4 épisodes

Nosso Podcast tem o compromisso de oferecer um momento de conhecimento e de resoluções de questões em Psicologia.
Um PodCast diferente, para pessoas que desejam ter diferenciais na psicologia.

PsiCast UNINASSAU João Pessoa PsiCast

    • Éducation

Nosso Podcast tem o compromisso de oferecer um momento de conhecimento e de resoluções de questões em Psicologia.
Um PodCast diferente, para pessoas que desejam ter diferenciais na psicologia.

    PsiCast UNINASSAU - Episódio #4 - Temporada 1

    PsiCast UNINASSAU - Episódio #4 - Temporada 1

    Nosso PsiCast de hoje traz a profa. Mst. Luana Amaro discutindo para nós uma questão de psicologia social e da saúde, além dos aspectos jurídicos.

    Você não pode ficar por fora dessa discussão.

    Se liga na questão:

    As estatísticas indicam que grande parte dos casos atendidos no Sistema Único de Assistência Social (Suas), por meio dos Centros de Referência Especial de Atendimento Social (Creas) ou dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), têm como causa a violência contra a mulher. O Cram e as Delegacias da Mulher são locais voltados exclusivamente ao acolhimento e ao acompanhamento biopsicossocial e jurídico de mulheres que sofreram algum tipo de violência e que apresentam questões relacionadas a sofrimento psíquico, a aspectos físicos e ao respectivo processo jurídico. Em alguns casos, existe também a necessidade de afastamento dessa mulher e de seus filhos do agressor, devido ao risco de ocorrência de novas violências ou mesmo de morte, sendo urgente seu abrigamento por tempo que varia de acordo com cada situação. KRENKEL, S.; MORÉ, C. L. O. O. Violência contra a mulher, casas-abrigo e redes sociais: revisão sistemática da literatura. 

    Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n. 3, p. 770-783, 2017 (adaptado). 

    Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir. 

    I. Os casos de violência contra a mulher no Brasil são subnotificados, ocultados ou não documentados, devido às dificuldades encontradas pelas mulheres para realizarem a denúncia. 

    II. São comuns, em mulheres vítimas de violências, sintomas relacionados a estresse pós-traumático, como insônia, pesadelos, falta de concentração e baixa autoestima. 

    III. Os Centros de Referência (Creas e Cram) são instituições de abrigamento nas quais as mulheres podem passar a viver após sofrerem violência que tenha colocado sua vida em risco. 

    IV. O atendimento multidisciplinar oferecido pelo Cram – jurídico, social e psicológico – representa um avanço no cuidado às mulheres vítimas de violência. 

    É correto apenas o que se afirma em: 

    A I e III. 

    B I e IV. 

    C II e III. 

    D I, II e IV. 

    E. II, III e IV.

    • 16 min
    PsiCast UNINASSAU - Episódio #3 - Temporada 1

    PsiCast UNINASSAU - Episódio #3 - Temporada 1

    Nosso PsiCast de hoje traz o prof. Dr. Luis Augusto Mendes discutindo para nós uma questão de psicologia que faz referência a estatística, metodologia e psicologia experimental.

    Você não pode ficar por fora dessa discussão.

    Se liga na questão:

    Para a realização de um estudo, idosos de um asilo foram aleatoriamente divididos em dois grupos: um grupo experimental (GEX) que recebeu intervenção de cinco sessões de treino em memória episódica e um grupo controle (GCO) que não recebeu intervenção. A idade, o nível de escolaridade e de depressão dos idosos eram semelhantes e nenhum dos participantes apresentou índice sugestivo de demência. Foi realizado teste para memória episódica e para velocidade de processamento cognitivo pré e pós-intervenção, em ambos os grupos, cujos resultados são apresentados nas tabelas a seguir.



    Tabela 1. Resultado médio para o teste de memória episódica Grupo Pré-intervenção Pós-intervenção GEX 8,45 11,94 GCO 8,85 10,27 Nota: Diferença entre os resultados pré e pós-intervenção atingiu significância estatística em p 0,05 apenas para o GEX.

    Tabela 2. Resultado médio para o teste de velocidade de processamento cognitivo Grupo Pré-intervenção Pós-intervenção GEX 27,31 27,55 GCO 21,73 27,55 Nota: Diferença entre os resultados pré e pós-intervenção não atingiu significância estatística em p 0,05 para nenhum dos dois grupos

    CARVALHO, F. C. R. et al. Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão. Psicol Reflex Crit, v. 23, n. 2, p. 317-23, 2010 (adaptado).

    Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir. 

    I. O fato de os idosos de ambos os grupos apresentarem nível semelhante de depressão foi determinante para a escolha da intervenção com foco na memória episódica. 

    II. A efetividade da intervenção pode ser demonstrada pela presença de diferenças significativas para a variável memória episódica no grupo experimental, com ausência concomitante no grupo de controle. 

    III. Os resultados mostram que a intervenção foi efetiva para a variável treinada (memória episódica), mas não produziu efeitos significativos na velocidade de processamento cognitivo. 

    É correto o que se afirma em 

    A I, apenas. 

    B II, apenas. 

    C I e III, apenas. 

    D II e III, apenas. 

    E I, II e III



    Fonte: ENADE, 2018

    • 15 min
    PsiCast UNINASSAU - Episódio #2 - Temporada 1

    PsiCast UNINASSAU - Episódio #2 - Temporada 1

    Nosso PsiCast de hoje traz a profa Dra Iara Maribondo discutindo para nós uma questão de psicologia que faz referência ao aconselhamento e plantão psicológico.

    Você não pode ficar por fora dessa discussão.

    Se liga na questão:

    O plantão psicológico e o cuidado na urgência como formas de intervenção têm aumentado significativamente nos últimos anos. O atendimento psicológico na oferta de plantão pressupõe a necessidade de manter profissionais de Psicologia (ou plantonistas, ou estagiários sob supervisão de um profissional) à disposição de uma comunidade ou instituição por períodos determinados ou ininterruptos. Esse atendimento pode ser feito em um único encontro ou desdobrar-se em outros, conforme a necessidade da pessoa. O que define o plantão é a não delimitação ou sistematização dessa oferta de cuidado, de modo que psicólogos estejam disponíveis para acolher aquele que busca a urgência, a oferta de suporte emocional, o espaço para a expressão de sentimentos e angústias.

    SCORSOLINI-COMIN,F. Plantão psicológico e o cuidado na urgência: panorama de pesquisas e intervenções. Psico-USF, Bragança Paulista, v. 20, n. 1, p. 163-173, jan./abr. 2015 (adaptado).

    Com relação ao tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.

    I. Há diferentes perspectivas teóricas e metodológicas acerca de como deve ser operacionalizado o atendimento em plantão psicológico, embora as abordagens humanistas e fenomenológico-existenciais estejam na origem da implantação dos primeiros serviços de plantão pelas universidades e voltados à comunidade.

    II. As práticas em plantão psicológico preconizam que o mesmo profissional esteja à disposição de determinado sujeito para que, em mais de um encontro, seja dada continuidade ao atendimento do caso. 

    III. Além de sua relevância como intervenção clínica, a prática do plantão psicológico possibilita a produção de conhecimento por meio de pesquisas científicas. 

    É correto o que se afirma em:

    A I, apenas. 

    B II, apenas. 

    C I e III, apenas. 

    D II e III, apenas. 

    E I, II e III.



    Fonte: ENADE 2018.

    • 15 min
    Apresentação do PSICAST UNINASSAU

    Apresentação do PSICAST UNINASSAU

    Que tal ter mais um aliado no aprendizado da psicologia?

    Então, começando hoje você tem o PSICAST UNINASSAU João Pessoa, se liga nesse áudio e não perde os episódios semanais!

    • 2 min

Classement des podcasts dans Éducation

Ces questions que tout le monde se pose
Maud Ankaoua
Ma parole
France Culture
Choses à Savoir
Choses à Savoir
"Comment tu fais ?" by Laury Thilleman
Laury Thilleman
La vie suffit !
Chloé Bloom
L'esprit critique, le podcast
L'esprit critique