31 episodes

Faxina é um podcast das histórias ignoradas de imigrantes de língua Portuguesa que vivem nos EUA e no mundo!

Faxina Faxina Media

    • Society & Culture
    • 4.9 • 37 Ratings

Faxina é um podcast das histórias ignoradas de imigrantes de língua Portuguesa que vivem nos EUA e no mundo!

    T3-1. RESPLENDOR EM PEABODY

    T3-1. RESPLENDOR EM PEABODY

    A nova temporada do Faxina Podcast vai tirar de debaixo do tapete cidades e colocá-las no mapa. Nós vamos te levar para cidades que talvez você nunca tenha ouvido falar; cidades que talvez você não encontre facilmente no mapa, mas não te preocupa porque a gente vai te ajudar a se localizar. E juntos a gente vai construir  CARTOGRAFIAS DE MIGRAÇÕES.
    No Episódio 1 “Resplendor em Peabody” nós vamos conhecer uma pequena cidade Americana que tem dentro dela uma pequena cidade Brasileira.
    Créditos:

    Produção, Roteiro e Edição: Heloiza Barbosa
    Assistência de Roteiro: Valquiria Gouvea, Jessica Almeida e Vinícius Luiz
    Trilha sonora original: Paulo Pinheiro
    Trilha Adicional: Blue Dot Sessions, Carlos Papel, Wagner Tiso, Alexandre Bateiras
    Mixagem e Design de Som: Paulo Pinheiro
    Ilustrações e Animações: Natália Gregorini e Vinicius Cruz
    Midia Social:Nick Magalhães

    Essa temporada é parcialmente financiada pelo departamento de Arts and Culture da cidade de Somerville

    Apoie o FAXINA Podcast no site do https://apoia.se/faxinapodcast
    E no https://www.gofundme.com/f/faxina-podcast-ignored-stories-of-housecleaners

    Segue a gente em todas as mídias sociais @faxinapodcast 
    E escreve pra gente no faxinapodcast@gmail.com

    Até o próximo episódio!
    Tchau!!!

    • 1 hr 13 min
    Bonus 1 - Episódio de Ocupação: No Rastro das Frutas de Exportação

    Bonus 1 - Episódio de Ocupação: No Rastro das Frutas de Exportação

    Primeiro episódio da Ocupação-2023 do Faxina Podcast
    No Rastro das Frutas de Exportação
    A Europa é o maior mercado consumidor das frutas brasileiras. Pelo menos, até agora. Isso pode mudar a partir da recente conquista de um mercado gigantesco para o melão brasileiro: a China. O setor vem crescendo desde 2016, mas os melhores resultados de exportação vieram nos dois primeiros anos de pandemia, durante o governo de Jair Bolsonaro. Em 2021, a fruticultura de exportação comemorou faturamento recorde de US$ 1 bilhão. A produção de frutas se tornou um mercado estratégico para o agronegócio exportador. Só que essa exploração tem um custo alto: a qualidade de vida das comunidades e a preservação dos recursos hídricos e culturais dos territórios.
    Fontes de informação citadas no episódio:
    IPCA/IBGE: inflação geral, dos alimentos, das frutas em geral e por tipo de fruta em 2022
    Dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços sobre exportação de frutas (Comex/Stat)
    Reportagens:
    Alheio a inflação e fome, governo e agro querem fazer das frutas a nova frente de exportação
    Não culpe a pandemia e a guerra pela inflação dos alimentos no Brasil
    Para saber mais:
    Frutas doces, vidas amargas | Oxfam Brasil (relatório)
    FILME - FRUTAS DOCES VIDAS AMARGAS (curta metragem)
    FRANÇA, D. P. I. Conflitos territoriais e resistência da totalidade do trabalho frente ao Agrohidronegócio Fruticultor nas áreas de expansão dos Perímetros Irrigados no Semiárido nordestino (tese de doutorado em Geografia sob orientação do Prof. Dr. Antonio Thomaz). Unesp. Presidente Prudente, 2018
    Conflitos socioambientais na Chapada do Apodi: contaminação e privatização da água (artigo)
    Créditos:
    Roteiro Mariana Costa e Nathália Iwasawa 
    Pesquisa Mariana Costa e Maíra Mathias
    Narração Mariana Costa
    Edição e Criação de Som Victor Oliveira
    Produção-executiva Luisa Coelho
    Produção Nathália Iwasawa
    Assistente de produção Amanda Flora
    Direção-geral João Peres
    Design Denise Matsumoto, Clara Borges e João Ambrósio
    Mídias Sociais Alicia Lobato
    Estúdio Espaço Ipiranga
    Trilha sonora adicional Blue Dot Sessions, Yes, nós temos banana, Ney Matogrosso; Petrolina Juazeiro, Alceu Valença; Água (Versão Estendida), BaianaSystem, Orquestra Afrosinfônica, Antonio Carlos & Jocafi

    • 44 min
    T3-2. DO PARAÍSO A PEABODY

    T3-2. DO PARAÍSO A PEABODY

    DO PARAÍSO A PEABODY é o segundo episódio da terceira temporada do Faxina Podcast em co-produção com o Pelo-Avesso Podcast. Nesse episódio o Vinicius Luiz te leva para Padre Paraíso, uma cidade no interior de Minas Gerais que está mudando com as migrações para os EUA. Tu vais escutar a história de Flávia e Ana Claudia e de como as migrações afetam a vida das pessoas que partem, das pessoas que voltam, das pessoas que ficam e da cidade.
    CRÉDITOS:
    Produção, Roteiro e Edição: Jéssica Almeida e Vinicius Luiz
    Assistência de Roteiro e Produção: Heloiza Barbosa 
    Trilha sonora original: Paulo Pinheiro
    Trilha Adicional: Blue Dot Sessions, 
    Mixagem e Design de Som: Paulo Pinheiro
    O Hino de Padre Paraíso é de autoria de Eron Brasil. 
    Ilustrações e Animações: Natália Gregorini e Vinicius Cruz
    Mídia Social: Nick Magalhães
    Essa temporada é parcialmente financiada pelo departamento de Arts and Culture da cidade de Somerville
    Apoie o FAXINA Podcast no site do https://apoia.se/faxinapodcast
    E no https://www.gofundme.com/f/faxina-podcast-ignored-stories-of-housecleaners
    Segue a gente em todas as mídias sociais @faxinapodcast 
    E escreve pra gente no faxinapodcast@gmail.com
    Até o próximo episódio!
    Tchau!!!

    • 1 hr 10 min
    Bonus 2 - Episódio de Ocupação: Tudo Começou Em Uma Árvore

    Bonus 2 - Episódio de Ocupação: Tudo Começou Em Uma Árvore

    Tudo Começou Em Uma Árvore 
    No episódio de estreia de Raízes você acompanha Caio em sua busca por respostas sobre o seu ancestral mais antigo que ele tem notícia, seu bisavô Luis Caboclo. No caminho ele vai se deparar com histórias engraçadas e outras completamente trágicas. Raízes é uma produção da Griô Podcasts apoiada pelo programa Sound Up Brasil do Spotify.
    Esse é o segundo podcast a ocupar o espaço do Faxina Podcast. Por favor, deixe suas estrelinhas pra nós e vai visitar o site do Raízes https://griopodcasts.com/category/raizes/
    Raízes é um original Griô Podcasts apoiado pelo Sound up Brasil do Spotify.

    • 33 min
    T3-3. AS NOVAS CORES DE CAXIAS

    T3-3. AS NOVAS CORES DE CAXIAS

    O terceiro episódio da série "Cartografias de Migrações" vai te levar para uma cidade brasileira que foi fundada por imigrantes brancos europeus: Caxias do Sul. Mas, agora Caxias tem uma nova rota de imigrantes vindos do Senegal, Haiti e Venezuela. Como uma cidade quase toda branca está linda com os novos moradores quase todos negros? Escuta o episódio "AS NOVAS CORES DE CAXIAS"
    Créditos:
    Produção: Heloiza Barbosa e Jessica Almeida 
    Roteiro e Edição: Jessica Almeida 
    Assistência de Roteiro: Vinicius Luis, Heloiza Barbosa e Valquiria Gouvea
    Trilha sonora original: Paulo Pinheiro
    Trilha Adicional: Blue Dot Sessions, 
    Mixagem e Design de Som: Paulo Pinheiro
    Ilustrações e Animações: Natália Gregorini e Vinicius Cruz
    Mídia Social: Nick Magalhães
    Esse episódio usou áudios do canal de YouTube da TV Câmara de Caxias e de um festa tradicional Senegalesa.
    https://www.faxinapodcast.com/
    https://apoia.se/faxinapodcast
    https://www.gofundme.com/f/faxina-podcast-ignored-stories-of-housecleaners

    • 1 hr 6 min
    Bonus 3 - Episódio de Ocupação: Vó Carlota

    Bonus 3 - Episódio de Ocupação: Vó Carlota

    Vó Carlota (Maria de Jesus Carlota), hoje é a matriarca do Centro de Umbanda Xangô e Nanã, no bairro Flávio Marques Lisboa, mas para formar sua família ela teve que cortar um dobrado. Desde sua infância em São José da Lagoa, distrito de Curvelo, ela sempre se manteve firme na sua fé e determinação de manter a sua família forte e unida.
    Casa de umbanda Nanã e Xangô: https://goo.gl/maps/DDcfMay8d2sNUnba7
    Essa história foi registrada pela Paibola - agência de histórias, um projeto colaborativo e comunitário de registro e documentação das histórias do território onde está localizada: no Barreiro de cima, em Belo Horizonte, principalmente os bairros Flávio Marques Lisboa, Vila Cemig e Conjunto Esperança. 
    Esse projeto surge do encontro do trabalho comunitário que o Gilson Fubá realiza há décadas na região com a pesquisa em áudio-documentário que o Felipe Ivanicska realiza no podcast Histórias Vizinhas.
    Gravado por Gilson "Fubá" Martins e 
    Editado por Felipe Ivanicska.  
    As trilhas deste episódio são pontos gravados na Casa de Umbanda Xangô e Nanã;

    • 35 min

Customer Reviews

4.9 out of 5
37 Ratings

37 Ratings

LaisSCosta ,

Muito bom!

Estou amando! Adoro as histórias! Eu já sou ouvinte de podcast a muito tempo então quando encontro um bom, fico viciada! Continue!

Cake lol girl ,

❤️

Interessante ..conhecer não só as histórias mas a singularidade de cda ser humano ❤️

Kebkn ,

Incrível

Sendo filho duma faxina portuguesa, apreço muito os esforços da Heloiza pra trazer as histórias das vidas dessa gente two escondida enquanto passam as suas vidas nas nossas casas. Bravíssimo!

Top Podcasts In Society & Culture

iHeartPodcasts
This American Life
Nick Viall
Glennon Doyle & Cadence13
New York Times Opinion
Dear Media

You Might Also Like

Rádio Novelo
Chico Felitti
Déia Freitas
Tomás Chiaverini
Globoplay
B9