255 episodes

O podcast do Grupo Companhia das Letras.
Contato: radio@companhiadasletras.com.br

Rádio Companhia Companhia das Letras

    • Arts
    • 5.0 • 5 Ratings

O podcast do Grupo Companhia das Letras.
Contato: radio@companhiadasletras.com.br

    #223 - Antônio Xerxenesky lê "Uma tristeza infinita"

    #223 - Antônio Xerxenesky lê "Uma tristeza infinita"

    Nesta semana, a Rádio Companhia recebe Antônio Xerxenesky para falar sobre a experiência de gravar o audiobook de “Uma tristeza infinita”, livro vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria de Melhor romance do ano de 2021!
    *
    Já disponível nas lojas do Google Play e do Kobo.
    *
    Após o fim da Segunda Guerra Mundial, um jovem psiquiatra francês é convidado a trabalhar num isolado hospital suíço, mudando drasticamente de vida. Entretanto, nem assim ele consegue fazer as pazes com os próprios fantasmas. Por meio das conversas com os pacientes, o médico começa a explorar as fronteiras da loucura — e seus próprios limites. Em seu novo livro, “Uma tristeza infinita”, Antônio Xerxenesky nos faz encarar os traumas do passado, assim como o atávico medo do futuro, com uma narrativa introspectiva e brutal.

    • 50 min
    #222 - Carola Saavedra conversa com Mateus Baldi sobre “O manto da noite”

    #222 - Carola Saavedra conversa com Mateus Baldi sobre “O manto da noite”

    Nesta semana, a Rádio Companhia recebe o crítico literário Mateus Baldi e a autora Carola Saavedra para falar sobre seu novo livro, “O manto da noite”, já disponível nas livrarias e lojas on-line de todo o Brasil!
    *
    Prosa, diário, teatro – são esses gêneros narrativos a contornar a Cordilheira que atravessa este romance. Em uma incursão introspectiva, que perpassa a América Latina e seu passado marcado por invasões, massacres e lutas, @_carolasaavedra se volta para questões individuais ao mesmo tempo em que se expande para um universo coletivo.
    *
    Com este livro intenso e provocativo, Carola Saavedra mais uma vez se confirma como uma das grandes escritoras brasileiras do século XXI. "Quanto a mim, ficarei onde sempre estive, atravessando a Cordilheira."
    *
    Apresentação e edição: Paulo Jr.

    • 45 min
    #221 - Rádio Doc Companhia: Frantz Fanon

    #221 - Rádio Doc Companhia: Frantz Fanon

    Na quinta edição da Rádio Doc Companhia, refletimos sobre a vida e a obra de Frantz Fanon, a quem a escritora e ativista Angela Davis chamou de "o mais poderoso teórico do século".
    *
    Psiquiatra, filósofo político, militante revolucionário e um dos mais importantes pensadores da luta antirracista e anticolonial, além de inspiração central para os movimentos negros e de direitos civis ao redor do mundo.
    *
    A edição conta com a participação de Deivison Faustino (professor da Unifesp e especialista na obra de Fanon), Marcos Queiroz (mestre em direito pela UNB e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), Muryatan Barbosa (historiador e professor da Universidade Federal do ABC), Suely Aires Pontes (mestre e doutora em FilosofiA da Psicanálise pela Unicamp) e Thales Vieira (Coordenador do Observatório da Branquitude).
    *
    Conheça os livros de Frantz Fanon publicados pela Zahar:
    📚 "Por uma revolução africana: textos políticos"
    📚 "Os condenados da terra"
    *
    O programa conta ainda com a interpretação de um discurso de Frantz Fanon realizada pelo nosso apresentador Paulo Junior.
    *
    Apresentação e roteiro: Tamiris Busato
    Edição: Paulo Junior e Murilo Costa

    • 26 min
    #220 - Clube Rádio Companhia - "A assombração da Casa da Colina"

    #220 - Clube Rádio Companhia - "A assombração da Casa da Colina"

    Em novembro, o Clube Rádio Companhia leu "A assombração da Casa da Colina", de Shirley Jackson.

    Participaram da conversa: Tamiris Busato, assessora de imprensa e apresentadora deste episódio; Enrico Sera, do departamento de negócios digitais, e Luara França, editora da Companhia das Letras; e Juliana Trevisan, que é Psicóloga, mestranda em Psicologia na linha Instituições, saúde e sociedade, pesquisadora na área de gênero e representação feminina. Colaboradora nos sites Delirium Nerd e Mulheres no Horror, artesã e produtora cultural pela Rapadura Records.

    Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão. Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade – e a vida – de todos está em risco.

    "A história de casa mal-assombrada mais próxima da perfeição que eu já li." – Stephen King

    Ouça o episódio e confira as indicações de livros, séries e filmes que compartilhamos! Até dezembro.

    • 1 hr 3 min
    #219 - Bate-papo sobre "PT, uma história"

    #219 - Bate-papo sobre "PT, uma história"

    Neste episódio da Rádio Companhia, o jornalista Rafael Cariello conversa com Celso Rocha de Barros, sociólogo e autor de “PT, uma história”.

    Com prosa brilhante e argumentação rigorosa, o autor passa a limpo meio século da história nacional e reconstrói a trajetória da mais amada e mais odiada de nossas agremiações políticas. Para além de esmiuçar as idiossincrasias da legenda, “PT, uma história” joga luz sobre as possibilidades e os limites da experiência da sociedade brasileira, uma democracia de alta desigualdade, com viés conservador.

    Ouça o episódio em seu tocador de podcast favorito! E não esqueça de ler o livro, é claro.

    • 47 min
    #218 - Bate-papo sobre "Via Ápia", novo livro de Geovani Martins

    #218 - Bate-papo sobre "Via Ápia", novo livro de Geovani Martins

    Neste episódio da Rádio Companhia, o apresentador Paulo Junior conversa com Geovani Martins sobre "Via Ápia", o novo livro do carioca.

    Depois de estrear na literatura com a coletânea de contos O sol na cabeça e alçar de imediato a condição de ponta de lança da ficção brasileira, com forte repercussão internacional, sendo publicado por grandes editoras em mais de dez países, Geovani Martins publica seu primeiro romance – Via Ápia. Nesta engenhosa narrativa sobre os impactos da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na vida dos moradores da Rocinha, a trama é dividida em três partes: a expectativa com relação à invasão; a ruidosa instalação da UPP; e a silenciosa partida da polícia e a retomada dos bailes funk que fazem o chão da favela tremer. Em capítulos curtos, que trazem perspectivas cruzadas, o narrador nos conduz pelas vidas dos cinco jovens protagonistas – suas paixões, amizades, dramas pessoais, ambições, frustrações, sonhos e pesadelos.

    Ouça o episódio em seu tocador de podcast favorito! E não esqueça de ler o livro, é claro.

    • 35 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
5 Ratings

5 Ratings

Top Podcasts In Arts

Avery Trufelman
Blind Nil Audio and Pod People
NPR
The Moth
Roman Mars
LeVar Burton and Stitcher

You Might Also Like

Folha de S.Paulo
revista piauí
Tomás Chiaverini
Rádio Novelo e Tiago Rogero
Cláudio Moreno & Filipe Speck
Editora Todavia