259 episodes

Política. Direito. Cultura. Atualidades.

Viracasacas Podcast Viracasacas

    • News
    • 5.0 • 3 Ratings

Política. Direito. Cultura. Atualidades.

    233 - "Sob a sombra do Golpinho"

    233 - "Sob a sombra do Golpinho"

    Saudações pessoas! No Viracasacas dessa semana Gabriel Divan e Carapanã discutem essa velha/nova chaga na República: a MILICAGEM. Pelo menos desde 2008, um grupo de oficiais militares brasileiros decidiram tomar para si um protagonismo político que não lhes é devido pela Constituição. Investiram contra decisões dos governos do Partido dos Trabalhadores, se insurgiram contra a apuração dos crimes da Ditadura pela Comissão da Verdade, ajudaram a arquitetar o golpe parlamentar contra Dilma Rousseff, sabotaram as ambições políticas de Michel Temer, escolheram Bolsonaro como seu candidato e trabalharam ativamente para que ele fosse eleito. Hoje integram seu governo aos milhares. O resultado, bastante previsível foi o PIOR governo do Brasil desde a fundação da Nova República, uma gestão criminosa da pandemia do coronavírus e a corrosão das instituições. Depois da cloroquina e da mutreta com vacina, resultados diretos da ocupação militar do Ministério da Saúde, os oficiais palacianos agora querem roubar a competência do Tribunal Superior Eleitoral e do Congresso nacional e decidir como e quando o Brasil pode fazer eleições. E ai de quem quiser investigar o que fazem coronéis e generais. O que saí daí? Coisa boa não é. Como diria Dorival (não o Caymmi): “milico e merda para mim é a mesma coisa”. Uma pena que o intestino presidencial e o governo estão cheios disso daí.

    • 1 hr 43 min
    #232 - "Você poderia não fazer piada com o cocô do Bolsonaro?"

    #232 - "Você poderia não fazer piada com o cocô do Bolsonaro?"

    Saudações pessoas! O Viracasacas dessa semana traz uma discussão ética e filosófica absolutamente relevante para mais um momento turbulento nessa gloriosa República Bananeira. Seria errado desejar o mal para ou não ser solidário com um líder político que fala em dar golpe e matar gente dia sim dia também? É de bom tom postar nas redes sociais que você quer que ele possa cagar soltinho e ter vida longa pra que possa provar da justiça dos homens? É verdade que não podemos ter raiva ou fazer piada com o intestino presidencial sob o risco nos igualarmos àqueles que estão louquinhos para que a Ditadura Militar volte ao Brasil e arraste toda oposição para os porões e para a morte? Nesse episódio Gabriel Divan e Carapanã comentam os fatos políticos da semana e discorrem sobre o maravilhoso fenômeno do Voltaire de Higienópolis, um arquétipo que está sempre pronto a mostrar solidariedade para com as figuras mais NEFASTAS e PODEROSAS da República. Afinal de contas, se Jair e seus Milicos Amestrados não passam um mês sem ameaçar a todos nós, não devemos nos preocupar pois o Voltaire de Higienópolis estará lá para ter certeza que as garantias fundamentais do aspirante a ditador sejam respeitadas… Haja cachaça Brasil!

    • 1 hr 37 min
    EH VÁRZEA #019 - O país e o futuro

    EH VÁRZEA #019 - O país e o futuro

    O texto dessa coluna foi escrito para uma breve participação numa mesa redonda organizada para a Semana de Boas Vindas dos alunos do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará. A mesa foi composta por esse ilustre anônimo, pela professora Bárbara Dias e pelo professor Leonardo Barros – e mediada pelo professor Leonardo Cruz. A maior parte desse texto é original, mas ele contém fragmentos de outras colunas e textos publicados aqui e no blog com o mesmo nome. A mesa redonda está gravada no Youtube e pode ser acessada no link abaixo. Agradecimentos aos organizadores da Semana de Boas Vindas por esse convite.
     
    Boas-vindas 2021: MESA - Autoritarismo e política nos cenários nacionais e regionais
    https://www.youtube.com/watch?v=LmG9GzYZiN0

    • 17 min
    #231 "Vias, de fato" - com Juliano Medeiros

    #231 "Vias, de fato" - com Juliano Medeiros

    Saudações Pessoas! Nesse episódio recebemos Juliano Medeiros (no Twitter: @julianopsol), cientista político, historiador e Presidente Nacional do PSOL, para uma conversa sobre as esquerdas brasileiras, a história do partido, os rumos e perspectivas do PSOL em 2022, e o que fazer diante da crescente escalada golpista protagonizada por Bolsonaro e seus fardados. O PSOL, fundado como uma dissidência e agindo como uma consciência crítica do PT durante os governos Lula e Dilma, assumiu um protagonismo inédito diante da crise desencadeada a partir da deposição de da Presidente Dilma Rousseff. O partido conta hoje com uma bancada jovem e atuante, ganhando espaço nas redes e nas eleições de 2018 e 2020. Diante da tragédia incomensurável do bolsonarismo discutimos o que pode e deve ser feito, por todas as vias possíveis: as eleitorais e as ruas.

    • 1 hr 38 min
    #230 - Chapéu de Otário" - com Alcysio Canette e Beatriz Falcão

    #230 - Chapéu de Otário" - com Alcysio Canette e Beatriz Falcão

    Saudações marreteiros! O Vira de hoje vem cheio de som, fúria e veneno - porque fofoca, ainda mais política, edifica, sim. Contamos com o retorno de uma dupla muito querida na casa: nosso parceiro de volta e meia Alcysio Canette (que agora fala de política e refogados no seu canal da Twitch que mistura culinária e tudo mais - https://www.twitch.tv/alcysio ) se une à cientista política e lobbysta Beatriz Falcão (que bate ponto no podcast Patada de Pantufa - @patadadepantufa no Instagram e também no Spotify e outros agregadores) para comentar sobre a semana na CPI.
    Falamos sobre os showzinhos, os ganhos, as 'mitadas' e as queimadas de filme que depoentes, Senadores, comentaristas e muita gente anda cometendo: logicamente, porque aqui chapéu de otário é marreta (...) não poupamos a turma governista especialista em paga-vale e elaboramos algumas estratégias, palpites, previsões dos astros e coisas que rolar, talvez não vão, mas bem que podia. Tem superimpeachment aí, tem inquérito, tem corrupção escancarada, tem sim senhor. O picadeiro e alguns palhaços já estão no recinto. O circo está montado?
     

    • 2 hrs 3 min
    #229 "CyberFunk 2059" - com Leonel Caldela e Cristiano Therrien

    #229 "CyberFunk 2059" - com Leonel Caldela e Cristiano Therrien

    Saudações Pessoas! Nesse episódio aguardadíssimo do Viracasacas tivemos a honra de receber Leonel Caldela (no Twitter @leonelcaldela), escritor de fantasia e designer de RPG, e Cristiano Therrien (no Twitter @TherrienBR), professor e pesquisador na área de direito e tecnologia, para uma conversa sobre distopia, utopia, ciências, cyberpunk e política! Começamos abordando porque as distopias se tornaram cada vez comuns nas produções culturais, emulando o que Mark Fisher chama de um “lento cancelamento do futuro”. Falamos sobre como o cyberpunk foi de um gênero distópico e subversivo para a inspiração das utopias do Vale do Silício, numa reviravolta surreal e que também marca a importância da ficção para a criação de futuros possíveis. Algo marcante sobre esse gênero, tão influente para a construção do nosso presente, é que ele foi criado por autores que não necessariamente entendiam de informática usavam máquinas de escrever, durante o tempo de colapso do otimismo pós-Segunda Guerra Mundial. No final discorremos sobre a emergência da negação às ciências, algo diferente de questionamento, e como a ausência de sonhos e utopias nos converteu num mundo governado por pesadelos.

    • 2 hrs 16 min

Customer Reviews

5.0 out of 5
3 Ratings

3 Ratings

deb_ca_l ,

O melhor

Viracasacas é o melhor podcast. Temas incríveis, com convidados especializados e hosts pistolas. Tudo que a gente precisa nos dias de hoje.

Top Podcasts In News

Listeners Also Subscribed To