Educação na ponta da língua

Cenpec
Educação na ponta da língua

Este é o programa Educação na ponta da língua. Aqui, a gente debate os principais assuntos da educação brasileira com educadoras(es) e especialistas engajadas(os) com o dia a dia da escola pública. Além de refletir e informar, também trazemos experiências inspiradoras que comprovam o potencial transformador das salas de aula pelo país. A iniciativa é uma produção do Cenpec, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro.

Épisodes

  1. Episódio #08 - Literatura afro-brasileira na escola

    28/11/2023

    Episódio #08 - Literatura afro-brasileira na escola

    Neste episódio, as professoras Luciane Silva e Neide Almeida conversam com a apresentadora e também professora Gina Vieira sobre a importância de trabalhar com a literatura afro-brasileira na formação de crianças e adolescentes na escola.  Instagram das participantes: @profluportugues e @neide.almeida.sp Materiais: PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO. Especial Geni Guimarães Nossas vivências e as escrevivências de Conceição Evaristo Entrevista: Conceição Evaristo De ex-escravizado e autodidata a “autor”: a produção literária de Luiz Gama Poemas de Luiz Gama Revista Na Ponta do Lápis: Como repensar as questões étnico-raciais na educação Vídeo: O papel da educação na luta antirracista Por que ainda é preciso avançar na descolonização do currículo Vozes afro-atlânticas: autobiografias de pessoas escravizadas Africanidades no currículo 20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo a uma educação antirracista Vídeo Por uma educação antirracista Referências de autores e obras citadas pelas participantes: ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. DUARTE, Eduardo de Assis; FONSECA, Maria de Nazaré. Coleção Literatura e afrodescendência. DELEUZE, Gilles; GUATTARRI, Félix. O que é filosofia? GUIMARÃES, Ruth. Contos negros. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. UFMG. Literafro - Literatura Afro-Brasileira. MARTINS, Leda Maria. A fina lâmina da palavra. MATTIOLI, D. D. SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2011.  MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018. NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância panafricanista. 3. ed. rev. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.  PENAC, Daniel. Como um romance. PEREIRA, Edmilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre currículo e culturas afrodescendentes e educação.  REIS, Maria Firmina. Úrsula. SILVA, Luciane. Enegrecendo o currículo com a literatura afro-brasileira. Mais sobre escritoras(es) citadas(os): Cristiane Sobra: blog da poetriz, como ela se autodenomina; página no Instagram: @cristianesobralartista IMS: Especial Carolina Maria de Jesus Portal Cenpec. 6 perguntas sobre literatura afro-brasileira Afroturismo: passeios que ensinam sobre o protagonismo negro e outras histórias Mulheres negras na literatura Jovens vozes negras na literatura O racismo está na nossa línguaBartolomeu Campos Queirós - entrevista para o Museu da Pessoa: Beleza: tudo aquilo que você não dá conta de ver sozinho

    49 min
  2. Episódio #07 - História e cultura afro-brasileira na escola

    09/11/2023

    Episódio #07 - História e cultura afro-brasileira na escola

    Há 20 anos, foi promulgada a Lei 10.639/2003, que determina como obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira na educação brasileira. Mas como anda essa aplicação nas escolas? Que desafios professoras e professores têm enfrentado para a promoção de uma educação antirracista? E que experiências exitosas têm ganhado espaço no cotidiano da escola? Neste episódio, a apresentadora Gina Vieira conversa com as professoras Ellen Cintra (DF) e Rosimeira Aparecida de Sousa (SP). ---------- Educação Antirracista no Portal Cenpec 20 anos da Lei 10.639: por mais avanços rumo a uma educação antirracista Por que ainda é tão difícil declarar-se como negra(o) no Brasil? Documentário Coletivo Resistir e Existir (CRE): uma experiência de educação para a diversidade 13 de maio: uma data para discutir a história e debater o racismo Racismo NÃO é piada Compartilhando práticas de educação antirracista na escola Eliane Leite: "A mulher negra, quando ocupa um cargo de liderança, representa toda uma comunidade" CENPEC - O que o aumento de pessoas que se autodeclaram pretas tem a ver com educação E se você conhecesse o perfil socioeconômico das suas turmas? ---------- Referências mencionadas ao longo do bate-papo: Mestre Antonio Bispo dos Santos, citado por Ellen Cintra:https://ea.fflch.usp.br/autor/antonio-bispo-dos-santos Escola Municipal Eugenia Anna dos Santos (Salvador/BA): experiência de educação decolonialhttps://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/uma-experiencia-decolonial-da-escola-municipal-eugenia-anna-dos-santos-narrativas-e-saberes-do-candomble-na-construcao-da-consciencia-historica Escola Maria Filipa - escola afro-brasileira idealizada pela educadora Bárbara Carine e situada em Salvador (BA):Instagram (@escolamariafelipa)

    38 min

À propos

Este é o programa Educação na ponta da língua. Aqui, a gente debate os principais assuntos da educação brasileira com educadoras(es) e especialistas engajadas(os) com o dia a dia da escola pública. Além de refletir e informar, também trazemos experiências inspiradoras que comprovam o potencial transformador das salas de aula pelo país. A iniciativa é uma produção do Cenpec, em parceria com o Programa Escrevendo o Futuro.

Pour écouter des épisodes au contenu explicite, connectez‑vous.

Recevez les dernières actualités sur cette émission

Connectez‑vous ou inscrivez‑vous pour suivre des émissions, enregistrer des épisodes et recevoir les dernières actualités.

Choisissez un pays ou une région

Afrique, Moyen‑Orient et Inde

Asie‑Pacifique

Europe

Amérique latine et Caraïbes

États‑Unis et Canada