1,147 episodes

Procuramos desenvolver "uma comunidade que ama Deus e ama pessoas", onde aprendemos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus como referência. Aqui pode ouvir as mensagens bíblicas, devocionais, palestras e reflexões produzidos pela nossa comunidade. Somos Meeting Point, a Igreja Baptista do Estoril, Cascais, Portugal.

Meeting Point podcasts Meeting Point

    • Religion & Spirituality

Procuramos desenvolver "uma comunidade que ama Deus e ama pessoas", onde aprendemos, caminhamos juntos e vivemos com Jesus como referência. Aqui pode ouvir as mensagens bíblicas, devocionais, palestras e reflexões produzidos pela nossa comunidade. Somos Meeting Point, a Igreja Baptista do Estoril, Cascais, Portugal.

    #33 até Cristo

    #33 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    O amor é eterno. As profecias desaparecem; as línguas acabam-se; o conhecimento passa. Pois tanto as nossas profecias como o nosso conhecimento são imperfeitos. Quando chegar aquilo que é perfeito, tudo o que é imperfeito desaparece. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Depois tornei-me adulto e deixei o modo de ser de criança. Agora vemos as coisas como num espelho e de maneira confusa. Naquele dia, iremos vê-las frente a frente. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas naquele dia vou conhecer como Deus me conhece a mim. Agora existem três coisas: fé, esperança e amor. Mas a mais importante é o amor.
    1 Coríntios 13.8-13



    devocional



    “O amor nunca falha”: Aquele que é proveniente do coração do Pai, medido pelo amor de Jesus na cruz e movido pelo Espírito Santo. Esse amor não ruirá. Jamais colapsará. Pode até ser abafado mas nunca derrotado. Acabará sempre por suplantar as adversidades. Não há inimigo que o detenha ou vença. Nem a morte o pôde parar. É deste amor que o cristão faz a sua bandeira. Tendo experimentado o poder do amor dá-se a Deus e aos outros a cada dia que passa. Certo é que um dia deixarão de existir pregações e vocabulários religiosos. O conhecimento intelectual adquirido na terra tombará na presença de Deus. Aí, bastará a Sua linguagem predilecta: O amor. Entretanto, e porque tudo é visto parcialmente, saboreia-se aos pedaços o que virá a ser desfrutado em pleno. “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.” Vá-se exercitando esse amor de forma madura, deixando para trás as infantilidades do ego. Cresça-se por dentro. O amor tem o condão de dilatar a alma e abrir o apetite para a eternidade. “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”
    - Jónatas Figueiredo

    • 2 min
    #32 até Cristo

    #32 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    O amor é paciente e prestável. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso. O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal. O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. O amor suporta tudo, acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência.
    1 Coríntios 13.4-7







    devocional



    Amar não é uma brincadeira. Exige empenho e renúncia. Pressupõe uma disposição interior para agir generosamente sem esperar nada em troca. Sofrer o dano que possa ser infligido com um sorriso no coração. Olhar para o próximo segundo as lentes da paciência Divina. Agir sem segundas intenções ou julgamentos prévios. As motivações desejam-se sãs desde o âmago. A inveja, a pior das doenças, combate-se buscando a singeleza de viver. À mesquinhez não lhe é dado um centímetro sequer. À altivez pessoal tira-se-lhe o pedestal. A modéstia vence por capote a arrogância. Apure-se, com humildade, o conceito que cada um tem de si e dos outros. Toca a privilegiar o bem estar mútuo, abdicando de louros e palmadinhas nas costas. Deponha-se a falta de lisura e a frieza dando lugar a procedimentos ponderados e amáveis. Deixe-se cair a cultura de umbigo. Treine-se o domínio do temperamento, pois perdendo-se a calma escoa juntamente com ela a razão. Deite-se fora todo o lixo interior existente, incluindo o rancor armazenado. Haja profundo lamento diante da injustiça e concorra-se sempre para que a verdade venha à tona. Sim, o amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta!".
    Resumindo, tenho com que me entreter até ao fim dos meus dias…
    - Jónatas Figueiredo

    • 2 min
    #31 até Cristo

    #31 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    Se eu for capaz de falar todas as línguas dos homens e dos anjos e não tiver amor, as minhas palavras são como o badalar de um sino ou o barulho de um chocalho. Se eu tiver o dom de declarar a palavra de Deus, de conhecer os seus mistérios e souber tudo; e se eu tiver uma fé capaz de transportar montanhas e não tiver amor, não valho nada. Ainda que eu dê em esmolas tudo o que é meu, se me deixar queimar vivo e não tiver amor, de nada me serve.
    1 Coríntios 13.1-3







    devocional



    Sem amor, por muito talento que haja, acaba por se fazer sempre triste figura. O currículo mais vasto que não contemple a generosidade da alma revela-se terrivelmente pobre. Ninguém vai longe tendo como alicerce o egoísmo. Não são os galões obtidos que atestam a nobreza de alguém, antes o que lhe pulsa no íntimo. De nada vale ser eloquente quando não se tem carácter. Pode ser-se tremendamente versátil mas a falta de inteireza deita tudo a perder. O conhecimento intelectual jamais sobrepuja a largueza de coração. A sólida instrução académica não é sinónimo de educação no domínio dos afectos. Quem se fecha ao próximo “é como o metal que soa ou como o sino que tine”, isto é, pode até fazer muito barulho mas não encanta. Quiçá, apresentar parras a rodos mas as uvas, essas, continuarão a escassear. A fé despida da linguagem do céu é um contra senso. Já os verbos orar e amar rimam em duplicado. O coração liberal não se mede pelo volume das dádivas ou por extremos sacrifícios de ordem pessoal, mas, sim, pela forma humilde e desinteressada como serve. As obras quando movidas pelo orgulho são um completo desperdício. Teima em caminhar pelas ruas da amargura o ego indisponível para trilhar o percurso proposto por Jesus: Amar a Deus e as pessoas. Perante isto, no que me diz respeito, tenho pano para mangas para reflectir na minha conduta diária…
    - jónatas figueiredo

    • 2 min
    #30 até Cristo

    #30 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    Assim como o corpo é um só e tem muitas partes e todas elas, apesar de muitas, formam um só corpo, assim acontece também com Cristo . Todos nós, judeus ou não-judeus, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo. E todos recebemos o mesmo Espírito. Realmente, o corpo não tem só uma parte, mas muitas. Se o pé disser: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», não é por isso que deixa de fazer parte dele. E se o ouvido disser: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», não é por isso que deixa de fazer parte dele. Se todo o corpo fosse somente olhos, como é que poderia ouvir? Se fosse apenas ouvidos, como é que poderia sentir o cheiro? Ora, a verdade é que Deus colocou todas as partes do corpo, cada uma no lugar que lhe pareceu melhor. Se todo o corpo fosse apenas uma parte, onde estaria o corpo? Ora, o corpo tem muitas partes, mas é um só. Os olhos não podem dizer à mão: «Não precisamos de ti.» A cabeça não pode dizer aos pés: «Não preciso da vossa ajuda.» Pelo contrário, o que parece mais fraco no corpo é, por vezes, o mais preciso. No corpo, as partes que nos parecem menos dignas são as que rodeamos de maiores cuidados. As que nos parecem mais vergonhosas são as que tratamos com mais respeito; pois as outras já não precisam tanto disso. Mas Deus dispôs o corpo humano de tal maneira que as partes mais humildes são as que rodeamos de maiores cuidados. Isto foi para não haver divisão entre elas, mas sim para que cada parte se preocupasse tanto com as outras como consigo mesma. Se uma sofre, todas sofrem com ela; se outra é elogiada, todas se alegram com isso. Todos juntos constituem o corpo de Cristo e cada um por si é uma parte dele. Deus deu a cada um o seu próprio lugar na igreja : primeiro, os apóstolos ; em seguida, os profetas ; e depois, os que ensinam . Seguem-se os que têm o poder de fazer milagres, de curar, de dar assistência aos que precisam, de governar e de falar línguas desconhecidas. Será que todos podem ser apóstolos, profetas ou professores? Será que todos podem fazer milagres? O poder de curar é porventura dado a todos? Todos poderão falar línguas desconhecidas? Todos poderão interpretá-las? Claro que não. Por conseguinte, procurem os dons mais importantes. E o caminho melhor é aquele que agora vos vou mostrar.
    1 Coríntios 12.12-31







    devocional



    Cada seguidor de Cristo é um membro especialíssimo do Seu corpo. Como tal, importa que não aja isoladamente, mas que se veja como parte integrante de uma enorme e fantástica família. Nela não pode existir acepção de pessoas ou desvalorização de funções. Todos, individualmente, têm um papel único, pelo que não é aceitável desdenhar ou menosprezar nenhuma tarefa desempenhada, por mais simples que seja. O mesmo se deve dizer das birras e invejas por cobiça de responsabilidades entregues a outros. Bata-se o pé a toda as expressões de egoísmo reinantes no seio das comunidades cristãs. O respeito mútuo é fundamental para a saúde da igreja. Banam-se amuos e menosprezos, substituindo-os por encorajamento recíproco. Instale-se uma rede de amparo e uma cultura de elogio sentido. “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” Perceba-se, de uma vez por todas, que há lugar para todos e sem competitividades bacocas. Ninguém se esqueça que “Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.”
    - jónatas figueiredo

    • 3 min
    #29 até Cristo

    #29 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    Irmãos, no que diz respeito aos dons espirituais, não quero que andem na ignorância. Sabem que, quando eram pagãos, eram levados a adorar falsos deuses que não falam. Ficam, por isso, a saber que ninguém inspirado pelo Espírito de Deus pode dizer: «Jesus é maldito.» E do mesmo modo, ninguém pode dizer: «Jesus é o Senhor», se não for pelo Espírito Santo. Os dons são diferentes, mas o Espírito é o mesmo. Há funções diferentes, mas o Senhor é o mesmo. Há trabalhos diferentes, mas é o mesmo Deus que dá a todos força para agirem. O Espírito manifesta-se em cada um para o bem comum. A um é concedido o dom de falar com sabedoria, a outro o de falar com conhecimento. E tudo segundo o mesmo Espírito. É ainda o único e mesmo Espírito que concede a um a fé e a outro o poder de curar. A um dá o poder de fazer milagres, a outro o de declarar a palavra de Deus, a outro o de perceber quando fala o Espírito de Deus. A um dá o poder de falar em línguas desconhecidas e a outro ainda o dom de as interpretar. Mas é um só e o mesmo Espírito que faz tudo isto e que distribui dons a cada um, conforme lhe parece.
    1 Coríntios 12.1-11







    devocional



    A caminhada do cristão deseja-se em crescendo. Daí, ser vital combater a ignorância em todas as vertentes. Tal só é possível sob a influência directa do Espírito Santo. Aí, as lentes escurecidas do passado sem Deus caem por terra. O dia-a-dia passa a ser encarado segundo a perspectiva do Alto. A vida deixa de ser guiada pelo umbigo individual ou pelos deuses deste mundo. As práticas antigas despidas de santidade perdem encanto e acabam por se esboroar. Tudo se discerne de acordo com a mente de Cristo. Sim, a melhor forma de aferir se alguém está comprometido com Deus é perceber se subscreve o maior credo da História: “Jesus é o Senhor!”. É que, rigorosamente, ninguém pode fazê-Lo sem que Espírito lho revele. Mais, é também debaixo da Sua condução que a igreja se articula com propósito. Nada acontece ao acaso. Ele equipa a igreja como entende, capacitando cada elemento que a integra. Todos são responsabilizados a servir para o bem comum, concorrendo para a edificação mútua. Há, pois, maturidade cristã quando se percebe o sopro indelével do Espírito e se Lhe obedece de pronto.
    - jónatas figueiredo

    • 3 min
    #28 até Cristo

    #28 até Cristo

    devocional coríntios



    leitura bíblica



    De facto, eu recebi do Senhor aquilo que vos transmiti. Isto é, que o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou pão, deu graças a Deus, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, entregue para vosso benefício. Façam isto, em memória de mim.» Do mesmo modo, no fim da ceia tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova aliança feita através do meu sangue. Sempre que dele beberem, façam-no em memória de mim.» Portanto, sempre que comerem este pão e beberem este cálice, estão a anunciar a morte do Senhor até que ele venha. Assim, aquele que comer o pão e beber o cálice do Senhor de modo indigno é culpado de ofensa ao corpo e sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo e, assim, coma deste pão e beba deste cálice. Pois se não reconhece o corpo do Senhor, o que faz é comer e beber a sentença da sua própria condenação. É por isso que há muitos que estão fracos e doentes no vosso meio e até bastantes que estão mortos. Se nos examinarmos a nós mesmos, já não seremos julgados por Deus. Quando o Senhor nos julga, corrige-nos, para não sermos condenados com o mundo.
    1 Coríntios 11.23-32



    devocional



    A mesa de Jesus está aberta a todos os pecadores. Contudo, só dela se abeiram os que reconhecem a sua miséria. Não são os que se julgam impolutos que nela se virão a sentar. É bom lembrar que se o pão e o vinho fossem exclusivamente para gente perfeita não haveria ninguém que lhes pudesse tocar, quanto mais tomá-los. Mas há sempre lugar para pessoas de carne e osso que assumam tresandar a rebeldia. Privarão de perto com o Salvador os arrependidos, pois a intimidade com Ele pressupõe a admissão de pecado. Sem confissão não há comunhão. São os contritos que, além de recordarem o preço pago por Jesus na cruz, se emocionam com o amor de que são alvo. E é a Sua entrega altruísta que passa a movê-los. O perdão experimentado catapulta-os para uma vida de renúncia e proclamação. Nada há, pois, mais importante que conhecer e dar a conhecer Cristo crucificado e ressurrecto. Cada convidado tem a responsabilidade de participar da mesa do Senhor com gratidão e reverência, honrando o relacionamento com Deus e com o próximo. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.” Os que brinquem com a graça de Deus terão que se haver com a Sua mão disciplinadora, que, diga-se de passagem, não visa outra coisa que não seja o restauro interior de cada um.
    - jónatas figueiredo

    • 2 min

Top Podcasts In Religion & Spirituality

In These Times with Rabbi Ammi Hirsch
Stephen Wise Free Synagogue
The Bible in a Year (with Fr. Mike Schmitz)
Ascension
The Bible Recap
Tara-Leigh Cobble
Girls Gone Bible
Girls Gone Bible
BibleProject
BibleProject Podcast
WHOA That's Good Podcast
Sadie Robertson Huff