser transmitido da grávida para o feto ou da mãe para o recém-nascido. Que se saiba, até à data (12 de março de 2020), apenas um caso de possível transmissão vertical (da mãe para o bebê no período pré natal) foi relatado.

    A opinião de especialistas é que é improvável que o feto seja exposto durante a gravidez. Foram testados líquido amniótico, sangue do cordão umbilical, placentas e amostras de leite materno de mães infectadas com o COVID-19 e todas as amostras com resultado negativo para o vírus.

    De que forma podem as grávidas proteger-se do vírus COVID-19?

    O melhor será naturalmente evitar sair de casa. Contudo, se tiver mesmo que sair de casa, as medidas de proteção a tomar são as mesmas recomendadas para o público em geral:

    1- Cobrir o rosto ao tossir ou espirrar (para o cotovelo é uma boa forma).

    2- Evitar contato com pessoas doentes.

    3- Lavar as mãos com água e sabão durante 20 segundos e usar um desinfetante ou álcool nas mãos.

    Face à incerteza das respostas, pois ainda não existem estudos suficientes para apresentarmos conclusões concretas, o melhor será as grávidas protegerem-se ao máximo do vírus COVID-19.

    *Fontes: Centers for Disease Control and Prevention (CDC) / “Guidelines for Pregnant Women With Suspected SARS-Cov-2 Infection” – The Lancet e “Coronavirus (COVID-19) Infection in Pregnancy” – The Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG).

    • 4 min

Top Podcasts In Health & Fitness

Huberman Lab
Scicomm Media
On Purpose with Jay Shetty
iHeartPodcasts
Perform with Dr. Andy Galpin
Scicomm Media
Health Check
The Straits Times
The Peter Attia Drive
Peter Attia, MD
The School of Greatness
Lewis Howes