7 episodi

Olá, amigos! Sou o Orlando Brito, fotógrafo e fotojornalista.

Estou há muitos anos fotografando tudo que acontece aqui no Brasil e muitas vezes no exterior, mas sobretudo na chamada seara do poder, em Brasília.

Esse é o Podcast Orlando Brito, A Foto. Nele quero dividir com vocês algumas das histórias que vivi em toda a minha vida profissional de fotojornalista.

Espero que gostem. Sejam bem-vindos!

Um abraço.

Orlando Brito, A Foto Orlando Brito, A Foto

    • News

Olá, amigos! Sou o Orlando Brito, fotógrafo e fotojornalista.

Estou há muitos anos fotografando tudo que acontece aqui no Brasil e muitas vezes no exterior, mas sobretudo na chamada seara do poder, em Brasília.

Esse é o Podcast Orlando Brito, A Foto. Nele quero dividir com vocês algumas das histórias que vivi em toda a minha vida profissional de fotojornalista.

Espero que gostem. Sejam bem-vindos!

Um abraço.

    #7 - Girassóis da Rússia

    #7 - Girassóis da Rússia

    Nesta edição do podcast "Orlando Brito, A foto", produzido pelo portal Brasil 61, o fotógrafo Orlando Brito conta a história de Girassóis da Rússia, uma comovente história de amor levada para as telas do cinema que o inspirou esteticamente para a fotografia. 

    Confira! 

    • 3 min
    # 6 – Favelândia

    # 6 – Favelândia

    Nesta edição, o fotógrafo Orlando Brito traz a história desenrolada após tirar a foto de um ônibus, na estrada entre Bom Jesus da Lapa (BA) e Guanambi (BA).



    Confira!

    • 4 min
    #5 - Itamar, o Franco

    #5 - Itamar, o Franco

    Neste mês de julho, completam-se 10 anos da morte de Itamar Franco. O ex-presidente morreu em 2 de julho de 2011, aos 81 anos, após um AVC. Ele estava internado para tratar de leucemia.

    O fotógrafo Orlando Brito relata a trajetória política do ex-presidente e conta o bastidor da última foto que tirou do 'Dr. Itamar'. Uma foto "triste e surpreendente".

    • 4 min
    #4 - Zé Rodrix e a “Casa no campo”

    #4 - Zé Rodrix e a “Casa no campo”

    Dessa vez eu escolhi falar do Zé Rodrix, que foi um dos compositores brasileiros que mais marcaram as décadas de 1970, 1980. Ele faleceu em maio de 2009 e fez sucesso com canções inesquecíveis, era paulista de nascimento mas carioca de coração. Ele era também cantor, instrumentista, escritor e publicitário. E há compositores que têm a facilidade de construir músicas visuais, ou seja, aquelas que quando a gente ouve tem a sensação de enxergar tanto as melodias quanto as letras.

    Zé Rodrix, porém, talvez tenha feito a música que todo mundo transforma em imagem quando esta lhe bate nos ouvidos: “Casa no Campo”. Conta-se, aliás, que Rodrix a escreveu quando ia de automóvel na rodovia que liga Brasília a Goiânia, trecho com visual interiorano, e que espelha paz e recolhimento.

    Há fotógrafos que, como eu, também se dedicam a fazer fotos sonoras, parodiando as músicas visuais. Não tenho, evidentemente, a pretensão de uma imagem minha virar música. Mas já tentei em três ocasiões dar face à bela canção de Rodrix, magistralmente cantada por Ellis Regina.

    Eu quero uma casa no campo

    Onde eu possa compor muitos rocks rurais

    E tenha somente a certeza

    Dos amigos do peito e nada mais..

    É rara uma fotografia minha que não contenha a figura humana, mas nesse caso, ela se torna até secundária, porque ela está com certeza inserida nessa imagem sonora que eu escolhi para ilustrar a “casa no campo” de Zé Rodrix.

    Espero que você tenha gostado do podcast de hoje.

    Um abraço, Orlando Brito.

    • 5 min
    #3 - Diante da dor dos outros: a vitória do Tetra na Copa dos Estados Unidos

    #3 - Diante da dor dos outros: a vitória do Tetra na Copa dos Estados Unidos

    Como estamos agora em tempos de jogos da seleção, disputando uma vaga para o Mundial do Catar e da Copa América, eu resolvi lembrar um momento muito marcante não somente para mim mas para milhões de brasileiros. Foi a conquista do tetracampeonato conquistado pela seleção nos Estados Unidos na Copa de 1984. 

    O meu livro de cabeceira se chama Diante da Dor dos Outros, da ensaísta americana Susan Sontag. E a Sontag aborda um tema muito peculiar, o que sente um fotógrafo diante da emoção alheia, um fotógrafo que tem a função de captar a alma das pessoas que estão à sua frente. 

    E estamos então no final da Copa de 94, no estádio em Los Angeles, à minha esquerda o Taffarel, goleiro da seleção brasileira e a minha direita o Baggio, grande atacante italiano. Cada um com uma sensação sentimental. Taffarel com a esperança de pegar o pênalti do Baggio, o Baggio com a sensação de fazer o gol no Taffarel. O Baggio com medo de perder o pênalti e o Taffarel com medo de não pegar o pênalti. E eu ali com medo de não fazerem uma coisa nem outra, nem o chute e nem a defesa. O certo é que chegou o momento decisivo, não somente para o Taffarel e para o Baggio, mas também para mim, fotógrafo, que vive de registrar momentos. 

    Vem ouvir essa história incrível. 

    Abraços, Orlando Brito.  

    • 6 min
    #2 - Terra Mater: "O depois não existe"

    #2 - Terra Mater: "O depois não existe"

    Hoje eu separei essa imagem, ela é uma das 211 fotos que fazem parte do meu livro, cujo título é Corpo e Alma, publicado em 2004. É sobre uma viagem pelo Brasil, em preto e branco. 

    Um dia eu fui fotografar o pintor Gaúcho Iberê Camargo, um grande artista plástico, lá em Porto Alegre. No meio da sessão de fotos o telefone tocou, gentilmente o artista me pediu licença e atendeu no cantinho do seu ateliê, nem sei quem era, mas eu ouvi ele dizer ao interlocutor uma frase que eu tomei como lição “o depois não existe, principalmente quando se lida com imagens”. Não sei qual era o tema e o assunto da conversa, mas aquela frase nunca me saiu da cabeça, principalmente eu que lido com imagens, ou seja, o depois não existe. 

    Oito anos depois, em 1999, eu estava no litoral do Ceará fazendo uma reportagem sobre vacinação. Eu estava preocupado em não atrasar a equipe do Ministério da Saúde que ia me apanhar em um hotel daqueles bacanas que ficam ali na Orla do Ceará. E fiquei ali com a minha mala pronta e câmera, esperando o Jipe da equipe que me apanhasse. E não deu outra, fiquei olhando aquela beleza de mar azul e de repente eu vi uma cena que martelou minha cabeça durante um mês. Quando eu levantei a câmera para fazer a imagem, o pessoal buzinou e eu não tive como adiar o meu embarque e eu voltei para casa com aquela imagem martelando na minha cabeça. 

    Até que um dia lá por volta da meia noite, eu não resisti. Eu sabia que havia um voo da Varig que saia de Brasília por volta de uma da manhã e depois de uma ou duas escalas pousava em Fortaleza, antes do sol nascer. Para me livrar daquele fantasma da foto perdida, que é um dos diabos que frequentam e aterrorizam a cabeça de um fotógrafo, eu embarquei para o Ceará. 

    Aluguei um automóvel no aeroporto e bem de manhãzinha eu estava em Beberibe. Estacionei o carro que eu aluguei, no mesmo lugar, o paredão da Praia das Fontes. Tal e qual eu havia visto meses atrás, lá estava esse menino que você está vendo aí, no mesmo divertimento rotineiro. Ajudado pela irmã, ele construía pequenos montes de areia e depois ficava observando a orelha das ondas desfazendo os castelos de areia. 

    Por fim, correu em direção aos arrecifes, que são aquelas pedras que ficam na franja da água, recolhido ele deitou-se em uma daquelas poças de água, aqueles laguinhos miúdos e rasos que se formam ali quando a maré baixa. Tal e qual eu havia visto semanas atrás de onde eu estava, no mesmíssimo balcão de falésia onde o jipe me apanhara há um mês atrás. 

    Eu feliz por ter feito a foto, tomei o avião de volta impressionado com a imagem daquele garoto em forma de embrião e me lembrei, realmente o artista plástico Iberê Camargo tinha razão, o depois não existe, mas nesse caso aí foi uma exceção, existiu.

    Todas as minhas fotos tem nome, título. Eu acho que a fotografia merece uma identidade maior por parte do seu autor. E foi por isso que eu inventei um nome para ela, Terra Mater. 

    Espero que você tenha gostado do Podcast de hoje. 

    Um abraço, Orlando Brito. 

    • 4 min

Top podcast nella categoria News

La Zanzara
Radio 24
Non hanno un amico
Luca Bizzarri – Chora Media
Il Mondo
Internazionale
Stories
Cecilia Sala – Chora Media
Fuori Da Qui
Simone Pieranni - Chora Media
Start - Le notizie del Sole 24 Ore
Il Sole 24 Ore