Azul

Azul

A crise climática é o tema mais urgente da nossa geração. No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.

  1. “A acção climática não pode ficar confinada na COP”

    قبل يوم واحد

    “A acção climática não pode ficar confinada na COP”

    A Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), que decorre em Bacu, no Azerbaijão, até ao final desta semana, parece ter apenas um assunto: financiamento. Como é que vamos pagar a transição de que os países precisam levar a cabo para conseguir manter as emissões sob controlo e e adaptar os territórios a um clima cada vez mais imprevisível? Para nos situar no labirinto do financiamento da COP29, ouvimos João Pinto, director da Católica Porto Business School (CPBS). Professor de Finanças, é também consultor do Banco Europeu de Investimento e do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento nas áreas de inovação financeira, avaliação de projetos de investimento e finanças sustentáveis. Na conversa, João Pinto explica o que ficou por tratar na cimeira do clima do ano passado - a COP28, que teve lugar no Dubai - e o exercício complexo deste ano, em que os países negoceiam o chamado Novo Objectivo Colectivo Quantificado (NCQG, na sigla em inglês). Além disso, é preciso pensar que não apenas os valores que estão actualmente em cima da mesa estão aquém das necessidades reais dos países - “fico preocupado porque estamos a falar apenas de uma parte do tema da sustentabilidade”, afirma, recordando que a acumulação de gases com efeito de estufa na atmosfera é apenas um dos vários limites planetários que é preciso abordar. Com a COP29 a coincidir este ano com uma reunião do G20, o grupo das maiores economias mundiais, o director da CPBS assinala que “a acção climática não pode ficar confinada nas reuniões da ONU”. Caso não seja trazida para outros fóruns, “a acção climática corre o risco de ficar isolada das políticas económicas reais”. Por fim, questionado sobre como a acção climática pode ser um motor do crescimento económico (como preconiza o relatório elaborado por Mario Draghi), o investigador sublinha a importância de continuar a investir na literacia de sustentabilidade no seio das empresas. No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade. Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts. Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    ١٧ من الدقائق
  2. Financiamento climático, uma missão impossível?

    ١٤ ذو الحجة

    Financiamento climático, uma missão impossível?

    A palavra-chave das negociações climáticas este ano é financiamento. O plano é que na COP29, em Novembro, em Bacu (Azerbaijão), se chegue ao esperado acordo sobre o Novo Objectivo Colectivo Quantificado para financiar a acção climática. Mas a reunião dos órgãos subsidiários da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que acontece todos os anos em Bona (Alemanha), deixou várias questões por resolver. Depois da grande promessa da COP28, no Dubai, onde os países concordaram em começar a abandonar os combustíveis fósseis, é altura de pôr em cima da mesa os meios necessários para essa ambição. Mas não houve em Bona sinais positivos para as negociações em Bacu chegarem a bom porto. Para perceber porque é que as negociações climáticas parecem andar a passo de caracol, neste episódio do podcast Azul, converso com Joana Vieira da Silva, perita em relações internacionais e alterações climáticas, que actuou por vários anos como chefe de delegação de Portugal nas reuniões da convenção do clima. No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade. Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts. Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    ٢٥ من الدقائق
  3. Nota para o novo governo: o oceano é o maior aliado contra as alterações climáticas

    ١٨ رمضان

    Nota para o novo governo: o oceano é o maior aliado contra as alterações climáticas

    No dia em que são conhecidos os novos rostos do Governo, o Azul ouviu Ana Matias, coordenadora para a área do Clima da organização não-governamental Sciaena – Associação de Ciências Marinhas e Cooperação, para conhecer mais sobre quais devem ser as prioridades em matéria de ambiente e conservação da natureza. “A crise climática não está à porta, já está dentro das nossas casas”, recorda a ambientalista, notando que a conservação dos oceanos está intimamente ligada ao combate às alterações climáticas. Entre as prioridades, estão a aprovação da lei que cria a Rede Nacional de Áreas Marinhas Protegidas. A Sciaena defende que seja adoptada uma moratória nacional à mineração em mar profundo, uma “actividade industrial emergente (...) que não tem lugar num país como Portugal, que depende tanto do bom estado deste ecossistema”. Uma medida relativamente fácil de implementar seria ainda a ratificação do Tratado do Alto Mar, aprovado no ano passado, do qual Portugal poderá ser o primeiro país na União Europeia a fazê-lo. As ONG de Ambiente vêm há muito tempo alertar para a importância de um reforço da dotação do IPMA e de outros centros de investigação com recursos humanos e financeiros, para “garantir a base de conhecimento e de informação que é necessária à gestão pública dos recursos marinhos”. Entre os apelos das ONG está ainda a implementação de uma estratégia de transição para uma pesca de baixo impacto, apostando-se também na monitorização e no controlo da pesca e actividades marítimas. A conversa navega ainda pelo cruzamento do ambiente com a economia, os equilíbrios necessários para a transição energética e ainda as prioridades do movimento pela justiça climática em Portugal, que se reúne num encontro entre 5 e 7 de Abril. O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresenta nesta quinta-feira ao Presidente da República os nomes dos ministros do Governo AD, coligação PSD-CDS que venceu as eleições legislativas de 10 de Março. No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade. Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts. Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    ٢١ من الدقائق
  4. O que precisam os partidos fazer contra a crise climática?

    ٢٧ شعبان

    O que precisam os partidos fazer contra a crise climática?

    Onde está a crise climática nos programas dos partidos? Temos propostas adequadas para a urgência da acção que o próximo governo precisa de continuar, na sequência do que foi prometido, por exemplo, na COP28, no Dubai, ou na própria lei portuguesa e europeia? Neste episódio do podcast Azul, falamos com Mariana Gomes, estudante de direito e presidente da associação Último Recurso. Com o apoio das organizações Quercus e Sciaena, a associação está neste momento a processar o Estado português por falhar na aplicação da Lei de Bases do Clima. Com eleições antecipadas à porta, a Último Recurso lançou um “Programa Eleitoral Pelo Clima”. É um documento com 10 propostas para Portugal atingir a meta de redução de 55% das emissões em 2030, por comparação aos níveis de 1990 - precisamente o que está inscrito na Lei de Bases do Clima. Será que estas medidas estão entre as prioridades dos partidos nos seus programas? No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade. Siga o podcast Azul no Spotify, Apple Podcasts, SoundCloud ou outras aplicações para podcasts. Conheça os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tem uma ideia ou sugestão? Envie um e-mail para podcasts@publico.pt. See omnystudio.com/listener for privacy information.

    ١٦ من الدقائق

حول

A crise climática é o tema mais urgente da nossa geração. No podcast Azul, falamos de assuntos complexos de forma simples, do clima à biodiversidade, da atmosfera aos oceanos, dos glaciares à poluição, da energia à sustentabilidade.

المزيد من Podcasts PÚBLICO

قد يعجبك أيضًا

للاستماع إلى حلقات ذات محتوى فاضح، قم بتسجيل الدخول.

اطلع على آخر مستجدات هذا البرنامج

قم بتسجيل الدخول أو التسجيل لمتابعة البرامج وحفظ الحلقات والحصول على آخر التحديثات.

تحديد بلد أو منطقة

أفريقيا والشرق الأوسط، والهند

آسيا والمحيط الهادئ

أوروبا

أمريكا اللاتينية والكاريبي

الولايات المتحدة وكندا