79 Folgen

Versão em áudio das Lives do Janelas Filosóficas, este projeto de extensão do Departamento de Filosofia, do IFCH/UFRGS, consiste em uma série de palestras sobre diferentes tópicos de Filosofia, tendo como intuito atingir o público leigo interessado em Filosofia e Ciências Humanas.

Janelas Filosóficas Janelas Filosóficas

    • Bildung

Versão em áudio das Lives do Janelas Filosóficas, este projeto de extensão do Departamento de Filosofia, do IFCH/UFRGS, consiste em uma série de palestras sobre diferentes tópicos de Filosofia, tendo como intuito atingir o público leigo interessado em Filosofia e Ciências Humanas.

    Van da Saidera, com Audino vilão

    Van da Saidera, com Audino vilão

    Janelas Filosóficas - 19ª sessão - 15.12.2021 - Encerramento da 3ª edição.

    Participantes: Equipe do Janelas Filosóficas

    Convidado: Audino vilão

    Estamos de partida... infelizmente! Foi uma edição linda, com muitas pessoas ótimas apresentando, debatendo , contrapondo... Mas como o ano, também estamos chegando ao final!

    Para a saidera da 3ª edição, convidamos o filósofo da quebrada, Audino Vilão! (Visitem e sigam seu canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCdYn...) Audino nos presenteia com sua presença para nos contar do seu canal, das últimas lives, os últimos livros lidos, quanta filosofia ele desenrolou desde a sua última visita ao nosso Janelas, no ano passado...

    Vem com a gente, não perde a última parada da Van Filosofia do Janelas Filosóficas!!

    • 1 Std. 36 Min.
    "Psi, Phi e Med": lógica, teoria e prática

    "Psi, Phi e Med": lógica, teoria e prática

    Janelas Filosóficas III - 18ª sessão - 06.12.2021

    Painelistas: Rosangela Amaral de Almeida e Luisa Gimeno

    Sobre Medicina, Psiquiatria, Psicanálise, Artes, Literatura e Filosofia, lógica da vida, teoria e prática... A sessão de hoje do Janelas Filosóficas traz duas médicas, amigas inquietas, um pouco não normais, com o desejo de escutar, cuidar e se expressar, trazem suas reflexões ao longo de mais de 35 anos de prática médica.

    • 1 Std. 29 Min.
    A dimensão trágica da psicanálise na contemporaneidade

    A dimensão trágica da psicanálise na contemporaneidade

    Janelas Filosóficas III - 17ª sessão - 30.11.2021

    Palestrante: Luciano Mattuella

    Debatedor: Fernando Carlucci

    “Tragédia”, nos explica Luciano, é tomada aqui na sua acepção clássica. O indivíduo trágico é aquele que está submetido - um sujeito, portanto - a um destino que parece ter-lhe sido antecipadamente traçado. Pensemos no próprio Édipo que, mesmo tentando mudar voluntariamente a sua sina, acaba por realizar a profecia de que desposaria a mãe e mataria o pai. O sujeito trágico vê a sua vontade reduzida ao automatismo de uma lógica pré-existente. Em outros termos, é permeável aos efeitos do discurso antecipatório do destino, do grande Outro, para falarmos lacanês. Um dos horizontes de uma análise é ajudar o analisante a estar advertido dessas antecipações e, com sorte, poder tornar-se autor de sua própria narrativa - mas sem, com isso, fazer a suposição de não ser determinado pelo que lhe foi demandado. É a partir do campo da demanda que surge o desejo. Como operar a Psicanálise em um contexto como o atual, que pouco a pouco produz um apagamento do passado e uma fragilização da memória? Parece que algo vem se rompendo na nossa relação com o passado, o que surge no campo político, por exemplo, na prevalência da falácia da meritocracia (“todos partimos do mesmo lugar”) e da crítica às cotas (“não tenho nada a ver com o que aconteceu antes de eu nascer”). É sobre isso e muito mais a 17ª sessão (3ª ed.) do Janelas Filosóficas de hoje!

    • 1 Std. 58 Min.
    Fenomenologia da Depressão

    Fenomenologia da Depressão

    Janelas Filosóficas III - 16ª sessão - 29.11.2021

    Painelista: Fábio Caprio Leite de Castro

    Debatedor: Fernando Carlucci

    A 16ª sessão (3ª ed.) do Janelas Filosóficas fará uma discussão sobre o livro "Fenomenologia da Depressão - Aspectos constitutivos da vivência depressiva", lançado em outubro de 2021 pela coleção luso-brasileira Fenomenologia e Cultura (editoras PUC-Rio, Nau e Documenta - Portugal), de Fabio Castro. A hipótese fundamental do livro é que a abordagem fenomenológico-existencial, sem descartar outras abordagens como a neurocientífica e a sociológica, se mostra necessária para a interrogação sobre a definição e o sentido da depressão, na medida em que conduz a uma compreensão dos aspectos constitutivos da vivência depressiva. Para tanto, torna-se imprescindível reconstituir as principais contribuições do diálogo interdisciplinar entre a filosofia e a psicopatologia fenomenológica. Com isso, torna-se possível estabelecer uma análise da vivência depressiva através de seus aspectos constitutivos essenciais. Para debater com Fabio, Fernando Carlucci, que participou da sessão do dia 23.11 deste Bloco Psychê e Filosofia, e gentilmente disponibilizou-se ao debate.

    • 2 Std 12 Min.
    Saúde Mental, Enativismo e Hábitos

    Saúde Mental, Enativismo e Hábitos

    Janelas Filosóficas III - 15ª sessão - 23.11.2021

    Painelista: Fernando Carlucci

    Debatedor: Eros Carvalho

    O que são doenças mentais? Seriam estados da mente causados por desequilíbrios bioquímicos do cérebro? Seriam formas de experiência da consciência propriamente patológicos? Ou será que doenças mentais ocorrem em sociedades que rejeitam formas de existência desviantes? Para estudar esses problemas, existe a disciplina da filosofia da psiquiatria, que dedica-se a debater as categorias usadas para diagnosticar, compreender e tratar doenças mentais. Nesse sentido, para responder às perguntas acima, a filosofia tem feito um esforço junto à psicologia evolutiva, à psicologia social, à neurociência, assim como à genética, para oferecer um conceito coerente desses fenômenos. Acontece que ao passo que todas estas ciências têm ampliado nosso conhecimento, elas têm também pulverizado formas explicativas e modelos causais. É assim que nasce o problema da integração explicativa que desejo tratar em nosso encontro no Janelas Filosóficas. Debatendo com ele, o professor de Filosofia da UFRGS Eros Carvalho, cuja pesquisa dialoga diretamente com os temas abordados por Fernando.

    • 1 Std. 39 Min.
    Repensando o ensino de Filosofia em territórios africanos e indígenas

    Repensando o ensino de Filosofia em territórios africanos e indígenas

    Janelas filosóficas III - 14ª sessão - 10.11.2021 - Minicurso "Concepções de si, do outro, do mundo e ancestralidade" - Encerramento.

    Painelistas: Marcelo Guimarães, Paulo Malafaia, Priscilla Spinelli

    A partir das contribuições apresentadas nas sessões iniciais do Minicurso "Concepções de si, do outro e do mundo, e Ancestralidade", pretende-se repensar os desafios e as possibilidades do ensino de Filosofia realizado nas escolas, ampliando suas referências para além da nossa formação acadêmica canônica, que costuma ter como eixo a Filosofia de matriz europeia e norte-americana. O conteúdo da comunicação será elaborado a partir das falas dos participantes do curso, mas vale enfatizar a importância e a necessidade de conhecermos outras matrizes de pensamento e de nos perguntarmos sobre a amplitude do diálogo e da escuta que a formação filosófica nas universidades nos permite exercer. Com isso, pretende-se apontar para a possibilidade de fazer e ensinar filosofia em interação com outros terreiros, para além do pensamento transmitido nas caravelas da colonização, contribuindo para a construção de uma escola que não se reduza a ser uma “fábrica de branquitude”.

    • 2 Std 30 Min.

Top‑Podcasts in Bildung

Eine Stunde History - Deutschlandfunk Nova
Deutschlandfunk Nova
Gehirn gehört - Prof. Dr. Volker Busch
Prof. Dr. Volker Busch
Easy German: Learn German with native speakers | Deutsch lernen mit Muttersprachlern
Cari, Manuel und das Team von Easy German
Quarks Science Cops
Quarks
G Spot - mit Stefanie Giesinger
Stefanie Giesinger & Studio Bummens
ZEIT Sprachen – English, please!
ZEIT ONLINE