Poético - descobrindo o literário nos textos das Ciências Sociais. Episódio 2 - Tristes Trópicos, Claude Lévi-Strauss

Poético - Pet Sociais/UFU

Poético - descobrindo o literário nos textos das Ciências Sociais. Episódio 2 - Tristes Trópicos, Claude Lévi-Strauss (Bruxelas, 28 de novembro de 1908 - Paris, 30 de outubro de 2009)

Poético - descobrindo o literário nos textos das Ciências Sociais é mais um projeto do PET Sociais, que tem a intenção de levar ao conhecimento público aspectos das obras de autores das áreas de Sociologia, Antropologia e Ciência Política de uma forma diferente.

Através de Podcasts, que serão lançados no Spotify, apresentaremos trechos da literatura acadêmica com reflexões atuais, exaltando a riqueza lírica das obras, de forma dinâmica.

Para o segundo episódio da série Poético traremos o antropólogo Claude Levi-Strauss e uma de suas grandes obras, "Tristes Trópicos".

Vinheta: Adios Nonino, Astor Piazzolla. Voz: Adalberto Paranhos, nosso queridíssimo professor, a quem agradecemos imensamente.

Biografia Levi-Strauss: Maria Eduarda Martins. Voz: Lauene Pimentel

Tristes Trópicos:

Voz: Luciana Martins

Música: Etude Op. 10 No. 3 (Tristesse), Chopin

Edição: Emilio Andrade, Júlia Almeida, David Almeida e Laryssa Damiana

Produção: Grupo PET Sociais da Universidade Federal de Uberlândia

"Sobretudo, interrogamo-nos: que viemos fazer aqui? Com que esperança? Com que fim? Que é, realmente, um inquérito etnográfico? O exercício normal de uma profissão como as outras, com esta única diferença a de que o escritório ou o laboratório estão separados do domicílio por alguns milhares de quilômetros? Ou a consequência de uma escolha mais radical, implicando o reexame do sistema em que se nasceu e no qual se cresceu? Eu deixara a França há quase cinco anos, abandonara minha carreira universitária; durante esse tempo, meus condiscípulos mais avisados eram promovidos; os que, como eu outrora, se tinham inclinado pela política, eram hoje deputados, logo seriam ministros. E eu corria os desertos, perseguindo os rebotalhos da humanidade. Quem ou o que me havia, então, feito desviar do curso normal de minha vida? Era um ardil, um hábil rodeio, destinados a me permitir a reintegração na minha carreira com as vantagens suplementares que me seriam concedidas? Ou minha decisão exprimia uma incompatibilidade profunda com o meu grupo social, do qual, acontecesse o que acontecesse, eu estava destinado a viver cada vez mais isolado? Por um singular paradoxo, em lugar de me abrir um novo universo, minha vida aventurosa antes me restituía o antigo, enquanto aquele que eu pretendera se dissolvia entre os meus dedos. Quanto mais os homens e as paisagens a cuja conquista eu partira perdiam, ao possuí-los, a significação que eu deles esperava, mais essas imagens decepcionantes ainda que presentes eram substituídas por outras, postas em reserva por meu passado e as quais eu não dera nenhum valor quando ainda pertenciam a realidade que me rodeava. Em viagem por extensões que poucos olhares tinham contemplado, partilhando da existência de povos cuja miséria era o preço – pago por eles, em primeiro lugar – do meu regresso ao curso dos milênios, eu já não percebia nem uns, nem outros, mas visões fugitivas do campo francês, que eu negara a mim mesmo, ou fragmentos de música e de poesia que eram a expressão mais convencional de uma civilização contra a qual eu optara, tinha de reconhecê-lo, ou correr o risco de desmentir o sentido que havia dado à minha vida. Durante semanas, nesse planalto do Mato Grosso ocidental, sentira-me obsessionado, não pelo que me rodeava e que eu jamais reveria, mas por uma melodia repisada que minha lembrança ainda mais empobrecida: a do estudo número 3, opus 10, de Chopin, em que me parecia, por uma derrisão a cujo amargor eu era também sensível, resumir-se tudo o que eu deixara para trás.”

(LÉVI-STRAUSS, 1957, p. 402-403)

Produção: Grupo PET Sociais da Universidade Federal de Uberlândi

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada