Compor Mundos

Compor Mundos
Compor Mundos

Podcast do projeto “COMPOR MUNDOS: HUMANIDADES, BEM-ESTAR E SAÚDE NO SÉCULO XXI": O projeto consiste numa rede de especialistas das áreas das humanidades e da saúde que pensam as questões do bem-estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. Que mundos compor, que relações definir para a humanização dos ambientes contemporâneos de vida, para ultrapassar a distinção rígida entre natureza e cultura, para promover de forma integrada a saúde de humanos e não humanos?

  1. ١٤‏/٠٦‏/١٤٤٦ هـ

    Episódio 32 – A narrativa biográfica, o biotempo e a biofilia.

    Apresentação: Ana Gabriela Nogueira Docente na Universidade Fernando Pessoa (UFP) na área de Jornalismo e das Ciências da Comunicação, concluiu o doutoramento em Audiovisual e Jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela (USC) e a licenciatura em Ciências da Comunicação pela UFP. É membro integrado do ICNOVA, Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e colabora também no centro de investigação Novos Medios (USC) e no de Cultura y Comunicación Interactiva, da Universidade da Corunha. Convidada: Prof Doutora Mónica Martinez Especializada em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa e graduações em Psicologia pela Universidade de Sorocaba e em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Metodista de São Paulo, é docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, onde conduz pesquisas na Linha Análise de Processos e Produtos Mediáticos e é responsável pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social. Resumo: Com especialização em Psicologia Junguiana, Mónica Martinez, docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba e é neste cenário que nos vem falar não só das questões da literacia científica versus o aspeto elitista e até sobranceiro da comunicação da Ciência, mas também da ecologia da comunicação e da passagem da consciência ego-sistémica para uma consciência eco-sistémica, nesta busca de que mundos compor na criação de novos sentidos e soluções também anti-epistemicídio, apresentando o “ser humano integrado” e explicando, entre outras conteúdos e conceitos, os Media como ferramentas sociais e porque é que, ao ser humano, foi arrancado o biotempo e esse enraizamento do Homem na realidade ecológica e social.

    ٥٨ من الدقائق
  2. ١٩‏/٠٤‏/١٤٤٦ هـ

    Episódio 30 – O mundo do trabalho pós-covid: por uma emergência da sociabilidades e agenda de igualdade

    Apresentação: Patrícia Weber Docente na Universidade Fernando é doutorada em Ciências da Informação, na área de Jornalismo e Estudos de Média pela mesma Instituição. Também professora na UNISINOS, durante 17 anos, atuou como supervisora ​​de estágio de Rádio na Agência Experimental de Comunicação e foi coordenadora do Núcleo de Ensino a Distância. Convidado: Jacques Mick, Professor Doutor em Sociologia Política e Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-Brasil). Resumo: A pandemia de Covid-19 foi responsável por profundas mudanças no mundo do trabalho. O trabalho informal foi elevado a um novo patamar e as diferenças sociais se aprofundaram mais do que nunca na sociedade, principalmente nos países subdesenvolvidos. Enquanto nos estados com direitos trabalhistas solidificados houve mudanças na cultura do trabalho, nas demais, verifica-se uma precarização do mercado. Em Portugal, por exemplo, muitas empresas adotaram o modelo híbrido nas funções que possibilitam esse tipo de modalidade. Porém, como explica o Professor Jacques Mick, no Brasil houve a fragilização do mercado de trabalho. Neste podcast vamos falar sobre a emergência da sociabilidade, a necessidade de uma agenda de igualdade e as perspetivas de futuro na política de emprego.

    ٤١ من الدقائق
  3. ٢٧‏/٠٣‏/١٤٤٦ هـ

    Episódio 29 - Governança das Alterações Climáticas e Bem-Estar em Contextos Insulares

    Apresentação: Diogo Guedes Vidal  Investigador Auxiliar Convidado no Centro de Ecologia Funcional, Laboratório Associado TERRA, Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Professor Convidado e tutor na Universidade Aberta. Convidado: Ana Mendonça  Investigadora no Centro de Ecologia Funcional, Laboratório Associado TERRA, Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra; Técnica Superior em Ambiente e Sustentabilidade na Câmara Municipal do Cadaval. Resumo: Neste episódio, exploramos a complexa interação entre governança, alterações climáticas e bem-estar em contextos insulares, com foco nas realidades da Ilha da Madeira e Las Palmas de Gran Canaria, tendo por base como as perceções locais sobre as alterações climáticas influenciam as políticas de mitigação e adaptação. A partir de uma evolução da comunicação sobre as alterações climáticas nessas ilhas, destacando desafios e oportunidades, discutimos também a estrutura e implementação das políticas climáticas locais, examinando o seu reflexo no conhecimento das comunidades e na promoção da participação. Este episódio oferece uma visão abrangente e inovadora sobre os principais desafios e oportunidades enfrentados pelas comunidades insulares na luta contra as alterações climáticas, destacando a importância da participação comunitária e da governança inclusiva.

    ٤١ من الدقائق
  4. ١٢‏/١١‏/١٤٤٥ هـ

    Episódio 27 - À guisa do entendimento sobre as vulnerabilidades territoriais e sociais na região da Amazónia

    Apresentação: Hélder Lopes, Professor no Departamento de Geografia da Universidade do Minho e Investigador do Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território e do IdRA – Instituto de l’Aigua – Grupo de Climatologia, Membro da Rede Compor Mundos. Convidado: Rony Iglecio, atualmente professor adjunto na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Tem experiência na área de Geociências e Ensino de Geografia, com ênfase nos domínios de Ambiente e Sociedade. Resumo: Este episódio o traz uma perspectiva geográfica essencial para compreender os desafios socioecológicos contemporâneos, com enfoque especial na Amazónia. A sua investigação destaca a interligação entre sociedade, ambiente e saúde, com ênfase na importância da floresta amazónica para o equilíbrio planetário. Esta aborda a necessidade de uma análise holística, integrando aspectos físicos e sociais para lidar com problemas socioambientais. Na Amazónia, as relações sociedade-natureza têm sido desafiadas, com a identificação de vários esforços na gestão de vulnerabilidades e riscos socioambientais, com destaque para a necessidade de compreensão da legislação ambiental pela população e a escolha de gestores comprometidos. Os estudos desenvolvidos, particularmente em Tabatinga, revelam vulnerabilidades socioambientais relacionadas com o crescimento demográfico, as atividades económicas e a ausência de planeamento urbano. Desta forma, destaca-se a necessidade de estratégias bottom-up para mitigação e adaptação, com participação pública e investimentos em infraestruturas e capacitação de recursos humanos. O Professor Doutor Rony Iglecio releva a importância de ações individuais e coletivas para a conservação da Amazónia e dos recursos hídricos, visando a promoção da saúde planetária e socioambiental, designadamente assente na resiliência e nos impactes positivos locais, regionais e internacionais.

    ٣٩ من الدقائق
  5. ١٣‏/١٠‏/١٤٤٥ هـ

    Episódio 26 - Ambiente, Saúde e Bem-estar: refletindo sobre um currículo necessariamente em mudança no ensino superior

    Apresentação: Diogo Guedes Vidal Investigador Auxiliar Convidado no Centro de Ecologia Funcional, Laboratório Associado TERRA, Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra; Professor Convidado e Tutor na Universidade Aberta. Convidado: Vanda Vegas Investigadora no Centro de Ecologia Funcional, Laboratório Associado TERRA, Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra; Doutoranda em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento e Tutora na Universidade Aberta. Resumo: Neste episódio refletimos sobre a criação e funcionamento de uma unidade curricular inovadora na licenciatura em ciências sociais da Universidade Aberta. Esta unidade curricular transcende abordagens tradicionais, destacando a complexidade dos campos do ambiente e saúde como construções sociais espaço-temporalmente determinadas.  Ao longo da conversa, descobrimos que a origem dessa abordagem pioneira está enraizada na necessidade de abordar os desafios contemporâneos de forma holística. Os objetivos do currículo vão além da transmissão de conhecimento, visando desenvolver pensamento crítico e capacidade de análise transdisciplinar. Olhando para o futuro, antevemos a possibilidade de construir outros mundos e outros futuros possíveis, preparando os e as estudantes para enfrentarem os desafios socioambientais contemporâneos com resiliência e empatia.

    ٣٠ من الدقائق
  6. ١٠‏/٠٩‏/١٤٤٥ هـ

    Episódio 25 - Interconexões no século XXI: Saúde, Sofrimento e Sustentabilidade

    Apresentação: Fátima Alves, Prof Associada da Universidade Aberta, Investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, Laboratório Associado TERRA Convidada: Sílvia Portugal, Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Investigadora do CES Resumo: Neste episódio pretendemos refletir sobre a necessidade de problematizar as interconexões no século XXI, na medida em que as sociedades contemporâneas estão cada vez mais interligadas e dependentes dessas conexões, seja ao nível da globalização da economia, das culturas e das sociedades. O que nos lança o desafio de compreender como essas interdependências afetam questões transversais para as ciências e as sociedades, como as desigualdades estruturais e estruturantes e, também, as culturas e as identidades, que impactam na saúde e bem-estar. Estas interconexões também se observam na tecnologia e nas sociedades em rede que moldam dinâmicas sociais, as identidades e as políticas, etc., e na inteligência artificial e seus impactos nas dinâmicas e estrutura das sociedades. As interconexões também se refletem ao nível das migrações, bem como das relações entre sociedades e natureza ou naturezas, que são centrais para abordar por exemplo as alterações climáticas, a perda de biodiversidade ou a degradação ambiental. Questões como a saúde pública global, as pandemias, a migração forçada, guerras, conflitos transnacionais, exigem a visão destas interconexões.

    ٣٠ من الدقائق

حول

Podcast do projeto “COMPOR MUNDOS: HUMANIDADES, BEM-ESTAR E SAÚDE NO SÉCULO XXI": O projeto consiste numa rede de especialistas das áreas das humanidades e da saúde que pensam as questões do bem-estar e da saúde nas sociedades tecnológicas contemporâneas. Que mundos compor, que relações definir para a humanização dos ambientes contemporâneos de vida, para ultrapassar a distinção rígida entre natureza e cultura, para promover de forma integrada a saúde de humanos e não humanos?

للاستماع إلى حلقات ذات محتوى فاضح، قم بتسجيل الدخول.

اطلع على آخر مستجدات هذا البرنامج

قم بتسجيل الدخول أو التسجيل لمتابعة البرامج وحفظ الحلقات والحصول على آخر التحديثات.

تحديد بلد أو منطقة

أفريقيا والشرق الأوسط، والهند

آسيا والمحيط الهادئ

أوروبا

أمريكا اللاتينية والكاريبي

الولايات المتحدة وكندا