Neste podcast, estive à conversa com Edite Amorim, uma profissional dedicada ao storytelling e à criatividade, numa discussão recheada de reflexões profundas sobre a vida, o trabalho e a busca por autenticidade. Começámos por abordar a importância da escuta e da capacidade de parar e avaliar o progresso, algo comparado à necessidade de consultar um mapa durante uma viagem. A Edite destacou a importância de criar espaço para mudanças e possibilidades, mencionando a sua missão de ampliar mentalidades e provocar inquietação nas pessoas para que estas busquem mais questionamentos e reflexões.
A Edite partilhou as suas experiências como professora, realçando a dificuldade que alguns alunos têm em acompanhar a sua abordagem baseada em perguntas e reflexões. Conversámos sobre a diferença entre a vida em comunidade no passado e a exposição nas redes sociais atualmente. A Edite reforçou a importância de contar histórias autênticas e inspiradoras, rejeitando as estratégias de marketing tradicionais, defendendo uma expressão genuína e espontânea.
A nossa convidada também revelou os desafios pessoais e sublinhou a importância de reconhecer a necessidade de ajuda e a busca por criar empatia em torno das pessoas que aparentam alta performance mas que enfrentam desafios internos.
Discutimos ainda sobre a integridade e a coerência tanto a nível pessoal como profissional. A Edite partilhou um momento de dificuldades financeiras e uma decisão crucial de priorizar o seu bem-estar sobre a estabilidade económica, mesmo que isso significasse literalmente lavar pratos.
A dificuldade de conciliar a maternidade com a carreira também foi um tópico, evidenciando a necessidade de tempo para o "nada" e para atividades que revigorem a alma.
A nossa conversa encerrou com a Edite a agradecer a oportunidade de partilhar a sua missão e os seus valores, destacando a importância de ser autêntica e confiar nos outros, mesmo durante os períodos mais desafiantes.
Sobre a Edite
Licenciou-se em Psicologia num período pré-Bolonha que a levou a fazer o Master em Barcelona uns anos mais tarde.
Trabalha como facilitadora grupal nas áreas da Psicologia Positiva Aplicada e da Criatividade e trás da sua formação paralela em Trabalho Corporal Expressivo as técnicas e ferramentas com que aborda as pessoas.
É mãe de dois novos Seres, gosta de aveia, fala 4 línguas, viveu em 4 países, gosta de viajar sozinha e tem mau feitio quando está com fome ou sono.
Já deu formação com sotaque brasileiro a tentar emitar a Regina Duarte;
já chorou uma bela hora várias vezes antes de entrar numa sala de formação; deu à luz de um Filho na sala da sua casa e já serviu à mesa numa língua em que não distinguia panela de sertã.
Lê bastante, emociona-se com a Poesia de existir, é mais vezes mesquinha do que gostaria e gosta de admirar a rotina do vizinho da frente há vários anos antes de ir dormir.
Onde se pode encontrar a Edite?
No LinkedIn se a motivação for seguir-lhe a pista profissional ou pedir-lhe para participar num projeto: Edite Amorim
No Instagram se a motivação for conhecer um pouco mais do “behind the scenes através das stories ou enviar-lhe um reel ou uma música que não devia perder: edite_amorim_thinkingbig
No Buuh, café na Praça da República na Invicta se a quiserem surpreender a trabalhar com computador ou post-it’s à frente e oferecer-lhe um pingo ou uma salada de salmão (factos que facilmente a convencerão a convidar-vos a sentar à mesa) para conversa.
Information
- Show
- PublishedAugust 7, 2024 at 11:00 PM UTC
- Length1h 27m
- RatingClean