A geopolítica da privatização da Petrobrás

Podden: Geopolítica Acessível

O Brasil poderia constituir uma "holding" - companhia que voltada a deter participações acionárias estratégicas em outras empresas - pública atuando coordenada e estrategicamente no setor de produção e pesquisa energética (petroquímico, fotovoltaico, eólico, hidroelétrico etc.), logístico, infraestrutura etc. Mas... a ideologia da República Velha, que busca retroagir aos governos de Washington Luís e Arthur Bernardes e à Constituição de 1891, está nos movendo a um neocolonialismo. 

Este setor cada vez mais vem sendo controlado, em vários elos, por gigantes estrangeiras, especialmente estatais. E sofre ainda com lóbi muito forte, rico e sorrateiro nos bastidores da política e na atuação aberta de governantes e congressistas.

E vai se inviabilizando para a Petrobrás a possibilidade – onde na verdade há uma imperativa necessidade – de se reorientar estrategicamente para ser muito mais do que uma empresa de petróleo, mas ser ator principal em um complexo de coordenação e operação estratégica para suprimento energético e derivados, de forma muito mais ampla. E assim sacramentamos um país em que engenheiros são entregadores de aplicativo.

Imagem: Wikicommons. Flâmula da Petrobras usada na ocasião da inauguração da Refinaria Presidente Bernardes em 16 de Abril de 1955.

Trilha: Jack Son Samba - artista Yanivi.

Fundo: Half Mystery by Kevin MacLeod

Link: https://incompetech.filmmusic.io/song/5026-half-mystery

License: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Logga in för att lyssna på vuxet innehåll.

Följ programmet

Logga in eller registrera dig för att följa program, spara avsnitt och få de senaste uppdateringarna.

Välj land eller region

Afrika, Mellanöstern och Indien

Stillahavsområdet

Europa

Latinamerika och Karibien

USA och Kanada