93 episodes

Podcast da Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental - Universidade de Brasília

Podcast Archai Podcast Archai

    • Society & Culture

Podcast da Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental - Universidade de Brasília

    89. Teofrasto

    89. Teofrasto

    Edson Resende (UFRRJ) narra sua trajetória que começa na Psicologia, passa pela História e alcança a Filosofia. Conta para nós uma anedota sobre como passou de Aristóteles para Teofrasto, ao propor uma leitura de aproximações entre eles. Comenta sobre a experiência do pós-doutorado, na Universidade de Aix-Marseille. No segundo bloco deste episódio, Edson apresenta a personagem Teofrasto, sucessor imediato de Aristóteles, no Liceu. Explica sobre os estudos teofrastianos, as fontes, publicações e traduções em português. Em seguida, relembra o contexto histórico em que Teofrasto viveu e escreveu. Explica como Teofrasto esteve relacionado a Aristóteles. Faz referência sobre as obras homônimas de Aristóteles e Teofrasto, analisa a recepção e menciona o estado atual dos estudos sobre a Metafísica de Teofrasto.

    • 29 min
    88. Boudica

    88. Boudica

    Tais Pagoto Bélo (MAE/ULB) narra sua trajetória nos Estudos Clássicos desde o curso de História até a Arqueologia. Em seguida, comenta sobre fontes materiais e Numismática Antiga. Conta ainda sobre as experiências em realizar pesquisa em países e instituições diferentes. No segundo bloco, Tais nos apresenta a personagem Boudica, rainha e guerreira da Britânia. Analisa os usos do passado, a recepção sobre a Boudica desde o Renascimento até a Época Moderna e os dias de hoje. Cita as fontes: Tácito e Dião Cássio. Explica o que a Boudica significa para os britânicos, como a sua figura está relacionada com as questões femininas e feministas, na Inglaterra.

    • 35 min
    87. Teógnis de Mégara

    87. Teógnis de Mégara

    Rafael Brunhara (UFRGS) narra seu percurso nas Letras, relembra como foi ser encantado pelos Estudos Clássicos, poesia lírica, professoras e professores. Comenta sobre o processo e a publicação - em coautoria com a Giuliana Ragusa - do livro “Elegia Grega Arcaica: Uma Antologia”. Por fim, conta-nos sobre a atual diretoria da SBEC. Destaca a importância de reconhecer a realidade dos Estudos clássicos em todas as regiões do Brasil, observa como a extensão tem um papel preponderante e analisa as transformações das Licenciaturas. No segundo bloco deste episódio, Rafael Brunhara nos apresenta Teógnis de Mégara. Explica o contexto de composição deste poeta. Analisa a importância da poesia de Teógnis ao elucidar que foi um poeta muito lido nos círculos socráticos. Por fim, comenta sobre uma coleção de poemas chamada Teognideia e a Questão Teognídea.

    • 34 min
    86. Héracles

    86. Héracles

    Cristina Franciscato (USP) relembra o ciclo percorrido até os estudos clássicos e conta sua trajetória acadêmica. Em seguida, comenta como surgiu o “Canto das Musas” - um canal com mais de 7 mil seguidores - e antecipa para nós os próximos planos. Por fim, narra sua atuação como professora durante viagens para a Grécia. No segundo bloco, Cristina Franciscato nos apresenta a personagem Héracles, a partir do  nascimento deste herói. Destaca as fontes mais antigas a respeito dos 12 trabalhos de Héracles; explica as variações do mito e analisa a loucura de Héracles. Por fim, comenta a experiência de traduzir o Héracles, de Eurípides e partilha conosco a sua leitura desta tragédia.

    • 35 min
    85. Xenofonte

    85. Xenofonte

    Lucia Sano (Unifesp) relembra sua trajetória acadêmica nas Letras Clássicas até chegar a Xenofonte. Em seguida, conta para nós como foi ser finalista em um dos prêmios mais importantes do país - Prêmio Jabuti-  e como foi traduzir Xenofonte.  Por fim, comenta sobre o projeto de extensão Interlúdios Clássicos. No segundo momento deste episódio, Lucia Sano nos apresenta a personagem Xenofonte, conhecido por ter sido um pupilo do Sócrates. Explica o porquê de Xenofonte ser considerado um autor menos prestigiado do que Platão e Tucídides, apesar de também ter escrito sobre Sócrates e a Guerra do Peloponeso. Por fim, ressalta ser extensa a obra de Xenofonte (14 textos) e comenta sobre os temas que figuram na Anábase; Ciropédia e Helênicas. Analisa que Xenofonte preocupa-se com as relações humanas e a aplicação prática.

    • 31 min
    84. Neera

    84. Neera

    Carolina Araújo (UFRJ) conta para nós sua trajetória até a filosofia e relembra um ponto importante em sua formação: ter sido a terceira geração orientada por mulheres. Explica como surgiu o projeto de extensão "Quantas Filósofas?". Na segunda parte deste episódio, Carolina Araújo apresenta a personagem Neaira e explica que há somente uma fonte sobre ela: um discurso forense de acusação de autoria do Apolodoro. Este texto é relevante por ser uma das fontes mais importantes sobre as leis, as regras comunitárias na Atenas democrática sobre o casamento. Carolina Araújo explica do que Neaira é acusada, comenta sobre a lei que proíbe casamento com estrangeiro e fala sobre o conceito de cidadania no feminino. Em seguida, descreve o estatuto social da cortesã e o que aconteceu com Neaira quando ela deixou de ser jovem;  diferencia cortesã e concubina. Carolina Araújo finaliza e analisa a importância da leitura deste texto de maneira crítica para o estudo das mulheres na antiguidade, sobre a estrutura do casamento, ideia de cidadania e condição das mulheres. Sobre “Contra Neera”, de Apolodoro, temos uma edição em português de Portugal da Annablume Clássica, tradução da Glória Onelley. Podcast/canal no youtube da Carolina Araújo: https://www.youtube.com/@mulheresnafilosofia

    • 39 min

Top Podcasts In Society & Culture

Stuff You Should Know
iHeartPodcasts
Shawn Ryan Show
Shawn Ryan | Cumulus Podcast Network
Fail Better with David Duchovny
Lemonada Media
Disrespectfully
Katie Maloney, Dayna Kathan
This American Life
This American Life
What Now? with Trevor Noah
Spotify Studios

You Might Also Like