120 episodes

Os Podcasts da União Brasileira de Escritores: entrevistas com autoras e autores, nas Terças Literárias e na parceria com o Feminino Infinito.

UBE Cast: entrevistas com autoras e autores União Brasileira de Escritores

    • Arts

Os Podcasts da União Brasileira de Escritores: entrevistas com autoras e autores, nas Terças Literárias e na parceria com o Feminino Infinito.

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Eliane Potiguara

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Eliane Potiguara

    Eliane Potiguara recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ em 2021, onde estudou no início da década de 70.

    É a 1ª mulher indígena a recebê-lo no Brasil. Recebeu do governo brasileiro o Título de Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural em 2014. Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacional Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz. É escritora, poeta, professora, formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, pela UFRJ, e especializada em Educação Ambiental pela UFOP.

    Eliane é da etnia Potiguara, fundadora da primeira organização de mulheres indígenas, o Grupo Mulher-Educação Indígena (GRUMIN), e embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra.

    Seu livro carro-chefe é Metade cara, metade máscara, publicado pela Global Editora em 2004 e pela GRUMIN Edições em 2019. Ganhou o Prêmio do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, dos EUA, pelo livro A Terra é a Mãe do Índio". Possui vários livros infantis, além de textos, pensamentos e poesias em antologias nacionais e internacionais.


    Para acessar seus livros e histórico de vida, visite o site oficial da escritora, que acaba de lançar seu oitavo livro: O vento espalha minha voz originária: http://www.elianepotiguara.org.br/.

    Entrevista gravada em 15/9/23

    • 28 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Jéssica Iancoski

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Jéssica Iancoski

    Jéssica Iancoski é escritora, poeta, artista gráfica e editora. Em 2022, foi finalista do Prêmio Jabuti (poesia) e vencedora do Prêmio Candango de Literatura (Capa). Tem participações em antologias, jornais e revistas. Já publicou no Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha, Galiza e em Portugal. É idealizadora do Toma Aí Um Poema (podcast, revista e editora) e responsável pela primeira publicação de pelo menos 1k de autores e autoras. Já produziu e distribuiu mais de 1600 poemas para o audiovisual, em plataformas como Spotify, YouTube, Instagram e TikTok, somando mais de 1 milhão de acessos.

    Entrevista gravada em 10 de agosto de 2023.

    • 31 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Lilian Rocha

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Lilian Rocha

    Lilian Rocha nasceu em Porto Alegre. Analista Clínica na UFRGS, Musicista no Liceu Palestrina, nasceu poeta e tem quatro livros autorais: A Vida Pulsa: Poesias e Reflexões; Negra Soul; Menina de Tranças; e Agò. É coautora dos livros Leli da Silva – Memórias: Importância da História Oral e Travessias de Amanaã. Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético - Ponto Negro da Poesia. Participa de inúmeras agremiações nacionais e internacionais de literatura. Seus poemas são publicados em antologias, sites, revistas e redes sociais.



    Entrevista gravada em 13 /7/2023.

    • 32 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Márcia Kambeba

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Márcia Kambeba

    Márcia Kambeba é indígena do povo Omágua/Kambeba, mestre em Geografia, poeta, escritora, compositora, fotógrafa, educadora, contadora de histórias e ativista. Tem três livros publicados: Ay Kakyri Tama – eu moro na cidade; O lugar do saber; Saberes da Floresta.

    Entrevista gravada em 15/6/23.

    • 43 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Cida Pedrosa

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Cida Pedrosa

    Cida Pedrosa, nascida em Bodocó, Sertão do Araripe pernambucano, é poeta, advogada e política. Foi uma das militantes do Movimento de Escritores Independentes de Pernambuco na década de 1980 e daí vem seu gosto e experiência com a récita. Em 2020, foi eleita vereadora do Recife pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

    Publicou onze livros de poemas, sendo os mais recentes Araras Vermelhas (Companhia das Letras, 2022), Prêmio APCA de Poesia e Melhores de 2022, pela Folha de São Paulo; Estesia (2020); Solo para vialejo (2019), vencedor do Prêmio Jabuti 2020 (Livro do Ano e Livro de Poesia); Gris (2018); Claranã (2015); Miúdos (2011) e As filhas de Lilith (2009). Tem participação em antologias de poemas e contos no Brasil e no exterior. Alguns de seus livros foram selecionados pelos prêmios Portugal Telecom e Prêmio Oceanos de Literatura.

    Atualmente vem se dedicando a falar sobre literatura no canal Fresta (youtube.com/cidapedrosa).

    cidapedrosapoesia@yahoo.com.br
    instagram.com/cidapedrosa65180
    facebook.com/cidapedrosa2012

    Entrevista gravada em 10 de maio de 2023.

    • 32 min
    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Beatriz H. Ramos Amaral

    #FemininoInfinito e #UBE entrevistam Beatriz H. Ramos Amaral

    Beatriz H. Ramos Amaral é escritora, poeta, ensaísta e musicista. Publicou 15 livros em diferentes gêneros literários (romance, contos, poesia, crítica literária, jurídico, ensaio): Encadeamentos, Planagem, Primeira Lua, Peixe Papiro, Os Fios do Anagrama, O Avesso do Arquipélago, Cássia Eller: canção na voz do fogo, uas de Júpiter, A Transmutação Metalinguística na Poética de Edgard Braga, Poema sine praevia lege, Alquimia dos Círculos, entre outros. “A Transmutação Metalinguística na Poética de Edgard Braga” é fruto de sua Dissertação de Mestrado. O livro integra a coleção de Estudos Literários da Ateliê Editorial, com prefácios de Augusto de Campos, Olga de Sá e Maria José Palo.

    A autora ganhou os seguintes prêmios: Premio Internazionale Di Poesia Francesco de Michele (Itália, 2010). Prêmio Literatura da ZL Books 2018 e 2019. Finalista do Prêmio JABUTI 1994 e da ANPOLL 2008. Colaboradora de revistas de cultura. Coordenou diversos ciclos literários na Secretaria Municipal da Cultura, entre os quais Clarice Lispector - 50 anos de estreia, Edgard Braga – cem anos, Poesia 96 e Sonoridades, Visualidades, Movimentos da Poética Contemporânea.

    Esta entrevista foi gravada em 13/4/23.



    Sobre a parceria Feminino Infinito e UBE

    Em março de 2023, foi iniciada uma parceria entre o coletivo Feminino Infinito e a União Brasileira de Escritores.

    Mensalmente, será entrevistada uma autora do livro “FEMININO INFINITO – 120 Poetas, Escritoras e Artistas”, publicado independentemente - selo do coletivo - que celebrou 5 anos em outubro de 2022.

    A entrevistadora do programa é a escritora Paula Valéria Andrade, organizadora e coordenadora do projeto desde 2017.

    Ao todo serão veiculadas, nos canais da UBE, 12 entrevistas com as escritoras mais representativas e proeminentes, retratando a diversidade brasileira e unidas no livro de forma democrática e feminista. A expressão da mulher e sua voz literária em várias camadas e relevâncias da nossa sociedade. Suas publicações pontuam pontos de vista diversos e menos alinhados com as narrativas únicas, comumente estereotipadas. O protagonismo da mulher na sua escrita, aqui revelado em um bate papo ágil e informal, direcionado para o público digital.

    • 50 min

Top Podcasts In Arts

Add to Cart with Kulap Vilaysack & SuChin Pak
Lemonada Media
Fresh Air
NPR
The Moth
The Moth
99% Invisible
Roman Mars
The Recipe with Kenji and Deb
Deb Perelman & J. Kenji López-Alt
Fashion People
Audacy | Puck