Existem muitas Londrinas dentro de Londrina. Há muita vida pulsando para além do concreto que cada vez mais engole a Gleba Palhano. Londrina é muito mais que isso, tem infinita potencialidade de histórias outras e espaços de luta como o Feirão da Resistência.
Completando seis anos na cidade, a iniciativa surgiu como uma ocupação e aos poucos se tornou um local de encontro, onde experienciamos outros modos de ser e estar no mundo - o que perpassa desde o cultivo de alimentos sem veneno, com respeito à terra, conforme nos conta Jovana Cestille, agricultora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), assentada na comunidade Eli Vive, localizada no distrito de Lerroville, em Londrina.
E continua no preparo de cada ingrediente em uma alquimia que carrega a ancestralidade na construção dos sabores, como compartilha Mara Tapajós - “mulher que luta”. Criadora e cozinheira da marca “Amor em Pedaços”, ela participa do Feirão desde o surgimento e nos relata as transformações que o local passou desde lá, também comenta as redes de cuidado que se estabelecem entre organizadores, expositores e visitantes.
O hackeamento da realidade também está presente na arte que acarinha, mas tensiona os poderes constituídos como nos traz a historiadora e artesã Vanessa Coutinho, idealizadora da “Via Criativa”. Entre a produção de chaveiros, imãs de geladeira, bottons e quadros, Vanessa afirma que o Feirão é um lugar de “oportunidades”.
Te convidamos a conhecer ou (re)conhecer este local pelos olhares e vozes destas três mulheres que não só fazem dele um ambiente de trabalho e sustento, mas de dar sentido à vida.
Information
- Show
- Published11 August 2023 at 12:38 UTC
- Length47 min
- RatingClean