Dadocracia - ep. 165 - O racismo científico online

Dadocracia

Neste episódio, entrevistamos a pesquisadora do Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA Rosana Moore para falar sobre discurso de ódio, racismo e racismo científico em grupos e canais do Telegram. Rosana falou sobre como o Laboratório tem monitorado esse tipo de conteúdo no Telegram, como ele se reproduz em diversos canais e sobre o perigo do uso do racismo científico difundido nesses espaços como argumento em discussões em outros ambientes digitais.

Esse episódio foi inspirado em uma investigação do The Guardian e da organização Hope Not Hate sobre como há um movimento orquestrado para difusão de conteúdo relacionado a racismo científico. Uma consequência problemática disso é a reprodução por ferramentas de IA utilizadas em buscadores online desse tipo de pseudociência. Para falar sobre isso, convidamos a coordenadora de pesquisa do Iris Fernanda Rodrigues.

Para saber mais sobre essa história, leia a reportagem do The Guardian sobre grupos organizados para difusão de racismo científico e da The Wired sobre como ferramentas de IA tem reproduzido esse tipo de racismo. 

***

Inscreva-se na Data Privacy Global Conference. É só usar o código DADOCRACIA para ganhar um desconto especial.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada