Paula Guimarães - Tanta coisa - “Preconceito sobre a doença, existe! E não devia.”

Páginas com Graça

A Paula. Não consegui definir um tema. Defini “Tanta coisa”. Porque a nossa conversa, a vida da Paula foi um caminho de tanta coisa.

Aos 5 anos veio com os pais do Brasil para Portugal. Já nessa altura sempre à frente um ano lectivo que os outros da sua idade.

Viveu na adolescência a separação dos seus pais. No secundário foi para os EUA, experiência que adorou e fez com excelentes notas, mas regressou com mais 20kg. E começaram os dias de pijama em casa.

Aos 18/19 anos já trabalhava e estudava ao mesmo tempo. Sempre a querer aprender e a fazer mais. Sempre com grandes expectativas dos outros sobre si.

Casou cedo, teve 3 filhos desse casamento e passou por um divórcio.

Voltou a encontrar o amor do qual nasceu o seu quarto filho e hoje é mãe de 4 na maioria das vezes sozinha.

Durante este processo teve a gestão da vida familiar e da sua carreira profissional. Porque o trabalho é algo que lhe faz bem. É uma parte essencial para o seu bem-estar.

Ao fim de 14 anos num cargo de topo numa empresa é dispensada. E quando vê nisso uma oportunidade e volta a investir em si, descobre que tem um cancro. Nunca baixou os braços. Sempre a seguir caminho.

Mal a Pet deu que estava livre do cancro começou a procurar trabalho. A querer voltar ao que tanto gosta de fazer. Mas a sua imagem frágil nem sempre ajudou. A sua sinceridade sobre o ano tido em tratamentos causava desconforto.

Difícil esta vontade de querer fazer e acontecer, de se sentir apta e capaz, mas do outro lado existir medo. Difícil chegar aos 47 anos e sentir que já não é fácil entrar no mercado de trabalho. Mais ainda quando se sabe que se é competente.

Falámos disto e muito mais. Com uma peruca. Sem choros. Mas a sentir que a querida Paula nas alturas duras precisa de chorar. Que chorar lava a alma e alivia o stress.

OBRIGADA Paula pela partilha tão sincera.  Por seres colo de quem te ouvir.

Beijinho a todos,

Esta conversa foi gentilmente patrocinada pela Germano de Sousa. Obrigada!   

Pode seguir as Páginas com Graça aqui:  

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/paginascomgraca/ 

Tornem-se patronos e apoiem este projeto:  PATREON: https://www.patreon.com/paginascomgraca

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada