7 episodes

O podcast Levante Sua Voz é uma produção do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. Por aqui, vamos falar sobre políticas de comunicação, liberdade de expressão, direitos humanos e outros assuntos, sempre com a opinião de especialistas e movimentos sociais que acompanham os temas de perto.

Um programa com diferentes sotaques e contribuições de todo o país.

Contra todas as violações, contra todas as opressões: levante a sua voz!

Levante sua voz Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social

    • Society & Culture

O podcast Levante Sua Voz é uma produção do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. Por aqui, vamos falar sobre políticas de comunicação, liberdade de expressão, direitos humanos e outros assuntos, sempre com a opinião de especialistas e movimentos sociais que acompanham os temas de perto.

Um programa com diferentes sotaques e contribuições de todo o país.

Contra todas as violações, contra todas as opressões: levante a sua voz!

    Como a esquerda pode ser mais antirracista?

    Como a esquerda pode ser mais antirracista?

    Como a esquerda pode ser mais antirracista? Esse é o tema do sétimo episódio do #LevanteSuaVoz!
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    Conversamos com Débora Rodrigues da Silva, diretora da Associação Brasileira de ONGs (Abong); Vilma Reis, socióloga, militante do movimento de mulheres negras e da Coletiva Luiza Mahin e pré-candidata à prefeitura de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores; e Pedro Borges, co-fundador e editor-chefe do portal Alma Preta.
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    Para adiar o fim do mundo, indicamos as histórias contadas em versos da poeta brasiliense Tatiana Nascimento e Gabz, vencedora do Slam Grito Filmes em 2017.

    No episódio, também indicamos outros dois podcasts que tratam de histórias e vivências da população negra: História Preta e Infiltrados no Cast.

    Mais informações aqui. 

    • 23 min
    Comunicação e violência política nas eleições

    Comunicação e violência política nas eleições

    Às vésperas das eleições municipais, abordamos um tema importantíssimo: violência política.

    Ouvimos Evorah Cardoso, professora, codiretora da #MeRepresenta e integrante do #VoteLGBT; Maria Luiza Freire, coordenadora nacional da Fundación Ciudadania Inteligente; e Gabriela Almeida, consultora de comunicação da ONU Mulheres e integrante do projeto Redes Cordiais. Também conversamos com Paulo Victor Melo, jornalista e integrante do Intervozes que coordenou o levantamento de #PolíticosDonosDaMídia e candidatos de programas policialescos.

    No quadro Vozes Amplificadas, Diana Mendes, uma das coordenadoras do Mulheres Negras Decidem, conta como o movimento vem contribuindo para aumentar a representatividade de mulheres negras na política.

    Pra adiar o fim do mundo, que tal conhecer e apoiar bibliotecas comunitárias? Veja algumas:
    Papoco de Ideias (Pan Americano)
    Biblioteca da Filó (Santa Filomena/ Jangurussu)
    Livro Livre Curió Biblioteca Comunitária (Bairro Curió/ Lagoa Redonda)
    Narcoteca (Pirambu)
    Biblioteca Bate Palmas (Conjunto Palmeiras)
    Biblioteca Comunitária Okupação (Antônio Bezerra)
    Livro Livre Quintal Cultural (Grande Bom Jardim)
    Biblioteca Viva (Bairro Barroso)
    Viva a Palavra (Bairro Serrinha)

    Mais informações sobre o episódio em intervozes.org.br

    • 23 min
    Criptofestas e criptografia

    Criptofestas e criptografia

    Já ouviu falar em criptofestas? Vem com a gente que neste episódio conversamos com organizadorxs de criptofestas no Brasil pra explicar um pouco a ideia desse movimento global que há pelo menos oito anos promove práticas de cuidados integrais, privacidade, liberdade e muita festa!

    Conversamos com a Elisa Ximenes, que é uma das voluntárias que promove a CriptoRave em São Paulo; a Isadora Lira, que é jornalista, integrante do Intervozes e uma das organizadoras da CriptoJP, na Paraíba; e Bemfica de Oliva, integrante do Partido Pirata, da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação (Enecos) e contribui na produção da CriptoBaião, no Ceará.

    Também trocamos uma ideia com Antônio Laranjeira, Flora Carvalho, Hyollita e Gabriel Belo, que contaram um pouco das oficinas que deram em criptofestas, pra vocês sentirem um gostinho de como são diversas e divertidas.

    E o @afrofunkrio, conhecem? Essa é a nossa dica no quadro "Ideias para adiar o fim do mundo". 

    • 19 min
    Comunicação e justiça socioambiental: as queimadas e o papel desinformativo da Secom

    Comunicação e justiça socioambiental: as queimadas e o papel desinformativo da Secom

    No quarto episódio do podcast #LevanteSuaVoz, falamos sobre direito à comunicação e justiça socioambiental!

    Conversamos com Ane Alencar, diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM); Camila Nobrega, integrante do Intervozes, jornalista especializada em questões socioambientais e doutoranda em Ciência Política na Universidade Livre de Berlim; Sara Pereira, moradora do Amazonas e integrante da Campanha Agro é Fogo; e Cidinha Moura, moradora do Mato Grosso e coordenadora da ONG FASE na região.

    No quadro Vozes Amplificadas, Tiago Karaí, liderança da Comissão Guarani Yvyrupa, fala sobre o Programa Aldeias e o PL do Cinturão Verde Guarani.

    A música de encerramento do programa foi gentilmente cedida pela cantora Marina Peralta! 3

    E se liga nos links que citamos no episódio:

    PL Cinturão Verde Guarani

    Guia Alimentar da População Brasileira

    Memórias de Cozinha: mulheres e receitas insurgentes

    Feiras Orgânicas

    Greenpeace: Encontre um produtor agroecológico perto de você

    Receitas da Floresta que a gente planta

    Panela Sergipana

    • 22 min
    Comunicação pública sob censura

    Comunicação pública sob censura

    No último dia 21 de setembro, a Comissão de Empregados da EBC lançou o 2º Dossiê Censura EBC, que contabiliza 138 casos de censura e governismo nos veículos e agências da empresa de comunicação pública. Não é de hoje que a comunicação pública sofre ataques. Mas no governo Bolsonaro, a situação se agravou e muito. 

    Conversamos com Lucas Krauss,  jornalista da EBC, diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF e integrante do Intervozes, para saber mais sobre as denúncias. Também falamos com Iano Flávio, ex-editor do TVU Notícias, programa da TV Universitária do Rio Grande do Norte. A emissora potiguar vem enfrentando ameaças de desmonte. 

    No quadro Vozes Amplificadas, conversamos com Nice Lima, da Rádio Frei Caneca, de Recife; e Gilmar Galache, da ASCURI, do Mato Grosso do Sul.

    No ideias pra adiar o fim do mundo, João Martins, editor da Revista Berro, conta como os saraus de poesia vem se multiplicando nas periferias de Fortaleza e Natal.

    • 19 min
    Comunicação e direitos sexuais e reprodutivos

    Comunicação e direitos sexuais e reprodutivos

    Tá no ar o episódio 2 do Levante Sua Voz!

    A segunda edição do podcast do Intervozes fala dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e como eles se relacionam com o direito à comunicação.

    A ampliação do conservadorismo cristão no governo federal e na Câmara dos Deputados impede cada vez mais o avanço na efetivação dos direitos das mulheres. Além disso, com a pandemia da Covid-19 a violência de gênero se agravou muito no país. Segundo levantamento feito pela ONG Artigo 19, em parceira com a Revista Azmina e a Gênero e Número, só metade dos serviços de aborto legal estão funcionando pelo SUS. Pra piorar, boa parte dos atendimentos evidenciam o desconhecimento de funcionários da saúde sobre os casos de aborto previstos em lei. Ou seja, a violação do acesso à informação é frequente.

    Desamparadas e com pouca informação, as mulheres acabam se tornando vítimas de procedimentos arriscados. Dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2018, mostram que uma mulher morre a cada dois dias no Brasil por aborto inseguro.

    Outro problema é que o tema dos direitos sexuais e reprodutivos é representado pela mídia através de um discurso que muitas vezes desinforma e reforça a criminalização e o estigma, sem aprofundamento e diversidade de ideias.

    De outro lado, as mídias independentes e feministas, como a revista AzMina e o portal Gênero & Número, trabalham para preencher essa lacuna da falta de informação, cumprindo um papel central na garantia dos direitos das mulheres.

    Paula Viana, enfermeira, militante feminista e integrante do Grupo Curumim, uma entidade do Recife que atua no fortalecimento da cidadania das mulheres, contou como anda o cenário dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil e falou sobre a necessidade de nos articularmos cada vez mais via tecnologias sociais no sentido de mobilizar forças em defesa desses direitos

    Na seção Vozes Amplificadas, conversamos com Isabelle Maciel, integrante do projeto paraense Café Feminista, pra falar do acesso à informação sobre direitos sexuais e reprodutivos na região do Tapajós. Participou também a jornalista Paula Guimarães, uma das fundadoras do Catarinas, um portal de notícias especializado em feminismo e gênero. A jornalista contou os principais desafios para falar sobre o tema, com destaque para a falta de acesso a dados.

    Pra contribuir com “Ideias para adiar o fim do mundo”, conversamos sobre autocuidado e ginecologia natural com Renata Aires e Eduarda Fernandes, da coletiva Ginecoteca Paraibana.

    O “Levante sua Voz” é uma produção coletiva quinzenal, construída a muitas mãos: é apresentado por Bruno Marinoni e Mônica Mourão. A edição de áudio e finalização ficam por conta de Raquel Baster e Iago Vernek. Na produção, além dos apresentadores, Gyssele Mendes e Maria Mello.

    Por enquanto, o podcast está disponível no Anchor, Spotify, Deezer e YouTube. Em breve, estará também nas demais plataformas de streaming.

    Créditos da música final: Quilombrasa/Composição: Luciane Mattos

    • 23 min

Top Podcasts In Society & Culture