100 épisodes

Os principais fatos do Brasil e do mundo apresentados e analisados pelo maior jornal do país.

Estadão Notícias Estadão

    • Actualités

Os principais fatos do Brasil e do mundo apresentados e analisados pelo maior jornal do país.

    Tecnologia #103: #Start Eldorado: Hiperconectividade nos negócios - 2

    Tecnologia #103: #Start Eldorado: Hiperconectividade nos negócios - 2

    A era da hiperconectividade já é uma realidade. A transformação digital está acelerada em negócios de todas as áreas e tamanhos. Aumentam os impactos profundos que essa era digital vem trazendo à sociedade e às nossas vidas. No Start Eldorado - que vai ao ar todas as quartas-feiras, às 21h, na Eldorado FM (107,3 - SP), apresentado por Daniel Gonzales - os desafios e os impactos desta jornada e o papel das plataformas tecnológicas no mundo digital. Ouça a segunda parte do debate sobre o tema com as presenças de: Angelo Guerra – Vice-Presidente da NEC Brasil; Maurício Minas – Membro do Conselho de Administração do Bradesco; Fábio Mota – Vice-Presidente da Raízen; André Arruda – CEO da Prodesp; Eduardo Carvalho – Presidente da Equinix; e Hiroyuki Doi, vice-presidente da Furukawa Brasil.

    • 24 min
    Bolsonaro está minando a democracia brasileira?

    Bolsonaro está minando a democracia brasileira?

    Mesmo depois de um ano no cargo, o presidente Jair Bolsonaro segue dando declarações que prejudicam sua relação com congresso, governos e ministérios. Entre ataques à imprensa, a figuras políticas e às instituições, a postura do chefe do Estado brasileiro coloca em risco o funcionamento de nosso sistema democrático. 

    Na edição de hoje, conversamos com a colunista do Estadão e editora do site BR Político Vera Magalhães e com o cientista político Bruno Silva.

    • 19 min
    Mulheres na política e a “virada digital”: o que os partidos estão planejando para as eleições?

    Mulheres na política e a “virada digital”: o que os partidos estão planejando para as eleições?

    Em ano de eleições, os partidos políticos buscam estratégias para renovar suas bases, recuperar sua relevância e distanciar-se do estigma da “velha política”. Para isso, várias siglas vêm investindo em cursos online para atrair novos candidatos e aproveitar os meios digitais para articular sua mobilização. Outra novidade para esse ano é o veto às coligações proporcionais, o que obrigou os partidos a buscar de forma independente atingir o percentual obrigatório de 30% mulheres candidatas.

    Na edição de hoje, conversamos sobre estas e outras questões com a repórter de política do Estadão Adriana Ferraz.

    • 16 min
    A história do dinheiro queimado e o futuro da Casa da Moeda

    A história do dinheiro queimado e o futuro da Casa da Moeda

    Depois do terremoto que devastou o Haiti em janeiro de 2010, o então presidente Lula acertou uma série de medidas para oferecer ajuda ao país caribenho. Entre elas estava a produção de gourdes, a moeda haitiana, pela Casa da Moeda do Brasil. Dez anos depois, em 2020, o Brasil começou a incinerar 63,7 milhões de cédulas haitianas inacabadas, abandonadas há mais de sete anos em um estoque no Rio de Janeiro.

    Por que as cédulas foram abandonadas e posteriormente destruídas? Qual o prejuízo que fica para o Brasil nessa empreitada? Quem conta pra gente essa história é a repórter do Estadão em Brasília Tânia Monteiro. E para contar sobre a produção das ilustrações que acompanham a matéria no portal do Estadão, conversamos com o ilustrador Marcos Müller, do nosso time de infografia.

    Esta edição também traz um papo com o professor de Economia do Ibmec Walter Franco sobre o futuro da Casa da Moeda e sua possível privatização.

    • 25 min
    As perguntas ainda sem resposta sobre a morte do capitão Adriano

    As perguntas ainda sem resposta sobre a morte do capitão Adriano

    Uma relação de pontas soltas é o saldo do caso Adriano da Nóbrega após mais de uma semana da morte do ex-integrante do Bope. Morto durante uma operação policial na Bahia, o “capitão Adriano” era apontado como chefe do "Escritório do Crime", milícia suspeita pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, e estava envolvido no esquema de rachadinhas no gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro. O principal impasse criado a partir da guerra de versões sobre o caso impede parte do desfecho da história. O corpo de Nóbrega ainda não foi enterrado.

    Na edição de hoje, conversamos com o repórter do Estadão que acompanhou o caso de perto direto da Bahia, Caio Sartori. A repórter Roberta Jansen explica o por quê do corpo de Adriano da Nóbrega ainda ter sido cremado.

    • 18 min
    Antártida acima de zero, chuvas extremas, incêndios… o que está acontecendo com o mundo?

    Antártida acima de zero, chuvas extremas, incêndios… o que está acontecendo com o mundo?

    Pesquisadores brasileiros na Ilha Marambio detectaram no dia 9 de fevereiro a temperatura mais alta do registro histórico na Antártida: 20,75 °C. No mundo, o mês de janeiro foi o mais quente da história, seguindo o ritmo de temperaturas elevadas já registrado ao longo de 2019, o segundo ano mais quente do registro histórico, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial. 

    Essas notícias têm relação com fenômenos como as fortes chuvas registradas no Brasil nesse início de ano? Qual o impacto das mudanças climáticas na vida nas grandes cidades? Na edição de hoje, conversamos sobre esses e outros assuntos com a repórter do Estadão Giovana Girardi.

    • 21 min

Classement des podcasts dans Actualités

D’autres se sont aussi abonnés à