21 episodes

Podcast semanal, sempre abordando a história, a cultura e os valores das cidades históricas de Minas, além do patrimônio arquitetônico.
As cidades pertencentes à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais totalizam 80% do patrimônio histórico tombado de Minas Gerais, e trabalham diretamente com a preservação desse acervo, além da divulgação das belezas que estão nesse destino turístico que ainda é pouco difundido.

Cidades Históricas de Minas Sistema MPA de Comunicação

    • History

Podcast semanal, sempre abordando a história, a cultura e os valores das cidades históricas de Minas, além do patrimônio arquitetônico.
As cidades pertencentes à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais totalizam 80% do patrimônio histórico tombado de Minas Gerais, e trabalham diretamente com a preservação desse acervo, além da divulgação das belezas que estão nesse destino turístico que ainda é pouco difundido.

    Cidades Históricas vai ao carnaval de Congonhas

    Cidades Históricas vai ao carnaval de Congonhas

    O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer um dos mais antigos e tradicionais carnavais de Minas Gerais, o carnaval de Congonhas, que tem como nome de Carnafolia e contará neste ano com o Circuito do Samba e Pagode, além de vários palcos espalhados pelo centro da cidade.

    E o Carnafolia já começa na noite de sexta-feira, dia 21, com o desfile do Bloco Império da APAE e o Arrastão da Melhor Idade. Dando sequência à programação da primeira noite, acontecerá ainda o show do cantor baiano Alexandre Peixe.

    Desde o ano passado o carnaval de Congonhas conta com programações durante todo o dia, começando sempre no início da tarde, propiciando assim tranquilidade, segurança e conforto para toda a família. O Circuito do Samba e Pagode, criado com objetivo de atrair os foliões para as avenidas JK e Marechal, terá programação ao longo dos dias de folia e os shows infantis acontecerão no sábado, domingo e segunda de Carnaval.

    No total, acontecerão 28 shows, sendo 25 apresentações de bandas e três shows infantis, em palcos espalhados na avenida Marechal, Quarteirão do Samba e Circuito do Samba e Pagode. Das 28 atrações, 14 são de Congonhas. Não vão faltar também os tradicionais blocos carnavalescos, em um total de 13, que sempre arrastam multidões.

    Entre uma folia e outra é bom encontrar um tempinho para visitar o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos com os doze profetas de Aleijadinho, um dos mais belos cenários do mundo e Patrimônio Cultural da Humanidade tombado pela UNESCO.

    Para saber mais sobre o carnaval de Congonhas é só acessar o portal www.congonhas.mg.gov.br ou entrar em contato com a secretaria de Cultura do município, pelo telefone: 31 – 3731-3133. Programe-se e vá conhecer esse que é um dos mais antigos e tradicionais carnavais de Minas Gerais.

    • 3 min
    Programa Cidades Históricas desta semana divulga Cataguases

    Programa Cidades Históricas desta semana divulga Cataguases

    O programa de rádio Cidades Históricas de Minas desta semana vai te levar para conhecer uma das mais emblemáticas cidades mineiras, Cataguases, que fica na Zona da Mata, a 310 Km de Belo Horizonte

    Cataguases tem uma extraordinária vocação natural para as artes e a cultura, pois foi lá que nasceu o pai do cinema Brasileiro, Humberto Mauro, e foi também sede do lendário movimento literário Verde, quando poetas e escritores da cidade influenciaram e revolucionaram a literatura mineira e brasileira na década de 1920, e que são referências até os dias de hoje.

    Cataguases preserva e reverência sua história, prova disso é o Centro Cultural Humberto Mauro, aberto para visitação, com uma programação cultural intensa que conta ainda com Cine-Teatro de 270 lugares, Memorial Humberto Mauro, dedicado à sua obra, Sala Multiuso e Galeria de Arte.

    Passear pelas ruas de Cataguases é como entrar em um grande museu da arquitetura Brasileira, uma verdadeira escola, pois lá convivem harmoniosamente os vários estilos e épocas da arquitetura nacional, como o casario colonial dos ciclos do ouro e do café ladeados por obras arrojadas do modernismo de Oscar Niemeyer e Francisco Bolonha, entre outros arquitetos, todos muito bem preservados, fazendo um cenário inusitado e de rara beleza. São exatas 29 edificações modernas catalogadas na cidade, compondo um roteiro urbano de visitação.

    Cataguases surpreende e encanta com suas praças povoadas por esculturas modernas, com obras de artistas plásticos de renome mundial como do tcheco Jan Zach, além de painéis de Cândido Portinari, Djanira, Rafael Zavagli, criações de Amilcar de Castro e jardins de Burle Marx. Outro local de visitação na cidade é o Museu da Eletricidade, que conta um pouco da história dos primórdios das usinas hidroelétricas no interior de Minas.

    Para saber mais sobre Cataguases, visite o portal: cidadeshistoricasdeminas.com.br. Ou entre em contato com a Secretaria de Turismo do município, pelo telefone: (32) 3429-2580. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais importantes cidades históricas mineiras.

    O Cidades Históricas de Minas é uma realização da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Tem a produção e apresentação de Petrônio Souza Gonçalves e os trabalhos técnicos da Agência AMIRT de Comunicação.

    • 3 min
    Cidades Históricas vai ao carnaval de Ouro Branco

    Cidades Históricas vai ao carnaval de Ouro Branco

    O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer o tradicional carnaval da cidade de Ouro Branco, que fica a apenas 110km de Belo Horizonte, dentro da Estrada Real.

    • 3 min
    O Cidades Históricas visita o carnaval de Diamantina, ouça:

    O Cidades Históricas visita o carnaval de Diamantina, ouça:

    O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer um dos mais badalados e tradicionais carnavais de Minas Gerais e do Brasil, reconhecido internacionalmente, o carnaval de rua de Diamantina, que nesses últimos anos vem resgatando a tradição dos blocos caricatos que tanto marcaram o carnaval da cidade nas últimas décadas.

    Conhecido como o melhor carnaval do interior de Minas, Diamantina ficava superlotada nesses dias, por isso a prefeitura vai fazer neste ano uma estrutura maior e melhor para receber os turistas, com vários locais de concentração de blocos e festas, nos principais pontos turísticos da cidade. Na Praça do Mercado, por exemplo, a Folia já começa na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, com o tradicional show da Bartucada, encerrando-se na terça-feira, com a também tradicional Bat-Caverna.

    Outro destaque do carnaval de Diamantina será a realização do Segundo Festival Gastronômico dos Bares, Restaurantes, Padarias, Lanchonetes e Similares de Diamantina, batizado de Gastrô Folia, que vai reafirmar a tradição culinária da cidade e dar novas opções para os foliões recuperarem as energias nos dias de festas.

    Nada melhor que a fusão para os dias de folia do que bons blocos com vários estilos de música, em espaços reservados para foliões e amantes do bom e velho carnaval de rua.

    Para saber mais sobre os eventos é só acessar o portal: vivadiamantina.com.br ou ligue para Secretaria de Turismo do município 38-3531-9532. Programe-se e vá conhecer esse que é considerado um dos maiores carnavais de Minas Gerais.

    • 4 min
    Cidades Históricas vai ao Serro, sede do 36º Festivale

    Cidades Históricas vai ao Serro, sede do 36º Festivale

    O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer um dos maiores festivais de cultura popular do Brasil, o Festivale – Festival de Cultura Popular no Vale do Jequitinhonha, que acontecerá na cidade de Serro, entre os dias 26 de janeiro a 1 de fevereiro, em edição especial.

    Itinerante, o Festivale chega neste ano a sua trigésima sexta edição e volta ao município onde está a nascente do Rio Jequitinhonha, depois de ter ido em 2019 a cidade litorânea de Belmonte, no Sul da Baia, onde está a foz do Rio.

    O Festivale reúne anualmente artistas, cantadores, atores, folcloristas, pesquisadores e inúmeros apreciadores da cultura popular, para uma grande festa e confraternização que se espalha pelas ruas, praças e locais públicos das cidades que recebem o Festivale no Vale do Jequitinhonha. Ele é composto por feiras de artesanato e folclore, cursos, oficinas, artes plásticas, apresentações de música, teatro e dança, além de Festival da Canção e Noite Literária.

    A secretaria executiva do Festivale será instalada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social do Serro, a partir do dia 20 de janeiro, onde os interessados em oficinas e atividades artísticas poderão fazer suas inscrições. A programação completa será divulgada nas redes sociais do Festivale.

    Para saber mais sobre o Festival de Cultura Popular no Vale do Jequitinhonha e informações da cidade do Serro é só acessar o Portal: serro.mg.gov.br ou entrar em contato com a secretaria de Turismo do município, pelo telefone: (38) 3541-2754. Programe-se e vá conhecer esse que é um dos mais expressivos e representativos festivais de cultura popular do Brasil.

    • 4 min
    Cidades Históricas vai aos 20 anos de Patrimônio Mundial de Diamantina

    Cidades Históricas vai aos 20 anos de Patrimônio Mundial de Diamantina

    O Cidades Históricas de Minas hoje vai te levar para conhecer as programações de Comemoração dos 20 anos de tombamento pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade da cidade de Diamantina, que está em festa neste ano de 2019.

    Foi no dia primeiro de dezembro de 1999 que o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO aprovou, por unanimidade, a inscrição do centro histórico de Diamantina como Patrimônio Mundial.

    E para marcar o dia do reconhecimento mundial, a Prefeitura de Diamantina preparou uma intensa programação para os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, que contará com alvorada festiva, atividades com a juventude, encontros, exposições, feiras culturais e gastronômicas, homenagens, lançamentos, mostras dos programas e projetos municipais, performances, repique de sinos, retretas, serestas e shows musicais.

    Mas as comemorações não se encerram por aí, o mês de dezembro terá ainda muitas atrações para movimentar a cultura e o turismo local no fechamento do ano festivo de Diamantina, que acontecerá no período de 20 a 22 de dezembro.

    Para saber mais sobre os eventos, visite o portal diamantina.mg.gov.br ou entre em contato com a secretaria de Turismo do município, pelo telefone 38 – 3531-9532. Programe-se e vá conhecer essa que é uma das mais belas e preservadas cidades históricas de Minas Gerais.

    • 3 min

Top Podcasts In History

The Rest Is History
Goalhanger Podcasts
History's Secret Heroes
BBC Radio 4
American Scandal
Wondery
Everything Everywhere Daily
Gary Arndt | Glassbox Media
Dan Carlin's Hardcore History
Dan Carlin
Throughline
NPR