Pe_SOA: A Que Estado Queremos Chegar?

Lugar Específico
Pe_SOA: A Que Estado Queremos Chegar? Podcast

Entre junho e outubro de 2023 estivemos em Castelo de Vide, onde nasceu Salgueiro Maia, a escutar a comunidade a partir desta personalidade inspiradora e incontornável do 25 de Abril. Através de escuta, debate e experiências artísticas, pretendemos gerar questões, inspirações e vontade de agir na mudança que queremos ver no mundo. Junta-te a nós semanalmente, até abril, para ouvir os exercícios que fizemos e os testemunhos que recolhemos. Este é um projeto do Lugar Específico de ativação da comunidade através das práticas artísticas, integrado no programa ATOS da Odisseia Nacional, TNDMII.

  1. Liberdade é uma Semente que Precisa Ser Regada

    24 APR

    Liberdade é uma Semente que Precisa Ser Regada

    Neste episódio, estivemos, com os jovens de Castelo de Vide, à conversa com quem viveu os tempos da ditadura e, posteriormente, testemunhou o 25 de abril. Desde figuras emblemáticas como Salgueiro Maia, passando pela reflexão sobre conceitos de herói, revolução, líder, liberdade e democracia, e sobre o estado a que queremos chegar, foram várias as questões exploradas e que deram azo a conversas inspiradoras e sentidas, que  foram ainda enriquecidas com histórias e memórias de como era ser criança nos anos 40/50 permitindo um conjunto de olhares únicos e valiosos sobre a época pré revolução. Foram também várias as mensagens para o futuro deixadas ao longo do episódio e, por isso, deixamos também aqui a nossa. À medida que celebramos os 50 anos do 25 de abril, é crucial lembrar a importância deste marco histórico e os valores que este representa. O legado desta revolução serve de lembrete poderoso da necessidade contínua de preservar e fortalecer esses ideais ao longo do tempo. Lembrar a história, permite-nos aprender com as lutas e conquistas daqueles que vieram antes de nós, garantindo que não esquecemos os sacrifícios feitos em prol de um futuro mais promissor. Neste momento de reflexão e celebração, é fundamental não só honrar a memória daqueles que lutaram pela liberdade, mas também assumir o compromisso de construir um presente onde esses valores sejam defendidos e fortalecidos para as gerações vindouras. Somos todos responsáveis por essa construção e é em cada um de nós que está o poder da mudança! Como disse José Saramago: "O pintor pinta, o músico faz música, o romancista escreve romances. Mas eu acredito que todos temos uma influência, não pelo facto de sermos artistas, mas porque somos cidadãos. Enquanto cidadãos, todos temos a obrigação de intervir e de nos envolvermos, é o cidadão que muda as coisas (...)". Hoje revelamos o porquê de lançarmos os episódios todas as quartas-feiras, às 22:55h. À primeira vista pode parecer uma hora caricata, no entanto, existe um significado específico nesta escolha que remete, precisamente, ao dia da revolução de 25 de abril. Foi na rádio que se ouviram as senhas que secretamente deram o sinal para a saída das tropas dos quartéis na madrugada deste dia em 1974. Às 22:55h do dia 24, João Paulo Dinis, na antena dos Emissores Associados de Lisboa, pôs no ar “E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho. Meia hora depois, na Rádio Renascença, seria “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, a confirmar o arranque do que viria a ser a revolução. Por fim, queremos agradecer a participação especial da Maria e da Flor na intro musical deste episódio, que nos agraciam com os acordes iniciais de “E depois do Adeus”, de Paulo de Carvalho, uma música que tanto significado tem para o 25 de abril.

    1h 6m
  2. A Semente da Mudança está na Escola

    17 APR

    A Semente da Mudança está na Escola

    Neste episódio, reunimos um grupo de jovens de Castelo de Vide para uma conversa transformadora sobre a Revolução do 25 de abril. O cenário não poderia ser mais inspirador: uma aula de Português na Escola Básica Garcia de Orta, onde o futuro se molda a cada palavra e ideia compartilhada. Foi durante uma oficina do Pe_SOA: A Que Estado Queremos Chegar?, que tivemos o privilégio de mergulhar nas mentes jovens da turma 8º A. A convite da professora, lançámos aos jovens as mesmas perguntas que têm desafiado os adultos. E o que se seguiu foi uma jornada emocionante de descoberta e reflexão. Desde o conhecimento sobre Salgueiro Maia e o seu papel vital no 25 de abril até às suas visões dos conceitos de herói, cidadão, direitos e deveres, cada jovem trouxe a sua voz única para o diálogo. Mas não parámos por aí. Mergulhámos na noção de revolução desencadeando uma troca de ideias profunda sobre a importância da escola, do sistema de ensino e da confiança. Foi impressionante ver como estes jovens, impulsionados pela sua própria iniciativa, abriram-se a discutir questões como machismo e racismo, abrindo portas a um debate inclusivo. Por fim, escutámos aqueles que testemunharam tanto o antes quanto o pós 25 de abril, incluindo Natércia Maia, a esposa de Salgueiro Maia, o emblemático capitão de abril. Natércia destaca, especialmente para os jovens, a importância crucial deste evento histórico que foi o 25 de abril e da liberdade que dele resultou.

    29 min
  3. Vozes do Passado, Reflexões do Presente: Encontros Intergeracionais

    20 MAR

    Vozes do Passado, Reflexões do Presente: Encontros Intergeracionais

    Neste episódio, mergulhamos numa conversa única que transcende as barreiras do tempo e das gerações. Reunidos em torno de uma mesa, indivíduos de diferentes gerações dão origem a um diálogo intergeracional enriquecedor. Inspirados pelas perguntas curiosas das crianças presentes, exploramos um vasto espectro de temas, desde memórias vívidas do passado até reflexões sobre o presente. Ouvimos as vozes marcantes da geração mais velha, enquanto discutem questões fundamentais como quem foi Salgueiro Maia e o seu papel enquanto herói. Diferentes testemunhos sobre o 25 de abril ecoam pela sala, partilhando diferentes perspectivas sobre como foi testemunhar a revolução. Uma ponte é estabelecida entre a experiência enquanto criança de outrora e a realidade de ser criança atualmente. Desde o privilégio de ter sapatos até aos brinquedos, cada detalhe ilustra as marcadas diferenças entre estas gerações. Exploramos a questão “O que é a liberdade?”, através da partilha das diferentes perspectivas intergeracionais, bem como o olhar, desta geração que tanto viveu, sobre o estado a que chegámos. Mergulhamos no visão de cada um, sobre o que os motivaria a fazer uma revolução, bem como na sua perspetiva em relação aos conceitos de cidadania e cidadão. Por fim, as ideias convergem para a visão de uma casa da cidadania, contando com a contribuição de cada uma das vozes para a idealização deste espaço.

    1h 14m

About

Entre junho e outubro de 2023 estivemos em Castelo de Vide, onde nasceu Salgueiro Maia, a escutar a comunidade a partir desta personalidade inspiradora e incontornável do 25 de Abril. Através de escuta, debate e experiências artísticas, pretendemos gerar questões, inspirações e vontade de agir na mudança que queremos ver no mundo. Junta-te a nós semanalmente, até abril, para ouvir os exercícios que fizemos e os testemunhos que recolhemos. Este é um projeto do Lugar Específico de ativação da comunidade através das práticas artísticas, integrado no programa ATOS da Odisseia Nacional, TNDMII.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada