Neste episódio, entrevistamos a pesquisadora do Laboratório de Humanidades Digitais da UFBA Rosana Moore para falar sobre discurso de ódio, racismo e racismo científico em grupos e canais do Telegram. Rosana falou sobre como o Laboratório tem monitorado esse tipo de conteúdo no Telegram, como ele se reproduz em diversos canais e sobre o perigo do uso do racismo científico difundido nesses espaços como argumento em discussões em outros ambientes digitais.
Esse episódio foi inspirado em uma investigação do The Guardian e da organização Hope Not Hate sobre como há um movimento orquestrado para difusão de conteúdo relacionado a racismo científico. Uma consequência problemática disso é a reprodução por ferramentas de IA utilizadas em buscadores online desse tipo de pseudociência. Para falar sobre isso, convidamos a coordenadora de pesquisa do Iris Fernanda Rodrigues.
Para saber mais sobre essa história, leia a reportagem do The Guardian sobre grupos organizados para difusão de racismo científico e da The Wired sobre como ferramentas de IA tem reproduzido esse tipo de racismo.
***
Inscreva-se na Data Privacy Global Conference. É só usar o código DADOCRACIA para ganhar um desconto especial.
Information
- Show
- FrequencyEvery two weeks
- Published21 November 2024 at 13:24 UTC
- Length33 min
- Season5
- Episode165
- RatingClean