O Talmud em Descontrução

Iossef Katri
O Talmud em Descontrução Podcast

Sendo uma obra muito rica e fecunda, o Talmud pode ser lido em diversas camadas. Nesse podcast vamos ler o Talmud de forma descentralizada, dando vazão a ensinamentos que nem sempre chamam a atenção do talmudista tradicional, e que não obstante podem desafiar os paradigmas religiosos e sociais do judeu contemporâneo.

  1. O preço do que vem "de graça" e "Jacob, nosso patriarca, não morreu"

    20/06/2021

    O preço do que vem "de graça" e "Jacob, nosso patriarca, não morreu"

    Lemos em TB Chulin 65ª: "Estudamos que disse Rabi Eliezer: Não foi de graça que o estorninho se juntou ao corvo (mas) apenas [i.e. apesar] porque é de sua espécie, [mas havia outro interesse]". Traremos o entendimento básico do Talmud e ofereceremos uma leitura desconstrutiva, oposta à primeira, que nos fará questionar o conceito de amizade e a política identitária. Em homenagem ao dia 3 de Tamuz, data do falecimento do Rebe de Lubavitch, lemos a Guemará em Taanit 5b, e tentaremos entender as raízes da negação deste episódio por parte de alguns de seus chassidim “Rav Nachman e Rav Itschak estavam sentados à mesa. Disse Rav Nachman para Rav Itschak: Diga, o senhor, algo. Disse a ele: Assim disse Rabi Iochanan: Não se fala no meio de uma refeição, pois talvez antecipará o esôfago à laringe e se colocará em perigo. Depois que comeram, disse a ele: Assim disse Rabi Iochanan: O Jacob, nosso pai, não morreu. Respondeu a ele: E foi à toa que o choraram, exumaram e enterraram? Respondeu a ele: Um versículo eu interpreto, pois foi dito (Jeremias 30:10) “Por isto, não temas, ó Jacob, Meu servo – diz o Eterno – nem te desesperes, ó Israel, pois hei de salvar-te, e contigo tua semente, do lugar longínquo onde estás; e Jacob voltará a estar tranquilo e ninguém lhe causará temor” – compara Jacob à sua descendência; do mesmo jeito que sua descendência está viva assim também ele está vivo.”

    1h 10m
  2. A Leitura Talmúdica sobre Faremos e Compreenderemos

    02/06/2021

    A Leitura Talmúdica sobre Faremos e Compreenderemos

    Faremos e Compreenderemos Masséchet Shabat 88a [Sobre o que foi dito (Êxodo 19:17)]: “E estiveram ao pé do monte”, disse Rabi Avidami filho de Chama filho de Chassa: Ensina que que Deus inverteu (forçou) a montanha como uma banheira e disse a eles: “Se vocês receberem a Torá, bom; se não, lá serão enterrados”. Disse Rabi Acha filho de Iaacov: há aqui uma grande exposição à Torá! [Pois os judeus não a receberam por vontade própria]. Disse Rava: Ainda assim, receberam depois [por vontade própria], nos dias de Achashverósh, conforme foi dito (Meguilát Ester 9:27) “Cumpriram e receberam o que haviam iniciado”. ‘Cumpriram’, [então], o que já haviam recebido [no Monte Sinai, razão pela qual a ordem foi invertida, constando que ‘cumpriram’ antes de ‘receberam’]. Tossafót: E apesar de os judeus já tivessem dito “faremos e compreenderemos”, [Deus inverteu a montanha sobre eles] pois talvez viessem a se arrepender ao ver o grande fogo, momento que suas almas se desprenderam do corpo. Disse Rabi Elazar: na hora em que anteciparam o “faremos” ao “compreenderemos” saiu uma voz celestial e disse a eles: “Quem revelou a meus filhos o segredo usado pelos anjos de serviço”, conforme está escrito (Salmos 103:20) “Bendizei o Eterno, ó vós que sois Seus anjos, valorosas criaturas que cumprem Sua palavra para escutar Sua palavra”. Antes, fazer; depois, cumprir. Disse Rabi Chama filho de Chanina: o motivo de ter sido escrito (Cântico dos Cânticos 2:3) “Como uma maçã entre as árvores da floresta etc. [assim é o meu amado entre os rapazes]” foi para dizer a você que tal qual a maçã o fruto brota antes de sua folha [em uma inversão da ordem normal das coisas], assim Israel anteciparam o “faremos” ao “compreenderemos”. Tossafót: Perguntou Rabeinu Tam: vemos que as maçãs crescem como as outras árvores? E explica que “maçã” se trata de “etróg” conforme a tradução tradicional ao aramaico indica em outro versículo (CdC 7:9) O etróg fica o ano inteiro na árvore, logo habita com folhas mais novas que ela. Mas é difícil entender por que trouxe o presente versículo [Em CdC 2:3)] em que a “maçã entre as árvores da floresta” é comparada a “meu amado” que alude a Deus, e não a Israel. Aquele saduceu que viu o Rava se aprofundando em seu estudo enquanto apertava seu dedo que sangrava [sem que o rabino percebesse], disse a ele: Um povo precipitado que antecipou sua boa a seu ouvido continua sendo precipitado. Primeiro deveriam perguntar o significado, se gostassem, recebam-no; e se não, recusem-no. Respondeu a ele [o Rava]: Nós que seguimos com integridade foi dito sobre nós (Provérbios 11:3) “A inocência dos íntegros os guia”, ao passo que aqueles que se contentam com as conspirações foi dito (ibid.) “e as distorções dos traiçoeiros os destroem”.

    1h 12m

About

Sendo uma obra muito rica e fecunda, o Talmud pode ser lido em diversas camadas. Nesse podcast vamos ler o Talmud de forma descentralizada, dando vazão a ensinamentos que nem sempre chamam a atenção do talmudista tradicional, e que não obstante podem desafiar os paradigmas religiosos e sociais do judeu contemporâneo.

To listen to explicit episodes, sign in.

Stay up to date with this show

Sign in or sign up to follow shows, save episodes and get the latest updates.

Select a country or region

Africa, Middle East, and India

Asia Pacific

Europe

Latin America and the Caribbean

The United States and Canada