87 afleveringen

Ser mãe é um aprender e reaprender diariamente. A gente aprende testando, errando, recomeçando infinitas vezes e compartilhando experiências. O Estreia de mãe é feito para compartilhar amor de mãe e para que nós, mulheres, possamos nos reencontrar através da maternidade!

Estreia de Mãe Adriana Figueiredo

    • Onderwijs

Ser mãe é um aprender e reaprender diariamente. A gente aprende testando, errando, recomeçando infinitas vezes e compartilhando experiências. O Estreia de mãe é feito para compartilhar amor de mãe e para que nós, mulheres, possamos nos reencontrar através da maternidade!

    #84 - Muito Mais Que Um Crime

    #84 - Muito Mais Que Um Crime

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: Muito Mais Que Um Crime
    Autor: Philippe Besson

    "Implacável e dilacerante."
    ELLE

    Dois jovens irmãos. No instante que transformará suas vidas para sempre, ele tem dezenove e ela, treze anos.

    Esta história poderia ser resumida em poucas palavras, aquelas que a caçula, testemunha involuntária, pronuncia ao telefone, com a voz trêmula:

    "O papai acabou de matar a mamãe".

    No rescaldo desse choque profundo, esses jovens destroçados terão que lidar com a dor, a raiva, a culpa e o afeto. E serão compelidos a revisitar o passado para tentar compreender a terrível mecânica que levou a esse ato indizível.

    Narrada com delicadeza e precisão, esta obra de ficção inspira-se em fatos reais para explorar mais que uma questão social; ela traça o penoso caminho de duas vítimas colaterais e invisíveis em busca de reaprender a viver.

    "Com grande delicadeza, Philippe Besson explora o tema do feminicídio e suas consequências. É fascinante, bem engendrado e está no centro das questões atuais."
    Livres Hebdo

    "Este livro não é sobre uma notícia de jornal, é um retrato arrepiante da mancha de óleo na qual as crianças, vítimas colaterais, são mergulhadas pelo resto da vida."
    Marie-Claire

    "A força ficcional deste romance, que é mais verdadeiro do que a vida real e inspirado em fatos verídicos, é igualada apenas pela escrita sóbria de Philippe Besson, que está no ápice de sua forma, ao sondar corações e almas e relatar as dificuldades de viver o dia seguinte para essas vítimas invisíveis."
    La Provence

    "Este é um livro que vai te prender pelo ventre."
    Augustin Trapenard, La Grande Librairie

    "Elegância, precisão… um texto magnífico. Uma leitura obrigatória."
    FNAC Vichy

    "Philippe Besson escreve um livro sóbrio, sem uma palavra desnecessária, atravessado por uma raiva fenomenal, a raiva do filho, a raiva dele, a nossa raiva. Em um gesto literário de grande elegância, ele devolve a dignidade a todas as mulheres vítimas de violência doméstica e às 'vítimas colaterais': filhos, parentes, amigos, que as amaram e perderam. Mulheres cuja história é sagrada, mesmo quando desprezadas pela violência dos homens ou tratadas como um caso menor pelos tribunais e pela imprensa."
    Le Point

    "Philippe Besson examina uma ferida aberta com efeitos posteriores indeléveis. Ele evoca a jornada dos pais, como eles se conheceram e o desgaste de seu relacionamento. Em seu estilo conciso, com uma lucidez implacável, ele conta a história não de uma notícia, mas de um fenômeno social sobre o qual recebemos estatísticas contundentes todos os anos. Ele destaca a negligência, a covardia e a inconsistência que levam ao irreparável."
    L'Obs

    • 14 min.
    #83 - Cinquenta Tons de Cinza

    #83 - Cinquenta Tons de Cinza

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: Cinquenta Tons de Cinza
    Autora: Erika L James

    Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja ― mas em seus próprios termos.
    Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso ― os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família ―, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos...
    Romântica, libertadora e totalmente viciante. Uma história que vai dominar a atenção do leitor até a última linha.

    • 14 min.
    #82 - A Biblioteca da Meia-noite

    #82 - A Biblioteca da Meia-noite

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: A Biblioteca da Meia-Noite
    Autor: Matt Haig

    A Biblioteca da Meia-Noite é um romance incrível que fala dos infinitos rumos que a vida pode tomar e da busca incessante pelo rumo certo.
     
    Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.
    Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica... enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?
    Em A Biblioteca da Meia-Noite , Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.
     
    “Uma celebração entusiástica do poder que os livros têm de mudar vidas.” – Sunday Times
    “Um cenário de possibilidades ilimitadas, de novos caminhos trilhados, de novas vidas vividas, de um mundo totalmente diferente disponível para nós de alguma forma, em algum lugar, pode ser exatamente do que precisamos nesses tempos difíceis e turbulentos.” – The New York Times
    “Um romance extremamente original e instigante sobre a importância de valorizar a vida que você tem.” – Independent
    “Instigante e inspirador. Explora a nossa relação com o arrependimento e com o que realmente faz uma vida ser perfeita.” – Harper’s Bazaar
    “Uma história sobre segundas chances e viver com arrependimentos. Muito envolvente.” – Stylist
    “Eu amei A Biblioteca da Meia-Noite . Ele condensa coisas importantes e tristes – morte, saúde mental, filosofia existencial – em um livro excepcional, prazeroso e de aquecer o coração.” – Pandora Sykes

    • 15 min.
    #81 - A 365 Degraus do Fim

    #81 - A 365 Degraus do Fim

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: A 365 Degraus do Fim
    Autora: Adriana C. A. Figueiredo


    Visão geral do livro
    Alerta de gatilho: reflexões sobre saúde mental de jovens e adolescentes + o suicídio como situação de saúde pública + reflexões sobre os traumas acumulados em uma vida + (in)capacidade de superar + cura e libertação

    SINOPSE

    A 365 degraus do fim

    Sabrina chegou aos 17 anos e achou que era o bastante. Viver nunca fez sentido mesmo, ela tinha insistido o suficiente.

    Abandonada, negligenciada, preterida, fora do padrão, doente, sem amigos, sem futuro. O prédio grande e tão abandonado quanto ela pareceu um bom cenário para o fim. Ao menos isso ela escolheria.

    Toda dor importa.
    Nenhuma dor deve ser desprezada.
    Às vezes, a única atitude necessária é olhar para dentro.
    A verdade costuma ter três lados: o meu, o seu e o da plateia que observa de fora.

    Sabrina pode estar sentada ao seu lado no metrô. Pode estar na sua rua, na sua vizinhança. Sabrina pode morar na sua casa e você não sabe o que ela sente. Ou pensa em fazer. Preste atenção aos sinais, ela era apenas uma adolescente. Antes tinha sido uma criança, nem mudou tanto assim.

    Quantos jovens guardam bem fundo suas dores para que o mundo não os questione?

    Não enxergar uma saída não significa que ela não exista.

    Fale com alguém, Sabrina. Não suba o último degrau.

    A 365 DEGRAUS DO FIM

    • 18 min.
    #80 - Educar Meninos Não É Frescura

    #80 - Educar Meninos Não É Frescura

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: Educar Meninos Não É Frescura
    Autora: Marina Speranza

    Sinopse

    #metoo, #lutecomoumagarota, #nemumaamenos, e de repente as mulheres estão juntas em podcasts, dirigindo filmes, aviões, as suas vidas.

    O mundo mudou, está mudando, a uma velocidade que nenhuma Ferrari consegue alcançar. Enquanto isso, os meninos recebem mensagens contraditórias, o tempo todo. Alguns saem por aí dando porrada, outros acham que vão arrasar só vestindo uma saia. De um lado meninas querendo compartilhar um mundo mais justo, de outro alguém berrando: deixa de ser frouxo.
    A socialização de meninos é um assunto urgente e necessário. Pais, mães, tios, avós, todo mundo está um tanto perdido, educadores precisam de alternativas ao que tivemos até agora.
    E é esta a proposta deste livro: com linguagem informal, dialogar e refletir sobre os desafios na educação dos meninos.

    • 16 min.
    #79 - O Avesso da Pele

    #79 - O Avesso da Pele

    Terceira temporada do Podcast Estreia de Mãe #LerParaViver

    Livro: O Avesso da Pele
    Autora: Jeferson Tenório

    Visão geral do livro

    Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. 
Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria “Romance Literário”. 
    O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. 
O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.
    "Não é de graça que Tenório, além de autor premiado, é tão bem acolhido pelo público e pela crítica. Ele não faz turismo, safári social, na desgraça geral do país, não faz da crítica à desigualdade um truque, um atalho apelativo e barato, panfletário, para ter mais aceitação, reconhecimento. Estamos diante de um escritor que, correndo todos os riscos, sabe arquitetar uma boa trama e encantar o leitor. Por muitas vezes durante a leitura eu disse para mim mesmo: como ele consegue construir personagens tão reais e fáceis de serem amados? Eu agradeço, a literatura brasileira agradece." ― Paulo Scott
    "Através de um profundo mergulho em seus personagens, O avesso da pele consegue abordar as questões centrais da sociedade brasileira. E o mais potente nisso tudo é que, aqui, o real e as reflexões partem sempre de dentro pra fora." ― Geovani Martins 

* Leitura obrigatória do vestibular do ITA.

    • 14 min.

Top-podcasts in Onderwijs

Omdenken Podcast
Berthold Gunster
Wie redt Wilbert (en de rest van de mensheid)?!
NPO Luister / VPRO
De Podcast Psycholoog
De Podcast Psycholoog / De Stroom
The Mel Robbins Podcast
Mel Robbins
HELD IN EIGEN VERHAAL
Iris Enthoven | Podimo
Een Goed Systeem
Yousef & Willem / De Stroom