96 Folgen

Tempo Hábil é um podcast do jornal O TEMPO. Sua proposta é discutir assuntos relacionados a Minas Gerais ou lançar um olhar mineiro sobre questões mais amplas. 

Tempo Hábil Jornal O TEMPO

    • Nachrichten

Tempo Hábil é um podcast do jornal O TEMPO. Sua proposta é discutir assuntos relacionados a Minas Gerais ou lançar um olhar mineiro sobre questões mais amplas. 

    80 anos de Clara Nunes e Milton Nascimento

    80 anos de Clara Nunes e Milton Nascimento

    No ano em que o Brasil entrou oficialmente na Segunda Guerra Mundial, nasceram alguns dos mais importantes nomes do cancioneiro popular do país, entre eles Nara Leão, Paulinho da Viola e Gilberto Gil. Entre eles, dois têm profunda relação com Minas Gerais: Clara Nunes (1942-1983) e Milton Nascimento.
    Ainda que não tenham sido exatamente próximos e não tenham tantas afinidades musicais, os dois artistas compartilham uma série de paralelos, entre eles o fato de terem passado os primeiros anos no interior do Estado, vindo pra Belo Horizonte e, após experiências determinantes na capital, despontaram para o Brasil e o mundo.
    Neste episódio, Emerson de Paula, professor da Universidade Federal do Amapá e autor do livro “O Corpo Como Texto: Clara Nunes e A Performance da Fé” (ed. CRV), o jornalista e antropólogo Paulo Thiago de Mello, autor de “Milton Nascimento e Lô Borges: Clube da Esquina” (ed. Cobogó) e o jornalista Flávio Henrique, programador musical da rádio Inconfidência, discutem a trajetória e o legado dos artistas.

    • 27 Min.
    A vocação belo-horizontina para coxinha

    A vocação belo-horizontina para coxinha

    Para agradar um irmão, a cozinheira Thereza Cristina de Oliveira, dona da tradicional lanchonete Doce Docê, que ficava na avenida Afonso Pena, criou a coxinha com catupiry. Isso foi no início dos anos 1970. De lá pra cá, a receita se espalhou pelo país, a loja fechou, reabriu em outro endereço e outras coxinhas tão deliciosas quanto essa surgiram em BH.
    Neste episódio, o escritor e jornalista Humberto Werneck e o jornalista gastronômico Nenel Neto, do Baixa Gastronomia, discutem a relação afetiva que temos com a coxinha, e defendem que Belo Horizonte tem vocação para o salgado. Além deles, Adriana Lima, sócia da nova unidade da Doce Docê, conta a história da criação da coxinha com catupiry e da reabertura da loja.

    • 26 Min.
    90 anos de Magda Soares

    90 anos de Magda Soares

    Principal referência brasileira em alfabetização e letramento, a educadora Magda Becker Soares completa 90 anos em 2022. Professora emérita da UFMG, a trajetória acadêmica e profissional de Magda trouxe contribuições que melhoraram as relações e o desempenho de alunos e professores em sala de aula.
    Mas mais do que isso, é uma figura que acolhe e inspira, além receptiva e afetuosa, tanto com as pessoas com quem convive, quanto na forma como se expressa em livros e palestras. Neste episódio, quatro educadoras que tiveram formação profissional e pessoal marcadas por Magda Soares celebram as nove décadas da professora.

    • 34 Min.
    O papel dos animais na história de Minas

    O papel dos animais na história de Minas

    Desde os tempos coloniais, os animais desempenham um papel importante na composição de Minas Gerais. Nos 300 anos do Estado, tropas de mulas, carros de bois, circos de cavalinhos, animais domésticos, selvagens e até insetos foram e são agentes fundamentais na formação de uma identidade mineira.
    No artigo  “As Minas Gerais: gentes e bichos”, publicado no livro “Orbe e Encruzilhada - Minas Gerais 300 Anos”, da editora UFMG, as professoras Regina Horta e Natascha Ostos passeiam pelos três séculos do Estado demonstrando os diversos papéis desempenhados pelos animais em diferentes períodos da história.
    Neste episódio, Regina Horta, professora da pós-graduação em História da UFMG e coordenadora do Centro de Estudos dos Animais, ajuda a entender a importância de levar os bichos em conta ao se pensar a história das sociedades.

    • 51 Min.
    Gestantes e mães encarceradas no Estado

    Gestantes e mães encarceradas no Estado

    Minas Gerais é o Estado brasileiro com maior número de gestantes e lactantes presas no Brasil, de acordo com levantamento feito com as secretarias de segurança pública de todo o país. Elas ficam aprisionadas no Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A criação de uma cadeia para grávidas e mães com bebês menores de 1 ano é lida por especialistas como um avanço na garantia dos direitos das mulheres privadas de liberdade. Apesar disso, a unidade mineira está longe das condições ideais e quase foi fechada. Neste episódio, ouça uma discussão sobre os impactos da prisão de uma mãe.

    • 24 Min.
    Entrega espontânea de recém-nascidos em Minas Gerais

    Entrega espontânea de recém-nascidos em Minas Gerais

    Ainda que em 1990 o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tenha garantido à gestante o direito de não criar seu recém-nascido, só no final de 2017 uma regulamentação própria foi estabelecida para esses casos. 
    No Estado de Minas Gerais, o instituto da doação espontânea de recém-nascidos foi criado apenas em março de 2020 com o programa Entrega Legal. Ferramenta de amparo às mulheres que desejam entregar seus bebês, o programa encaminhou 56 recém-nascidos para o Sistema Nacional de Adoção, em menos de um ano de existência. 
    Apesar disso, esse é um tema rodeado de tabus e preconceitos. Neste episódio, uma série de profissionais envolvidos com o Entrega Legal desmistifica a discussão e demonstra os benefícios do programa. 

    • 21 Min.

Top‑Podcasts in Nachrichten

Inside Austria
DER STANDARD
Nicht zu fassen. Der profil-Investigativpodcast
Nachrichtenmagazin profil
Thema des Tages
DER STANDARD
Ö1 Journale
ORF Ö1
Die Dunkelkammer – Der Investigativ-Podcast
Michael Nikbakhsh
Scheuba fragt nach
FALTER