Grito Mulher

Rede Oblata Brasil
Grito Mulher Podcast

Queremos ampliar o som dos gritos abafados, revelar as vozes silenciadas das mulheres. É preciso parar e escutar, somar forças na luta por justiça social. Este é o podcast Grito Mulher, produzido pela Rede Oblata. Vamos abordar temas como a invisibilidade e vulnerabilidade social, prostituição e estigma, empoderamento feminino, empatia, enfrentamento à violência contra a mulher, práticas socioassistenciais e socioeducativas, saúde integral, dentre outros.

Episodes

  1. SENSIBLA é a nova revista da Rede Oblata

    31/01/2022

    SENSIBLA é a nova revista da Rede Oblata

    A revista SENSIBLA  é um instrumento de sensibilização e chamado à missão profética social A Rede Oblata Brasil, formada por unidades de ação pastoral do Instituto das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, lança a revista SENSIBLA com o objetivo de sensibilizar a sociedade e as igrejas (de modo geral) sobre temas relacionados às desigualdades e vulnerabilidades sociais que afetam as vidas das mulheres, em especial a realidade das mulheres que exercem a prostituição, assistidas pela missão Oblata no Brasil e no mundo. Os temas em destaque deste número abordam a saúde mental, a prostituição e pandemia, bem como a espiritualidade Oblata e visão holística. No editorial, a coordenadora da Rede Oblata Brasil, Lúcia Alves (OSR), ressalta: “A pandemia do COVID-19 deu maior visibilidade à desigualdade social no Brasil, evidenciou a fragilidade das políticas públicas, sobretudo para as pessoas mais vulneráveis. Nesse cenário, as mulheres em contexto de prostituição foram extremamente afetadas. O adoecimento mental é outro tema de reflexão, pois em grande parte está relacionado com a falta de acesso aos direitos básicos de sobrevivência. Diante desse cenário, a espiritualidade tem sido o que nos sustenta, dá sentido e move nossa esperança em tempos de mudanças, transformações e desafios. Apresentamos a vivência da espiritualidade oblata em “tom” holístico, atenta ao Cosmos, aos desafios sociais, políticos e econômicos que o mundo nos apresenta.” Anunciar a vida e denunciar as estruturas injustas faz parte da comunicação e novo horizonte da congregação que, desde a audácia do seu carisma, se sente chamada a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a sua presença; e isso desafia a instituição e seus projetos de missão a deslocar-se em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais. Em um contexto de escuta ativa, com atendimento humanizado, encaminhamentos socioassistenciais e contínua sensibilização social, a Rede Oblata incorpora o convite do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2022: “O próprio Jesus nos pede que prestemos atenção em como ouvimos. Para ouvir realmente é preciso coragem, é preciso um coração livre e aberto, sem preconceitos”.Papa Francisco Dentro da perspectiva da missão profética, inspirada na ação social de Jesus Redentor, entende-se que as Igrejas não são apenas proclamadoras indiferentes à realidade do povo, e assumem seu papel como agentes de transformação, buscando dignidade e vida em abundância para todas e todos.

    4 min
  2. ZAP ZAP - Audioquadrinho As Garotas do Hotel

    10/08/2021

    ZAP ZAP - Audioquadrinho As Garotas do Hotel

    Você vai escutar a história ZAP ZAP, que está presente na 5ª edição da Revista As Garotas do Hotel, produzida pela Rede Oblata Brasil. A publicação aborda o tema Saúde Mental das mulheres em contexto de prostituição e vulnerabilidade social. Este primeiro audioquadrinho traz recortes da realidade de mulheres assistidas e que representam tantos gritos calados pelo estigma, pela falta de oportunidades e preconceito. Também vem mostrar a importância do apoio, da empatia e como tantas mulheres ainda conseguem sorrir, mesmo com tantos desafios. A esperança sempre existe e persiste na luta por uma vida melhor. Conheça as personagens Baiana e Jana. As personagens são fictícias. Nenhum nome ou história presente nas revistas ou audioquadrinhos referem-se a uma pessoa específica. É o resultado da escuta ativa, da percepção da equipe ao longo de anos de trabalho e contribuições das próprias mulheres atendidas.  A Revista em quadrinhos As Garotas do Hotel foi originalmente criada para levar informação, de forma lúdica, às mulheres que atuam nos hotéis de prostituição da Rua Guaicurus (BH/MG). Com o retorno que tivemos, outras edições foram desenvolvidas e hoje também são utilizadas como instrumento de sensibilização social. Esta edição traz outras histórias com perspectivas de todos os locais em que atuamos. As revistas são distribuídas impressas em Salvador/Bahia, São Paulo/SP, Juazeiro/BA e Belo Horizonte/MG). Disponível para leitura on-line em: https://bit.ly/HQ-AsGarotasdoHotel-5 Vozes/Personagens: Iana Joane e Lucinete dos Santos Roteiro, edição e direção: Conectidea - Nanda Soares e Flora Guerra

    4 min
  3. Julho das Pretas

    16/07/2021

    Julho das Pretas

    Tendo a comunicação como um precioso instrumento de mobilização popular, a Diocese de Juazeiro/BA veicula semanalmente o programa de rádio A Voz do Velho Chico. Com intuito de promover uma presença mais ativa na sociedade, a Pastoral da Mulher - Rede Oblata Juazeiro/BA - em parceria com as demais pastorais sociais da Diocese, explora diversos temas buscando a intervenção social, a divulgação de suas ações, ideias e a prestação de serviços aos mais vulneráveis. Neste mês, com a colaboração de Iracema Oliveira, do Projeto Força Feminina - Rede Oblata Salvador, foi trazido um recorte introdutório ao Julho das Pretas.  "O mês de Julho é o período no qual os movimentos de mulheres negras convergem suas agendas para discutir os desafios por elas enfrentados. Em 1992, em Santo Domingo, na República Dominicana, com a realização do 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, foi criada a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e a definição do 25 de julho como Dia da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha. Aqui no Brasil, através da Lei nº 12.987/2014, foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, o dia 25 de Julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi instituída para rememorar e celebrar o legado e a caminhada de luta das mulheres negras ao longo da história. Este período é utilizado também para estimular um debate público sobre os impactos dos marcadores sociais (raça, classe e gênero) na vida das mulheres negras, a sobreposição de opressão e a importância da adoção de estratégias políticas que utilizem a interseccionalidade como ferramenta analítica."

    5 min

About

Queremos ampliar o som dos gritos abafados, revelar as vozes silenciadas das mulheres. É preciso parar e escutar, somar forças na luta por justiça social. Este é o podcast Grito Mulher, produzido pela Rede Oblata. Vamos abordar temas como a invisibilidade e vulnerabilidade social, prostituição e estigma, empoderamento feminino, empatia, enfrentamento à violência contra a mulher, práticas socioassistenciais e socioeducativas, saúde integral, dentre outros.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada