E aí, tudo bem? É, eu sei. Corrido. Dizer isso que “tá corrido”, é quase que um aperto de mão secreto de quem vive em 2024, especialmente aqui em São Paulo, não sei como é aí onde você mora. Tá corrido, tem muita coisa acontecendo, não estou dando conta.
Fora que isso é dito quase que com um ar de orgulho. “Tá puxado mas eu aguento”, como se por causa disso a gente merecesse um prêmio, um… bônus.
E não é que tá corrido. Tá acelerado, que na aula de física a gente aprendeu que é quando a velocidade aumenta, metros por segundo por segundo, o ponteiro subindo mais e mais — porque foguete não tem ré. (Mas explode.)
O resultado é que a gente não admite perder tempo e tudo vira motivo pra irritação. O tempo esperando o porteiro do prédio anotar nosso CPF é um minuto a menos produzindo na reunião. Outro dia um cara buzinou porque eu parei no sinal amarelo. “Dava pra ter passado!” Ou então o caixa de supermercado com a placa “atenção, funcionário em treinamento”, avisando que ali o atendimento vai ser mais lento do que o normal, desculpem a nossa falha.
Além disso, você Já reparou que até no descanso a gente tenta ser produtivo? Quando vai sair de férias faz uma lista de todos os lugares que precisa ir, provavelmente pra postar foto no Instagram provando que foi lá. Que todos aqueles dias do ano correndo foram bem gastos ali, vendo o por do sol naquele lindo templo de meditação. Pronto, vai, cadê minha iluminação espiritual?
E aí? Senta e chora? Tem saída? Dá pra desacelerar?
Pra falar disso eu convidei essa semana minha querida amiga, a jornalista Helena Galante, que é diretora de portfólio de Claudia e Boa Forma, criadora do podcast Jornada da Calma; autora do livro “Jornada da Calma - Caminhos Possíveis para Viver com Menos Correria”; é TEDx Speaker e agora é, junto comigo e uma turminha do barulho, preparadora do TEDx Blumenau (o melhor TEDx da América Latina, sem clubismo).
Você já entrou para o Clube de Cultura do Boa Noite Internet? Este mês estamos resumindo e conversando sobre o livro Quatro mil semanas: Gestão de tempo para mortais.
Links e transcrição em https://boanoiteinternet.com.br/
This is a public episode. If you’d like to discuss this with other subscribers or get access to bonus episodes, visit boanoiteinternet.com.br/subscribe
Informations
- Émission
- FréquenceTous les mois
- Publiée8 septembre 2024 à 23:00 UTC
- Durée1 h 22 min
- ClassificationTous publics