Mercado de trabalho digital: participação especial de Ângelo Rocha: ex-pseudo astro do rock, engenheiro de software e amante do software livre
A pandemia de covid-19 acelerou ainda mais a migração para uma economia digital, mudando a maneira como o trabalho tem sido organizado e regulamentado ao longo dos últimos tempos. Com a perda de postos de trabalho, milhões se tornaram trabalhadores ocasionais, oferecendo condução particular, entregas ou cuidados para crianças.
O mercado de trabalho digital, a exemplo das plataformas digitais, cresceu ao longo da última década, oferecendo oportunidades, mas também colocando os direitos trabalhistas em xeque, conforme pesquisa divulgada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em fevereiro passado.
De aplicativos de transporte de passageiros e mercadorias, como o Uber, passando por mercados virtuais que conectam trabalhadores informais a clientes, e chegando a programas que permitem aos patrões supervisionar seus funcionários, as plataformas digitais modificam a natureza do trabalho, segundo a OIT.
É em meio a esse contexto de mudanças no mundo do trabalho e de fortalecimento do chamado capitalismo de plataforma, pra usar o conceito proposto pelo economista canadense Nick Srnicek, que faremos mais esse episódio do podcast O Mediato.
Afinal de contas, o mercado de trabalho digital veio pra ficar, ainda mais no contexto pandêmico? Como funcionam as leis trabalhistas para quem atua nessa área?
O presente e, sobretudo, o futuro do mundo do trabalho no mundo digital serão discutidos hoje. E para nos auxiliar nesta tarefa, recebemos com muita honra e prazer o web designer e engenheiro de software Ângelo Rocha.
Información
- Programa
- Publicado18 de octubre de 2021, 10:58 UTC
- Duración1 h y 14 min
- Temporada1
- Episodio11
- ClasificaciónApto